domingo, 2 de agosto de 2015

Brasileirão 2015: Flamengo 2 x 2 Santos


Foram 67% de posse de bola no primeiro tempo e 11 chutes a gol. Com 61 mil presentes, o Flamengo fez sua melhor etapa inicial neste Brasileiro contra o Santos, ontem, no Maracanã e poderia ter ganho por mais do que os 2 x 0.

Seguro na defesa, Paulo Victor nem via a cor da bola. O time ora alternava posse de bola, ora recuava e atraía o adversário pro seu campo. E olha que jogou com dois volantes e ambos avançando. Márcio Araújo fez boa jogada costurando a zaga e Canteros chegava pela meia-direita no vácuo central santista.

O jogo Rubro Negro era todo concentrado pela direita: Émerson caía por este lado e puxava a marcação.Quando o Flamengo descobriu o buraco no meio de campo aproveitou-se e foi mortal.

A jogada do primeiro gol, porém, começou do outro lado, na esquerda, e sobrou para Alan Patrick acertar um belo chute. Com o Santos atordoado, Canteros apareceu livre no meio e deixou Émerson para esperar o goleiro cair e tocar por cima. 2 x 0 nos cinco minutos minutos finais.

A goleada era mais palpável do que qualquer outro resultado. Mas Dorival Júnior mexeu bem. Se no primeiro tempo Lucas Lima era a única opção de velocidade e inteligência no meio de campo santista, Marquinhos Gabriel entrou no lugar de um volante e povoou a região central.

Qualquer leigo já sentia e percebia que o adversário havia voltado melhor pro segundo tempo, menos o Cristóvão, que assistia a tudo passivamente. A resposta poderia ter sido a entrada de Cáceres no lugar de Allan Patrick - que pediu para sair, e adiantado o Canteros. Ou o Luiz Antônio para recompor a marcação no meio de campo. Mas martelaram tanto que é errado jogar com três volantes, como se não importasse mais a posição deste terceiro homem na disposição tática do que sua função de origem.

É verdade que o banco do Flamengo era bem pobre. As opções foram o inútil Gabriel e nos acréscimos o desnecessário Almir.

Apesar disso tudo Éverton teve a chance derradeira de colocar o time novamente na frente, mas não tem nem de longe a frieza do Émerson quando fica na cara do goleiro.

Pelo menos na próxima rodada Jonas e Ederson já são opções.

Ps: Sem querer ser ranzinza, mas Émerson e Guerrero (já está pendurado e os dois amarelos foram por reclamação) precisam parar de tomar amarelo por bobeira. São os dois principais jogadores da equipe e preciso ter consciência disso. Desculpem o mau humor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não adianta nada fazer 2 se lá atrás o pessoal entrega desse jeito.

Ruy Moura disse...

Nas minhas contas o Flamengo perdeu 10 pontos ganhos: Sport timinho sem goleiro; Vasco sem vergonha; Figueirense de virada; ontem o Santos peixe morto. Seria G 4. Haja paciência!

Anônimo disse...

Os 3 cabeças de área adiantaram muito contra o Goiás, muito pelo contrário foi o maior bombardeio.
O Santos finalizou 7 vezes no gol. Apesar do segundo tempo melhor jogando com um volante só(que coisa) os gols foram falhas do nosso goleiro precipitadamente escalado, o primeiro levar o gol a 3 metros do linha no meio da pequena área é brincadeira, o segundo a bola foi no canto que ele estava, ele ainda foi de mão trocada e mole e não conseguiu espalmar. Nenhum time fica 90 minutos sem chute no gol, a não ser os que jogam com 3 cabeças de área.
O protesto da torcida foi por ele ter escalado o Paulo Vitor e ele ter falhado e não ter feitos substituições depois da saída do Alan Patrick.
Enquanto as bolas que foram no gol do flamengo entraram no outro lado o goleiro do santos fez boas defesas e saídas arrojadas do gol e garantiu o resultado.