segunda-feira, 14 de abril de 2014

Votação decisiva para o futuro dos esportes olímpicos do Flamengo hoje no Deliberativo


Antes do post sobre o título estadual mais do que merecido do Flamengo na tarde de ontem no Maracanã: hoje é o dia de votação no Conselho Deliberativo às 19:30h para adaptar o estatuto à Lei Pelé.

No sábado, na Gávea, diversos atletas olímpicos percorreram o clube manifestando a necessidade de adequação do estatuto - que é de 1992, à legislação atual. É questão de sobrevivência.

Manter os esportes olímpicos não é tarefa fácil, torná-lo autossustentável então, missão árdua. Investimento privado é cada vez mais difícil pela pouca visibilidade e retorno e dividir a grana com as Confederações é impossível, restam então aos verdadeiros clubes formadores de atletas a busca por recursos públicos.

É nessa direção que o Flamengo caminha quando conseguiu as tão sonhadas Certidões Negativas na base de muito sacrifício, para ter acesso e apresentar projetos via IR e ICMS, além de participação nos convênios federais e entrar na partilha da grana da Confederação Brasileira de Clubes, os 0,5% de toda loteria esportiva. São mais de R$ 130 milhões parados na conta prontos para serem repartidos aos clubes que apresentarem todas as exigências previstas.

Mas para isso precisa hoje votar a favor da adequação do estatuto à Lei Pelé, para incluir questões básicas que qualquer gestão profissional precisa: limitação do mandado do dirigente (quatro anos), permitida uma recondução, exigência de total transparência, participação de atletas nos diversos órgãos internos, obrigatoriedade de autonomia do Conselho Fiscal e veto ao nepotismo.


CLÁUSULA DE CONFIDENCIALIDADE

Um dos pontos que ainda gera dúvida é a cláusula de confidencialidade, que está na Lei Pelé. É justamente para garantir que os sócios dos clubes tenham posse de contrato, quer dizer: amplia para todos os sócios além dos conselheiros acesso irrestrito aos documentos e informações relativos à prestação de contas, salvo aqueles com cláusulas de confidencialidade, os quais serão passados pelo Conselho Fiscal.

Já os conselheiros do clube não muda nada, pois continuam tendo acesso a todo tipo de contrato e documento, independente ou não ter conter cláusula de confidencialidade.

Os amantes dos esportes olímpicos e de toda tradição Rubro Negra no remo, basquete, natação, ginástica, pólo-aquático, judô, futsal não podem perder essa chance por disputa política, por mesquinhez.

Pela alteração do estatuto do Flamengo à Lei Pelé!

2 comentários:

Unknown disse...

André, por favor, poste algo assim que tiver alguma novidade lá da Gávea!

Adriano disse...

http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/18786/estatuto-adaptado-e-esportes-olmpicos-garantidos




Conseguimos!