quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Campeonato Brasileiro com e sem Airton. Ou: volta logo, Airton!

A pergunta que todos fizeram depois do jogo de ontem: quando Airton volta pela amor de Deus? E de fato, desde a estréia do Airton contra o São Paulo ele deu uma maior proteção a zaga Rubro Negra e o Willians pode se aventurar lá na ponta direita e dar o primeiro combate no meio de campo.

O problema hoje do Willians é que ele ainda não entendeu que primeiro volante volante não pode dar toquinho com classe porque se perder a bola é o último homem de proteção. Não dá pra subir tanto ao ataque. Falta pernas pra voltar na cobertura e tem que fazer falta.

Vamos aos números:

Campeonato Brasileiro com e sem Airton

Flamengo sem o Airton:

Flamengo 4 x 0 Avaí
Bahia 3 x 3 Flamengo
Flamengo 1 x 1 Corinthians
Atlético-PR 1 X 1 Flamengo
Flamengo 0 x 0 Botafogo
Flamengo 4 x 1 Atlético-MG
América-MG 2 X 3 Flamengo
Santos 4 x 5 Flamengo
Flamengo 1 x 1 Ceará
Internacional 2 x 2 Flamengo
Flamengo 0 x 0 Vasco
Avaí 3 x 2 Flamengo

Jogos: 12
Gols sofridos: 18
Média de gols sofridos: 1,5 gols por jogo.
Jogos sem tomar gol:3
Média de jogos sem tomar gol:0,2 por jogo
Vitórias:4
Pontos:19
Aproveitamento:52,77%


Flamengo com Airton:

Flamengo 1 x 0 São Paulo
Fluminense 0 x 1 Flamengo
Palmeiras 0 x 0 Flamengo
Cruzeiro 0 x 1 Flamengo
Flamengo 2 x 0 Grêmio
Flamengo 1 x 0 Coritiba
Figueirense 2 x 2 Flamengo
Flamengo 1 x 4 Atlético-GO

Jogos: 8
Gols sofridos:6
Média de gols sofridos: 0,75 gols por jogo.
Jogos sem tomar gol: 6
Média de jogos sem tomar gol: 0,75 por jogo.
Vitórias:5
Pontos:17
Aproveitamento:70,8%

6 comentários:

Caio disse...

Discordo, amigo, acho que não tem nada a ver com Airton não. Lembre que foi com ele que tomamos um vareio do Atlético-GO EM CASA.

O lance é que o time todo DESPENCOU de produção. Vamos a uma análise detalhada:

Leonardo Moura - anda péssimo, horroroso! Não apoia, não defende, não marca, não faz jogada de linha de fundo, esqueceu que é lateral e quer jogar no meio-campo não fazendo nada.

zaga - problema crônico, não preciso ir além.

Willians - caiu VERTIGINOSAMENTE de produção desde que começou com essas babaquices de estilinho de cabelo. Chega atrasado nas jogadas, perde divididas, não marca mais como antes e até sua média de roubo de bola por jogo caiu. Anda perdidinho em campo.

Bottinelli - é o menos que jogar com um a menos. Um perdido em campo. Nem vontade o cara tem.

Thiago Neves - outro que caiu MUITO de produção. Não é nem sombra do jogador do Estadual.

Deivid - só marca se tiver bolinha no pé ou na cabeça (e as vezes nem assim). É lento, pesado, não tem arrancada. Vai fazer uns golzinhos aí de vez em quando, mas é só.

E assim vai... nego quer que o Ronaldinho cruze, corra, cabeceie, defenda e ainda ganhe o jogo sozinho. Pois é. As vezes até dá... Mas outras não.

E no geral, outro ponto que eu chamo atenção é a vontade. Não consigo sentir o time jogando com RAÇA como TEM QUER SER no Flamengo. Parecem um bando de moscas mortas.

E assim já vão cinco jogos sem vitórias -- 3 pontos em 15. Estão inexplicavelmente começando a complicar o que tava fácil.

Assim não vai rolar mesmo.
Tá foda.

Ninho da Nação disse...

Caio, discordo.

Não dá pra analisar o jogo contra o Atlético-GO sem analisar o contexto: quando Luxemburgo foi colocar três zagueiros pra ajudar o Alex Silva e só o atrapalhou. E outra, sem Ronaldinho o time é um, com ele é outro.

Léo Moura e Thiago Neves não estão jogando bem a um tempinho, não caíram de produção somente agora.

Willians, caiu vertiginosamente de produção justamente quando foi pra primeiro volante, e sabemos que ele adora subir, e fica complicado pra voltar.

Ontem foi incrível a falta de combate no meio de campo. O time abria a marcação, não apertava, dava espaço pros cruzamentos.

Airton preservou muitas vezes a nossa defesa e deixava o Willians para dar um primeiro combate.

E agora, depois de perder Airton, Maldonado, agora Luiz Antônio. Sem falar do Alex Silva.

Vivemos um drama. Que o time saiba sair dessa adversidade.

Marcio disse...

Pra mim, outro grande culpado disso tudo é Wanderlei Luxemburgo. Prepotente e gosta de mandar em tudo. Não gosto do Jean, está mal a meses, mas o melhor momento de dispensá-lo é quando não temos zagueiro? Borges deu sopa aí, Grêmio dispensando, e o WL, nem aí, deu força a Deivd e tentou André meia bomba a todo custo. E tem mais, TEM QUE TER TREINO NA GÁVEA, nem que seja o da véspera do jogo. Fazem um monte de m...e se entocam no CT. Último ano de L Moura e Angelin, muito obrigado, mas futebol tem q ter muito físico e a idade chegou.

Ninho da Nação disse...

Márcio

Discordo, e muito. Pra mim seria um atentado simplesmente cogitar a hipótese de escalar o Jean pro banco de reserva.

Discordo, e muito, sobre os treinos na Gávea. Pra que? Meter pressão nos jogadores? Isso não é coisa de sócio, conselheiro. Quer protestar pelas últimas atuações do time, só comprar o ingresso.

Quanto ao Borges, concordo e falei isso na época. Léo Moura e Angelin, ídem.

Marcio disse...

Não tenho dúvidas sobre as terríveis qualidades técnicas do Jean, André. Minha pergunta é se o Jean ficou ruim essa semana. O Luxemburgo dispensou essa semana qnd todos sabemos que ele é fraco a séculos. Quanto aos treinos, tb não disse treinar diariamente na Gávea, senão eu não apoiaria incondicionalmente o CT, como já fiz aqui. Aquele treino de sábado, fazia até bem para o astral do time. No mais parabens pelo blog, do qual sou assíduo e vc sabe. Nada mais saudável q opiniões diferentes. Abç.

disse...

O fato é que estamos sofrendo com as contusões; arbitragens tendenciosas (tirando o jogo contra o vasco) e baixo rendimento de alguns jogadores-chave. Airton dá muita segurança ao meio e está fazendo falta; Maldonado também seria uma boa opção, mas ainda se recupera. Com jogadores reservas ainda inexperientes vamos oscilar um pouco. É não descolar do g4. Concordo com a sua análise André.