sexta-feira, 31 de julho de 2015

Rafael Luz é anunciado pelo Flamengo


Após repatriar o pivô JP Batista depois de dez anos na Europa, o Flamengo traz mais um reforço do velho continente: foi anunciado neste momento a contratação do armador Rafael Luz, há oito anos jogando na Europa.

35 comentários:

Matheus P. disse...

Grande reforço, vai ajudar muito o time! Claro q o Nico vai deixar saudades, mas o entrosamento do Rafa com o Benite e a qualidade dos nossos alas, me deixa muito esperançoso! Agora sobra ainda 2 vagas pra estrangeiros, vamos ver se o Hermann fica pra compor uma dessas vagas, mas o elenco vem se desenhando muito bem pelas oportunidades do mercado, tenho certeza que mais uma vez vamos disputar tudo essa temporada novamente! SRN

Ruy Moura disse...

Com essa contratação, o Flamengo tem o quinteto Rafael Luz, Vitor Benite, Marquinhos, Olivinha e JP Batista convocado para a Copa América. Time forte! Falta definir a permanência do Hermann ou seu substituto e a situação do Humberto.

Ruy Moura disse...

Contratem o Marcus Toledo!

Maycon Dias disse...

Marcus Toledo jogou nada no pan, jogador pesado, se não me engano tem uns 30 anos, não investiria nele

Barreto disse...

Marcus Toledo é muito ruim. Eu confio no Alexandre Póvoa e Marcelo Vido.

Anônimo disse...

André,

Desculpe por mudar completamente o assunto, mas tem algo que vem me tirando o sono: se essa divisão entre o Bap e cia x EBM der a vitória nas eleições ao Cacau Cotta e a velha trupe da Patrícia Amorim, não vou perdoa-los jamais! Depois de tudo que passamos e toda a esperança que voltamos a ter em um futuro vencedor (todos sabemos que o Flamengo não tem um time de ponta há quase vinte anos; 2009 não conta porque durou muito pouco, o time se desmanchou muito rápido) chega a ser revoltante imaginar o Flamengo voltando aos tempos de amadorismo.

É muito injusto que o torcedor passe por isso. Está na hora de eles provarem que o flamengo está mesmo acima de tudo. O mínimo que se espera é um pacto de união em torno do candidato que estiver mais próximo da vitória. Posso estar sendo ingênuo em acreditar que algo possa mudar, mas devemos começar uma pressão pela internet e pelas redes sociais nesse sentido já!

E o SOFLA precisa colocar esse tema em debate. Tudo pelo flamengo, nada do flamengo, não é isso?!?!

Só pra deixar claro: não estou culpando a turma do bap pelo racha. Estou culpando os dois lados. Se pudesse votar, votaria no Wallim (mas sou apenas sócio torcedor), mas tenho muita admiração pelo EBM ficaria tranquilo se ele vencesse. O problema é o Cacau Cotta.

SRN. Anderson

Lucas Dantas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus P. disse...

Duas definições Nico vai se aventurar no basquete lituano, esperando que na proxima temporada mude para uma liga maior e Hermann volta pro seu país para jogar no novo time do San Lorenzo, então fica duas vagas para fechar o elenco, um jogador pra reserva do benite, se o marcelinho for atuar como ala ou um reserva pro marquinhos se o marcelinho vier de posição dois e um ala-pivô pra suprir a saída do Hermann, quem vcs gostariam de ver no mengão? SRN

Lucas Dantas disse...

Acho que o Herrmann já acertou a sua volta para a Argentina. Quanto ao Humberto, espero que realmente resolva o imbróglio com Pinheiros e venha para o Fla.

Fica faltando um bom ala pivô para revezar com o Olivinha, um nome ideal seria Guilherme Giovannoni, mas ele renovou o BSB.

Vamos aguardar, confio demais na dupla Póvoa/Vido.

Abs e SRN

Ruy Moura disse...

Faltam dois nomes para completar o time: um ala (alguém sabe se ainda pode ser o Humberto? Ele vem jogando pelo Pinheiros na LDB?) e um ala pivô (o Hermann já se foi, o Giovanoni não vem e o Toledo não agradou aos comentaristas deste blog). Seria bom um jovem promissor ou um estrangeiro para não baixar o rendimento do Jerome, que estava entrosado com o Nico. O problema da escolha para estrangeiro e a alta do dólar. Lembro me do dominicano Guzmán ex Mavort e que deu trabalho na Liga das Américas.

Barreto disse...

Humberto ainda não jogou e nem ficou no banco na LDB.

Ruy Moura disse...

Barreto. Pode ser indício de que Humberto esteja tentando liberação rumo ao Flabasquete. Quanto ao estrangeiro tomara que não seja outro medalhista argentino bichado, como vieram Kammerichs e Herrmann. Eleitos MVP por lá mas que pouco fizeram em um ano por aqui e preferiram voltar ao final do contrato. Só Nico deu certo.

Ruy Moura disse...

Barreto. Pode ser indício de que Humberto esteja tentando liberação rumo ao Flabasquete. Quanto ao estrangeiro tomara que não seja outro medalhista argentino bichado, como vieram Kammerichs e Herrmann. Eleitos MVP por lá mas que pouco fizeram em um ano por aqui e preferiram voltar ao final do contrato. Só Nico deu certo.

Anônimo disse...

Excelente contratação a do Rafael. Concordo com o que as pessoas têm dito, perdemos aparentemente um pouco em infiltração (e consequentemente em lances livres), mas ganhamos em defesa e energia. Rafael é um armador jovem e com muito potencial, deve evoluir mais ainda.
Acredito que Rafael será mais agressivo e infiltrará mais com os minutos adicionais, com o papel maior que terá por aqui e com a mão do Neto.
Lembrem que Nico não era um pontuador quando chegou, todos na argentina o conheciam pelo papel de armador clássico, que distribuía mais o jogo. Nico era visto como um reserva de Campazzo, esse sim infiltrava e pontuava muito. Depois de dois anos no Flamengo, Nico evoluiu muito seu jogo. Acredito que acontecerá o mesmo com Rafael Luz.

Quando ao Kammerichs e ao Herrmann, discordo do Ruy. Eles eram jogadores em fim de carreira, não bichados. Kammerichs veio de uma temporada como MVP na Argentina, jogou no mengão, e depois foi novamente MVP na liga das américas, eu acho, encerrando a carreira. Não foi um monstro, mas aqui jogou bem, não foi escolhido para a seleção do campeonato por motivos desconhecidos, porque em sua posição só foi pouco inferior ao Giovanonni.
Herrmann chegou como MVP na Argentina, com status de contratação bombástica. Fez algumas partidas excelentes, mas não tinha o mesmo vigor na defesa, devido aos 35 anos e ao bom tempo que ficou parado, sem jogar basquete. Esperávamos mais, mas não temos como negar que ele foi profissional todo o tempo, só ajudou ao time, e com o curriculo dele nunca atrapalhou.
Muitas outras figuras com o curriculo muito inferior causaram problemas quando ficaram no banco. Lembro quando o Fla contratou o Lamonte, e o Chupeta o deixou na reserva do Duda. Foi besteira do Chupeta, claro, mas o Lamonte não aguentou um mês e pediu para sair. No Brasília, o Danilo Pinnock ficou na reserva do Arthur e em pouco tempo pediu para sair. O Herrmann só ficou na reserva do Flamengo porque o time era muito bom, e com as deficiências de Marquinhos, Nico e Meyinsse na defesa, o time precisava de alguém com mais energia na marcação. Em muitos outros times seria titular. Tenho certeza de que na argentina, com a deficiência que eles tem de caras altos e fortes, ele será novamente MVP ou perto disso.
Sorte a ele e ao Nico, jogaram bem e contribuíram com nossos títulos. Bem vindos Rafa Luz e JP, tenho certeza de que o Flamengo será inesquecível na cerreira de vocês e vocês nos darão muitas alegrias.

Anônimo disse...

Esqueci de assinar o comentário de cima. Paulo Jr.

Quanto ao ala pivô, acredito que teria de ser um bom chutador de 3, para ajudar a espaçar a quadra. Perdemos o Herrmann, que fazia muito bem essa função, e ao mesmo tempo sabia jogar perto da cesta. Neto gosta de jogar com um ala pivô que seja capaz de abrir, para dar espaço para as infiltrações de Benite, Marquinhos (e antes, do Nico), e seja opção para o chute de três de canto (o tal do corner three). Se me lembro bem, ele colocava o Zanotti ali, o Washam ali, e depois o Herrmann e às vezes o Olivinha ali também, e decidimos alguns jogos assim.
Acredito que seja esse o perfil buscado, até porque com a contratação do JP e do Rafa Luz resolvemos parte dos nossos problemas com defesa de perímetro, defesa interior e rebote.
Não tenho pistas sobre o nome a ser buscado, mas fico feliz de saber que a diretoria tem procurado os nomes certos. As contratações do Rafa Luz e do JP são ótimos sinais, e o Fla também sondou o Faverani, outro nome importante, mas que assinou fora, por muito dinheiro. Trazer brasileiros top, como eles, facilita a adaptação e nos deixa menos dependentes da variação cambial. Trazer estrangeiros envolve sempre risco, pois nunca se sabe como será a adaptação, e se o jogo deles se adaptará bem ao restante da equipe.
É muito mais fácil peneirar gringos para times menores, como faz a liga sorocabana. Todos sempre se lembram de Holloway e Dawkins, mas quantos gringos eles trouxeram que não fizeram nenhum efeito? Um gringo fominha num time pequeno vira destaque, produz ótimos números, mas num time mais solidário e ajeitado, brigando por título como o flamengo, é preciso ter todo o cuidado.
Muita curiosidade sobre essa nova aposta. Até agora temos de tudo para acertar.
Paulo Jr.

Ruy Moura disse...

Excelentes comentários, Paulo Júnior! "Bichados" com sentido de "fim de carreira". Não produziram tudo o que precisávamos deles, mesmo sabendo que foram bons profissionais vestindo a camisa do Mengão, o que reconheço, porém, não valeram o custo-benefício, ao meu ver.

Lucas disse...

Um bom ala pivô q gostaria de ver no Flamengo é o portorriquenho Ricky Sanchez, mas parece q ele fechou com um time espanhol. Um cara alto, 2,11m, com um ótimo jogo de fora

Ninho da Nação disse...

Galera. Esses três anos de brasileiro, Liga das Américas e Mundial fizeram do foi e vitrine na Europa. Perdemos Laprovittola e Felício e devemos perder o Benite pro Murcia.

Daqui a pouco o clube divulgar uma nota sobre.

João Duarte disse...

Benite Nããããããããõ =[[[[[[[[[[[[[[

Barreto disse...

Benite já se despediu e na nota do Póvoa está dito que ele pagou a multa recisória. Estou curioso para saber quanto foi esta multa. Agora ficou complicado porque além desta a saío´da do Benite, já está certo que o Humberto não vem mais para esta temporada.

Jose Carlos disse...

Benite está indo para o UCAM Murcia da Espanha.
Agora é fato que o Flamengo vai ter que ir atrás de 2 estrangeiros, pois não há ala disponível no mercado nacional à altura do Benite (o único é o Alex, mas tem contrato com o Bauru e nunca demonstrou interesse de atuar aqui).

Barreto disse...

José Carlos

Na minha opinião a realidade ainda é mais dura. Nem mesmo o Alex teria condições de manter o nível ténico , a leitura e o entendimento do jogo do Benite. Benite é muito mais jogador mesmo aos 25 anos. Não é possível acompanhar tudo que está acontecendo na América Latina , mas, pelo que eu tenho acesso, haveria um jogador que técnicamente teria condições de substituir o Benite na América Latina, e chama-se Paolo Quinteros, mas por outro tem 36 anos e um historico recente de muitas lesões.

Ruy Moura disse...

Que brincadeira é esta de perder o Benite de contrato renovado! Assim fica difícil!

Antônio Neto disse...

Eu confesso que estou preocupadíssimo com a formação desse elenco, a perda do Benite enfraquece demais o time. Vamos torcer agora para que a diretoria consiga se virar bem.

Antônio Neto disse...

Um jogador que eu tentaria é o Richotti, mas esse tem bastante mercado na ACB ainda.

Lucas disse...

Tem alguns poucos rumores no twitter de alguns dias atrás de q o Flamengo estaria atrás do Paolo Quinteros. Concordo q seria uma boa reposição, mas sempre tem o problema da adaptação e a questão, no caso dele, da idade. Além disso ele é um jogador q sempre espera até o último momento pra acertar seu contrato, nos últimos anos a renovação com o Regatas. E o Flamengo não pode se dar ao luxo de ficar esperando se, de fato, estiver tentando.

Antônio Neto disse...

Apostar no Paolo quinteros seria um equívoco na minha opinião, pois fisicamente ele não tem nível mais para jogar em alto nível e ainda mais suas características pouco encaixam como estilo de jogo, o José Neto teria que mudar totalmente o estilo de jogo.

Barreto disse...

Antonio Neto

Talvez seja um equívoco pela idade, mas não pela suas características. É um jogado típico da posição 2 como Benite. O Flamengo não teria que mudar o estilo de jogo, mas somente esperar a adaptação.

Alguém sabe o valor da multa ?

Antônio Neto disse...

Barreto, ele é um shooter como o Benite, mas não tem a mesma mobilidade e capacidade defensiva que tem o brasileiro, com isso a transição de jogo do Flamengo certamente seria muito mais lenta.

O ideal na minha opinião seria contratar um jogador de perfil mais atlético e que tenha pelo menos um bom chute de longa a distância (não precisa ser um "chutador" exímio tipo o Benite).

Barreto disse...

Antonio Neto

Paolo Quinteros não tem mais a mesma mobilidade e a capaciade física comparadas ao Benite devido a idade, mas já teve estas características. Com 25 anos jogava mais do que o Benite. Não acho que seja uma boa contaratação sómente pela idade.

Anônimo disse...

Pessoal, Quinteros é um bom jogador, já foi grande, mas eu nunca tentaria ele agora. Salário de estrela, idade sobrando e faltando pernas, sem contar que não defende nada. Acho que seria redundante, considerando que temos Marcelinho. Também iria atrás de alguem atletico, se pudesse. Pena que o Jackson renovou em Limeira. O pior é que Benite era muito bom em muita coisa, defendia bem, era um chutador mto eficiente, conduzia e passava bem... repor com brasileiros impossível, pois na posição com nível comparável, só Alex e Leandrinho. Vamos ter que achar um estrangeiro mesmo...Paulo Jr

Barreto disse...

O Leandrinho com certeza substituira o Benite com vantagem inclusive pela experiência. Mas nem o Alex e enm o peladeiro do David Jackson seriam capazes de manter o nível do Benite. O Jackson é recorrente em tomar decisões erradas em jogos finais. Foi assim no Flamengo nos playoffs contra o São José e agora pelo Limeira. Jogador previsível, com apenas uma valêcia, e com baixa leitura e entendimento do jogo. Mesmo que estivessem disponíveis não recomendaria a contratção nem do Alex e nem do Jackson a não ser que não houvesse outra alternativa. O Flamengo tem sempre que buscar o melhor dentro das suas possibilades. Foi assim que procedeu quando trouxe o Marquinhos e o Benite e depois o Nico e o Jerome. Há solução para tudo isso, mas há necesidae de ter alguem no exterior dando o suporte necessário.Talvez a idéia do José Carlos, externada aqui no blog, de contratar um profissonal para fazer essa terefa de recrutamento de jogador estrangeiro dentro das características que o Fla precisa, seria uma boa idéia.

Matheus P. disse...

Confio na diretoria na pessoa do Póvoa e do Vido, tenho certeza que iremos fazer uma ótima reestruturação, inclusive fortalecendo ainda mais nosso elenco, tendo em vista que quando montamos esse elenco a credibilidade era muito menor do que é hj, a 5 anos atrás não era todo mundo q queria vir pra cá, hj muitos jovens e jogadores já consagrados olham o Flamengo com outros olhos, é uma baita vitrine e um clube vencedor. Só pra fazer um comparativo, mesmo q não seja próximo, mas o Barcelona do Guardiola ganhou tudo e também se reformulou, agora iremos passar por isso também, é preciso ter paciência e confiar no trabalho. Abraço

Danilo Pinheiro disse...

Amigos, muito preocupante essa perda do Benite.

Na América do Sul não vejo nenhum jogador disponível como bom substituto, mas na Dleague e na América do Norte tem muitos jogadores interessantes.

Em Porto rico temos por exemplo os ex-NBA Sam Young, Mickael Pietrus e Mike Harris. Além do André Emmett que estava nas Filipinas.

O que os amigos acham desses nomes?

Barreto disse...

Danilo Pinheiro

Você vem corroborar o que tenho falado aqui há um bom tempo. Na D - Leaque temos muitos bons jogadores e no caso do Benite poderiam substituí-lo até com vantagem. Esses nomes que você sugere são muito bons.
André Emmett, por exewmplo, ganhava 25 mil dólares( hoje cerca de R$87500) na sua última passagem pela D-League. Tudo indica que o flamengo teria que pagar um pouco mais para motivá-lo a jogar aqui. Resta saber como ficaria este salário em relação ao que ganha o Marquinhos. Vinte e cinco mil dolares é basicamente o teto máximo pago na D-League. Não sei quanto ganham Young, Pietrus e Harris. A diretoria tem que arregassar as mangas e trabalhar porque há solução compatível com o que o Fla precisa. No caso do Emmett há rumores de que ele é um jogador de temperamento difícil e costuma criar problemas e não cumprir os seus contratos.