segunda-feira, 8 de maio de 2017

Estadual 2017: Flamengo 2 x 1 Fluminense - CAMPEÃO ESTADUAL


Após três anos sem levantar um título, um mísero turno de carioca, a torcida finalmente voltou a soltar o grito de campeão.

Nesse domingo, o Rubro Negro venceu novamente o Fluminense, dessa vez por 2 x 1, e garantiu o trigésimo quarto título estadual, sem perder nenhum jogo, contra trinta e um do Fluminense.

Um Fluminense que era considerado, e até de forma justa, a equipe mais bem montada, dona do melhor ataque e de um futebol envolvente, que joga pra cima dos adversários, com laterais que ajudam na saída de bola e seus atacantes chegam com velocidade.

A equipe tricolor teve duas semanas livres antes das finais.  Já o Flamengo foi para duas batalhas duríssimas nas últimas quartas feiras. Méritos da preparação física da turma da Gávea. Foi inegável o preparo do Rubro Negro, principalmente por ter buscado o resultado no segundo tempo na quarta-feira e neste domingo. Destaque também para a força psicológica da equipe, que começa a entender que são capazes de muito mais e sair de situações adversas.

Após ter levado um baile tático do Zé Ricardo, Abel Braga teve a semana para pensar na estratégia que colocaria em prática no domingo. Não tinha muito mistério: era partir pra cima desde o começo, semelhante aos 15 minutos iniciais do segundo tempo do primeiro jogo. O problema é que agora a defesa Rubro Negra não aguentou a pressão e, logo com três minutos, sofreu o gol e deixou a decisão indefinida.

Novamente a zaga da Gávea toma gol de cabeça. Nas últimas quatro partidas sofreu quatro gols, sendo três de bola pelo alto: Atlético Paranaense, Universidad Católica e Fluminense.

O gol inicial quebrou a estratégia e principalmente tirou espaço que o Berrío teria para partir para cima do tricolor.

O Flamengo acalmou do seu jeito: trocando passes, chegando a ter mais de 70% de posse de bola. Porém, de perigo mesmo só teve o chute do Éverton aos 30 minutos.

A equipe tricolor só chegava com perigo nos cruzamentos e não conseguiu acertar uma escapada em velocidade, a não ser no último minuto. Vaz salvou.

No começo do segundo tempo o Fluminense voltou melhor e criou boas chances. Acertou as jogadas em velocidade e por detalhes não ampliou. Zé Ricardo precisou mudar: tirou Berrío e colocou Gabriel. Mas a substituição que novamente resolveu foi a entrada do Rodinei no lugar do Trauco. O time ficou mais incisivo, porém o gol não saía.

Coube a Guerrero, que chutou apenas quatro vezes, número pequeno se comparados aos incríveis 14 contra o Católica pela Libertadores, fazer o gol que empataria a partida e faria o Flamengo campeão, quando tudo se encaminhava pra decisão por pênaltis.

Em sua melhor fase, o peruano vive seu melhor momento na Gávea e, justamente aí, conquista seu primeiro título com o Manto Rubro Negro. Sensacional!

Os quase 70 mil torcedores no Maracanã ainda viram a arrancada de Rodinei para virar a partida e liquidar a fatura.

É um título que pode virar prêmio de consolação se não ganhar mais nada na temporada, porém pode fazer parte de uma tríplice coroa lá no final do ano. Mais do que isso, é um título importante demais para Zé Ricardo, que viveu uma fase de grande instabilidade no meio do Carioca. Quando parecia que tudo iria naufragar com a contusão do Diego, vem conseguindo uma sequência excepcional nessa reta final. Nas últimas seis partidas são cinco vitórias e apenas uma derrota, e tendo jogador melhor.

Com o surgimento de jogadores como o Renê, Rodinei e o Márcio Araújo.

Importante também para coroar a ótima fase do Guerrero e, principalmente, para encher de confiança o elenco Rubro Negro.

5 comentários:

lluigi disse...

"Novamente a zaga da Gávea toma gol de cabeça. Nas últimas quatro partidas sofreu quatro gols, sendo três de bola pelo alto: Atlético Paranaense, Universidad Católica e Fluminense."
Detalhe que, nesses três gols, o Rafael Vaz tava na bola. No de hoje, até parece que ele está um pouco fora do lance, mas era ele quem acompanhava o Leo Pelé, que é quem desvia pra pequena área, quando o escanteio foi cobrado. Aliás, como sofremos na bola aérea hoje no 1º tempo. Cada lateral na área era um deus nos acuda... no 2º tempo melhorou, mas a melhor chance do Flu também foi de cabeça.

Não sou crítico ferrenho do Vaz, muito pelo contrário, sempre torço pra que ele acerte tudo (parece que tem flamenguista que torce pra alguns jogadores errarem pra poder criticar). Mas tendo Donatti no banco, espero que quando ele ficar 100% de novo não seja ignorado como foi ano passado.

Mas hoje o que importa mesmo: É CAMPEÃO! SRN

Julio Martins disse...

Em mais de trinta anos de arquibancada no Maraca jamais ouvi a torcida do Flamengo cantar tão forte, em sintonia, em uníssono as músicas como nesse domingo. Muito legal!!!

Confesso que em alguns momentos fiquei irritado, depois então da entrada do Gabriel, quem não ficaria? É impressionante como ele é uma completa nulidade. Quem está expondo esse jogador é o treinador que escala ele sabendo que ele não produz nada. Fez gol bonito e sofreu pênalti contra o San Lorenzo quando o Flamengo já tinha feito 3 x 0 e os argentinos estavam com a língua pra fora.

Então, entrou Rodinei que mais uma vez mudou totalmente o Flamengo, deu nova dinâmica, os contra ataques começaram a surgir com consistência e viramos o jogo. Ganhamos do Fluminense jogando com dez em campo. Será que dá para ser menos sofrido? risos.

Rafael Vaz tirou um monte de bolas (os erros da defesa no primeiro tempo achei que foram coletivos, de posicionamento nos cruzamentos) Renê jogou um bolão mais uma vez, Arão voou, Márcio Araújo carrapato grudou nos atacantes do Fluminense que tentavam sair em contrataque e nos ajudou muito novamente, Réver deu a cabeçada do título, de quem quer vencer, Guerrero estava lá para justificar o alto salário dele e nos dar o gol do campeonato com muita competência e muita raça!!!! Muchas gracias rei do Rio!!!!

E, coube ao Rodinei avançar do nosso campo, caminhar bem com a bola, ir um pouco em diagonal, não deixando chegar o defensor do Fluminense, e chutar de modo inteligente na entrada da área, cruzado, bola entrando devagarzinho, nos levando à loucura!!!!! GOOOOOOLLLL, da vitória, do título com sabor ainda melhor!!!!

Flamengo Campeão de novo é bom demaisss!!!!

Parabéns jogadores, parabéns torcida, parabéns comissão técnica, parabéns diretoria!!!! Muito obrigado por tantas alegrias!!!!

Barreto disse...

Julio Martins, respeito muito a sua opinião mas ontem Ze Ricardo acertou em colocar oGabriel porque o Fla ja estava perdendo o meio campo com a queda fisica do Trauco. Para o que o tecnico queria gabriel foi importante. Acho que é jogaor para estas situações
Vale lembrar que ele pegou o rebote e deu o passe para o nsegundo gol

Cristina disse...

Jogo emocionante, torcida maravilhosa, um time que não desiste nunca, os gols no finalzinho do jogo, foi tudo bom demais!!!

Flamengo light of my life!!! Te amo!!! Parabéns campeão do Rio!!! Uhú!!!

Julio Martins disse...

Barreto,
eu estava na arquibancada e vi justamente o contrário. Quando o Gabriel entrou o Fluminense foi pra cima. Abraços, queridão!

Cristina, falou pouco, mas falou bonito! Mandou bem! Bjs.