sexta-feira, 11 de abril de 2014

Libertadores 2014: Flamengo 2 x 3 León


A página pra escrever o post no blog foi aberta diversas vezes desde quarta-feira à noite. Finalmente hoje saiu alguma coisa sobre a eliminação do Flamengo na Libertadores:

Erros individuais, dez gols sofridos, falta de substituto para o Elias, aposta em Muralha, Recife e Feijão como opções na posição, contusões, jogadores importantes do ano passado que não rendem mais e algumas opções do Jayme que não se justificam.

Antes do primeiro jogo da Libertadores escrevi aqui:

Vejo um time ainda criança para enfrentar uma pressão, bola na área, o inferno todo peculiar desses jogos.
O Flamengo terá que conquistar ao longo da competição essas características, exatamente como foi durante a Copa do Brasil. Um time desacreditado e sem força, mas que virou praticamente imbatível durante o mata-mata.
Vamos ver qual será o espírito do time na estreia. Se será um time de pegada, de raça, de muita marcação e velocidade no ataque, ou que aceita ser dominado como foi contra o Fluminense.

Não via um Flamengo com um elenco fraco, mas ainda era um time em formação. Jayme nunca conseguiu armar seu time ideal - pelos jogadores que não rendiam, pelas opções que tinha, foi rodando o banco. O que salvava o Flamengo era a força do seu elenco e dos vários jogadores que decidiam os jogos.

Mas tinha uma equipe suficiente para passar da fase de grupos e tentar envergar o varal com a força de sua camisa e a possibilidade de contar com o Márcio Araújo e especialmente o Luiz Antônio. Como foi na Copa do Brasil: o time ganhava confiança a cada fase e chegou praticamente imbatível na reta final da competição.

Não deu. Pode marcar aí no seu bingo da eliminação: os erros individuais, a montagem do elenco de Pelaipe e Wallim e os graves erros do Jayme.

Destaco alguns:

Cáceres fez muita falta. Ele sozinho foi responsável por 19% de todos os desarmes da equipe no campeonato: 23 no total em apenas três jogos. Sem o paraguaio e não confiando nos seus volantes, (Recife e Feijão apenas viajaram nessa Libertadores), Jayme poderia ter improvisado um experiente Chicão mais adiantado. Já escreve isso aqui.

A demora na substituição do André Santos na partida contra o Bolívar no morro, mesmo vendo ele demorando quase dois minutos para voltar do ataque para a defesa, foi dura de compreender. Escrevi aqui. Demorou demais a colocar o Éverton na esquerda e entrar com o Alecsandro. Quando o fez, quase empatou  a partida, porém era tarde demais.

Contra o Emelec fora de casa Jayme não contou com seus três laterais. E foi um dos jogos mais seguros da equipe. Jogando de forma solidária e consciente das fraquezas da equipe, Wellinton foi escalado na direita e, enquanto teve perna foi bem, e na direita um batalhão de assessores para proteger o João Paulo.

O discurso era de que o time havia aprendido a jogar a Libertadores. Foi um Flamengo totalmente vibrante com espírito diferente. Escrevi aqui.

Pois é. O que vimos na quarta-feira foi um baile tático contra um Jayme que errou em escalar Léo Moura, André Santos e Elano juntos, sem Lucas Mugni no banco e nenhum outro meia. Foi incrível a forma do León jogar: praticamente não errava passes, pegava todos os rebotes e com inúmeras tabelinhas desmoronava a defesa Rubro Negra. Era Samir, Wallace e Amaral contra o ataque mexicano. A diferença tática foi gritante!

O começo do jogo já deu ideia de que era um estranho Flamengo, que se quer exerceu a tradicional pressão inicial do time que joga em casa e precisava vencer. O restante do jogo foi um time apático, que não respondia aos apelos da torcida de que ainda dava para vencer.

Não, ainda não aprenderam como se joga uma Libertadores. Nem os jogadores, nem o treinador e nem os diretores Rubro Negros.

Aliás, o curioso: a Gávea já viveu crises graves em tempos de Libertadores. Em 2012 presenciou tempos tenebrosos de salários atrasados e foi eliminado na primeira fase, veja aqui. Neste ano resolveram até pagar antecipado e criaram um clima bom de trabalho, mesmo assim não conseguiram fazer o time jogar decentemente essa competição.

7 comentários:

Anônimo disse...

Temos uma realidade no futebol brasileiro, preferência por volantes marcadores e limitados e jogadores de meio que jogam pelo lado com velocidade, mas sem inteligência. Os técnicos seguem este script salvo algumas exceções:
Jogadores de meio veteranos que o técnico não tem coragem de barrar(Elano, Alex, entre outros) jogadores que vem para o Brasil se recuperar como o Carlos Eduardo e que tem suas possibilidades superestimadas.
Enquanto isso na américa latina o modelo é posse de bola, toque de bola. Todos estão usando isso. Todos os times do grupo tiveram mais posse de bola que o Flamengo.
Na quarta o nosso "Treinador brasileiro" só tinha jogador de velocidade e lado no banco, jogador para tocar bola(Mugni e Carlos Eduardo) fora do banco.
Pior que isso foi ver os jogadores se estourando em jogos inuteis no estadual. André Santos se contundiu num jogo quarta feira de cinzas contra o Bonsucesso. Léo Moura no jogo com o Botafogo depois de ter jogado em excesso. Em suma a libertadores não foi priorizada.
A lição não foi aprendida domingo vamos sofrer com 3 volantes no time e ninguém para armar o jogo.
Quem sabe um técnico de fora para tentar mudar a pobreza tática que foi um dos fatores da nossa desclassificação.
A falha da diretoria não foi a montagem do elenco e sim foi não exigir da comissão técnica priorização da libertadores.
E os jogadores falharam individualmente talvez exatamente acreditando que a competição não era importante que o importante era o carioca e manter a hegemônia de títulos, por isso expulsões, escorregões e outra falhas lamentáveis numa competição que não permite isso.

Anônimo disse...

O primeiro erro foi só focar em elias , sem ter plano B ou C .Segundo o muralha era banco na portuguesa e chega e promovido a titular sem ter condições . Terceiro nunca vi um preparação física tão ridícula , os jogadores tudo se machucando no mesmo local , tem um profissional de verdade .Quatro o vice de futebol deveria ser o zico ,que realmente entende de futebol , o wallim outra área de planejamento . Cinco o jaime tá perdido no comando do time , cader o pelaipe só sabe erra na montagem do elenco .Seis o trabalho do flamengo e a longo , por que não traz só jogadores com uma determinada idade , de 22 a 28 com potencial e contato longo e acertar quando contratar . A diretoria está fazendo um trabalho excelente , só falta começar acertar no futebol . OBS: Essa oposição do flamengo ela mais atrapalha do que ajuda ,ela quase afundou o flamengo agora que se fazer bom !!!

Anônimo disse...

e nunca vi um time ridículo parecia time de pelada lateral esquerdo que não faz funsão de lateral. um time que joga em casa e não conseque se impor um treinador perdido pra min o Jaime já era, eu pensaria no Tite ele sempre teve vontade de trabalhar no rio. quando o corinthias caiu na pré libertadores ele fez um trabalho exelente no ano seguinte ele ganhou quase tudo que disputou

Anônimo disse...

Não adianta reclamar. O problema foi não saber jogar à competição. No mínimo tem que garantir 9 pontos em casa, e isso o time não fez. O que mais impressiona é a dificuldade de entender a tática do time. Alguém sabe me dizer, qual seria o padrão tático do time. Aqui a mentalidade é muito estranha. Vejo todos os campeonatos possíveis, e o que mais reparo é que os times não mudam as escalacoes constantemente. O Barcelona foi no bernabeu jogar com a mesma escalacao em que jogou no nou camp. Qual a diferença??? É difícil jogar com um ou xois padrões táticos definidos.? Agora vai vir o carioquinha e se vencer ja iremos cair no esquecimento da eliminação. Afff estou cansado de carioquinha. ...

Anônimo disse...

concordo se ganhar o carioca ai vão começar a falar que ta tudo certo eu acho estaduais uma merda so esconde os defeitos do time. e no brasileiro ai meu deus vamos passar aperto

Anônimo disse...

Ridiculo...Tenho 29 anos e ja faz tempo que sofro com o flamengo...O time nao muda essa postura..Campeonato carioca nao tem mais graça...Ta na hora de ganhar 1 Titulo de Expressão...Enquanto isso nao acontece,o que me basta e lembrar da decada gloriosa de 80...Oh Saudades....

Anônimo disse...

concordo acho que nunca mais vamos ter aquelas glorias de 80. ta na hora de fazer planejamento e pensar ganhar titulos brasileiro e libertadores e ter um treinador