sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Flamengo fecha o maior contrato de patrocínio de sua história: R$ 190 milhões


No último dia útil do ano, o Flamengo fechou o maior contrato de patrocínio de sua história, levando em consideração valores e tempo de negócio.

A empresa tailandesa Carabao Tawandang é a nova patrocinadora rubro-negra e pagará R$ 190 milhões ao clube para exibir a marca de seu drink energético, Carabao, na parte mais nobre do Manto Sagrado.

O contrato tem duração de incríveis seis anos, o que garante tranquilidade para planejar à longo prazo e confiança do mercado de que é seguro trabalhar na Gávea, em tempo de instabilidade econômica.

Em 2017 a logo da Carabao será exibida na manga por R$ 15 milhões. De 2018 a 2022 serão R$ 35 milhões por ano e a logo será exibida no peito. O Flamengo ainda ganhará royalties por energético vendido, que começará a ser comercializado no ano que vem.

A Caixa Econômica Federal continua no peito em 2017. O valor deste ano foi de R$ 25 milhões, mas o Rubro Negro negocia um reajuste nesse valor, pois jogará a Libertadores.

E usando a lógica, o Flamengo não deixaria pra fechar com a Carabao o patrocínio do peito por R$ 35 milhões apenas em 2018 com a Caixa continuando a pagar R$ 25 milhões. Parece ser óbvio que teremos um reajuste nesse valor.

Para 2018 é importante arrumar um lugar para a Caixa continuar, evitando que dê essa grana a outro clube.

Para 2017 teremos:

- Adidas: R$ 36,5 milhões
- Caixa R$ 25 milhões (Possivelmente será R$ 30 milhões)
- MRV R$ 7 milhões
- Carabao R$ 15 milhões
- Yes! R$ 6 milhões
- Tim R$ 4 milhões

 Total: R$ 93,5 milhões

Atualmente, a Carabao patrocina a camisa de treino do Chelsea por 30 milhões de libras. E em 2017 a Copa da Liga Inglesa, terceira maior competição da Inglaterra, se chamará Carabao Cup.


REPERCUSSÃO:

Thiago de Rose, gerente de planejamento da Arena Corinthians:


Cristiano Costa, PhD em economia e conselheiro do Grêmio:


Vinicius Paiva, economista e profissional de marketing esportivo:


11 comentários:

DAVID disse...

Acompanhei muito de perto o programa de governo do Bap/ Walim / Bandeira e quando o Bap falou que o Flamengo devia pensar no futuro em empresa gigantes com Emirates, Coca- Cola e outras.Muita gente riu e falou em sonho. O Flamengo é gigante e precisava apenas de credibilidade para que as empresas viessem igual abelha atras do mel. Valorizamos a marca, retomamos respeito e credibilidade e agora vamos alçar voos mais altos. Se o programa ST do Flamengo conseguir passar de 120 mil associados dominamos a America do Sul em menos de dois anos. Flamengo virou referencia e iniciou o seu processo 3 anos antes dos outros. Que corram atras do líder.

Barreto disse...

André


Marcelo Vido informou ao longo deste mês de dezembro que o flabasquete poderia ter uma novidade em termos de patrocínio. Você sabe de alguma coisa?

Anônimo disse...

MDaemon

Além de torcedor, sou sócio proprietário, e espero que parte desta gigantesca grana sirva também para dar um banho de loja na Sede da Gávea!!!
FELIZ 2017

lluigi disse...

Em relação aos 120 mil ST que o David mencionou, fica a pergunta de novo: por que o Flamengo não consegue passar desse patamar de 60~70 mil ST? Mesmo agora com Libertadores e jogando no RJ não atingimos 80 mil, estamos apenas em 7o no ranking. Pelo que sei é um 7o mas com uma das maiores receitas de ST, talvez os demais sejam mais baratos? Penso que o Fla deve ser o time com mais sócio-torcedores fora de sua cidade de origem em relação aos outros clubes (eu mesmo sou ST off-Rio), mas além disso a torcida no Rio é enorme (óbvio) e o Fla sempre está entre as melhores médias de público. Então a torcida do Rio por si já deveria alavancar números de ST parecido com outros clubes de grande torcida e a torcida off-Rio seria o diferencial pra deixar o Fla com o maior número de ST.

E mesmo assim temos pouco mais que a metade do Corinthians ou Palmeiras. Além de que, se o presidente do time fosse um ladrão/incompetente como Andres Sanchez ou Roberto de Andrade ou muitos outros dirigentes fica muito mais difícil você concordar em dar dinheiro pra diretoria. Já no Fla temos uma diretoria que, embora tenha seus erros, é MUITO melhor que as demais, e mesmo com as diversas tentativas até apelativas da diretoria não chegamos perto desses números (apelativas como quando anunciaram Cirino - que na época parecia ser uma grande contratação - e anunciaram que se chegasse a 80, 90 mil STs haveria condições de fazer outra contratação desse porte; mesmo assim ficamos bem abaixo disso e no fim a diretoria trouxe Guerrero, imaginem se tivessem atingido esse número de STs??)

DAVID disse...

Luigi,se não me engano o programa de ST do Flamengo é o maior em arrecadação mesmo não sendo o maior em associados. Assim mesmo o numero de participantes é muito pequeno. Veja que se o Flamengo tivesse apenas 5% de seus torcedores participando do plano teria uma arrecadação completamente absurda podendo sonhar em contratar praticamente quem quisesse. Eu estive no estadio do Benfica ano passado uma semana depois de uma comitiva do Flamengo (incluindo o marketing e o Bandeira) terem passado uma semana por lá trocando experiencias.O Benfica é o maior ST do mundo. O estádio e o museu são extraordinários e pude conversar com um membro da diretoria do clube. Ele me afirmou que o carro chefe do ST deles é em 1º lugar desconto em combustível e depois descontos em restaurantes. Disse que brindes e descontos em jogos são importantes mas apenas agregam valor e que torcedores de outros times fazem o ST do clube para ter desconto no abastecimento. Soube que o Flamengo pegou essas informações mas estava tendo dificuldade nessas negociações com rede de postos. Vamos aguardar o que vem em 2017. O plano melhorou mas ainda precisa de mais apelo e principalmente abraçar com respeito os torcedores de outros estados. O Flamengo é nacional.

Cadu Rollo disse...

Primeiro golaço do marketing rubro negro. Era quem faltava brilhar nessa gestão.

Excelente inclusive para dar tranquilidade pro trabalho dos próximos anos. E a ideia dos royalties eh excelente, pois estão entrando no mercado agora e injetando uma grana em publicidade então tem tudo pra crescer a marca e render mais ainda pro Flamengo.

Com relação ao socio torcedor, ja havia comentado sobre isso. O Flamengo está longe de ser o maior programa de sócio torcedor em numero de associados, mas em arrecadação é certamente um dos maiores, senão o maior. A maioria dos clibes que estão lá em cima tem algum plano popular, por 5 ou 10 reais. Aqui o mais barato eh 30 sendo que esse eh bem ruim, estando a maioria dos associados na faixa de 40 reais por mês.

Isso é inclusive um estudo bom pra ser feito agora no início do ano, visto que as demonstrações financeiras anuais dos clubes vão sair. Verificar e comparar quanto cada clube arrecadou com sócio torcedor, e fazer a referência com relação ao número de sócios de cada um. Com certeza veremos o Flamengo nas cabeças.

Mas ainda sim, é fato que temos que melhorar muito esse programa, tem muito pra onde crescer. Temos potencial pra que o programa de sócio torcedor seja a maior fonte de renda do clube.

Abraços (e bora comprar Carabao!!! Rs)

Anônimo disse...

MDaemon, pois eu espero que isso não aconteça! Patrocínio do futebol tem que ser usado no futebol. Chega de bancar o clube social com dinheiro do futebol. Se todos os sócios e conselheiros pagassem mensalidade, como em todos os clubes sociais decentes, a sede social poderia ganhar um belo banho de loja!!!!!

Julio Martins disse...

Parabéns ao marketing. A marca de um dia para outro ao se associar ao Flamengo já tornou-se conhecida em todo Brasil, provável, em todo o continente. Vamos tomar Carabao com o maior prazer!!!!

Anônimo disse...

MDaemon

Meu prezado "anônimo"!!!
CRF é uno e indivisível!
Futebol, Sede Social e Esportes Olímpicos!
Quem pensa diferente é egoísta e vive babando jogadores de futebol que só pensam em grana alta!!!
O Flamengo para estes caras vem em segundo plano, ou ainda não parou para pensar...
SRN

PS.: apresente-se sempre com um nome, mesmo que não seja o real!!! rsrs

Anônimo disse...

Caro MDaemon,

Não foi de propósito. As vezes esqueço de mencionar meu nome (não tenho Facebook e etc.). Meu nome é Anderson Novais e estou sempre por aqui. Não quis ser agressivo tbem, mas depois percebi que acabei escrevendo com aquele tom desprezível de suposto dono da verdade. Peço desculpas, pois não era essa a minha intenção. Mantenho minha opinião, que vai ao encontro da filosofia da turma da chapa azul e dos dois clubes sociais mais organizados do Brasil (Minas Tênis Clube e Pinheiros). A meu ver, o Flamengo tem sim que contar com centros de custos distintos. Cada esporte deve ser auto-suficiente e também o clube social. É assim no Minas, no Pinheiros e já cansei de ver o EBM, Bap e cia. repetirem esse discurso. Hoje o Clube social do Fla dá um prejuízo anual de mais de 10 milhões de reais, pago com receitas do futebol. Não concordo com isso, ainda mais quando constata-se que boa parcela dos sócios do Flamengo não pagam mensalidade (e quando a diretoria tentou mexer nesse vespeiro, ainda no primeiro mandato do EBM, foi uma crise danada; tiveram que voltar atrás). Enfim, na minha visão os sócios que têm direito de usar as instalações do clube precisam pagar por isso. Senão ficamos em desvantagem no futebol. Eu só concordaria com a sua opinião se o investimento no clube social fizesse parte de um plano estruturado para aumentar os quadros de sócios pagantes de modo a deixar o clube social auto-sustentável. No Minas Tênis Clube há um ditado famoso que diz o seguinte: dinheiro de sócio não vai para atletas e dinheiro de patrocínio não vai para o clube social (até para o patrocinador enxergar o retorno do seu investimento por meio de títulos e equipes de maior visibilidade). Mas respeito sua opinião! SRN

Anônimo disse...

Em tempo: Sócio torcedor +PAIXÃO #2368796-7. Saudações Rubro Negras! Anderson Novais