quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Tostão e os problemas do Flamengo nesta reta final do Brasileiro

Trecho da coluna do Tostão na Folha de São Paulo desta quarta-feira sobre o manjado futebol do Flamengo e sobre a má fase do Arão. 

Com Muricy ele era figura constante no ataque com o 4-3-3: Cuellar ou Márcio Araújo de primeiro volante e Mancuello pela esquerda e Arão pela direita. 

Agora, com Zé Ricardo o time passou a jogar no 4-2-1-3. Se por um lado Arão tornou-se o líder em roubadas de bola, do outro deixou Diego sozinho na função de armar o meio de campo.  

Arão vive má fase. Pode ser pelo cansaço, por ter que ficar mais preso pelo primeiro volante não ser confiável, o fato é que o meio de campo perde sem sua presença.

Segue a coluna:

O Flamengo sonhou que, no Maracanã, no reencontro saudoso com sua apaixonada torcida, ganharia todas as partidas. Ainda não venceu um jogo. Acontece! 
Enquanto o Palmeiras possui várias caras, estratégias, o que surpreende o adversário, o Flamengo faz sempre tudo igual. Os jogadores pelos lados quase só atuam pelos lados, o centroavante não sai do centro do ataque, e o meia de ligação ocupa sempre o mesmo espaço. A repetição excessiva cansa, empobrece. Quando tenta algo diferente, como a entrada do armador Mancuello, ele fica perdido, sem saber seu lugar. 
Antes da chegada de Diego, Willian Arão, marcava, armava e atacava. Era o meio-campista. Hoje, toda a armação está com Diego. Arão passou a ser um volante burocrático. Ele e Diego poderiam se completar na organização das jogadas. O fim da dependência a um único clássico meia de ligação foi um avanço no futebol. Essas críticas não apagam os muitos méritos do jovem técnico Zé Ricardo, uma grande promessa.

7 comentários:

CBM disse...

Isto sem falar que o primeiro volante é limitado e fraco, fazendo com que a saída de bola seja difícil e mais lenta inclusive fazendo o Arão ter que voltar para ajudar na saída de bola.
O Flamengo é só isso mesmo, sem alternativas táticas bem treinadas, mostrando a ruindade do nosso treinador que fez o básico e mais nada. Se o Zé Ricardo não fosse na dele e se apresentando com humildade, tava um monte gente pedindo a cabeça dele.
Zé Ricardo fracassou, foi covarde e pouco audacioso, fez o comum e o resultado foi ruim, queda técnica do time e falta de capacidade de apresentar alternativas.

Ruy Moura disse...

Não sei porque tanto cuidado com o treinador Zé Ricardo. Foi o responsável direto pela virada do Internacional (que não vence ninguém), repetindo a dose contra o Atlético Mineiro (cedeu a virada nos minutos finais) e agora contra o Coritiba (da mesma forma). Sem contar na falta de ofensividade contra o Botafogo e nas falhas defensivas contra o desinteressado Corinthians, ambos no Maracanã. Só para falar nesses jogos e sem levar em conta o desastroso empate cedido ao Botafogo no primeiro turno (3x3), estamos falando em pelo menos nove pontos deixados para trás por culpa deste "Zé Ninguém". Aos críticos incumbe informar que o laureado Muricy não teve o mesmo elenco para trabalhar e, com nove pontos a mais, o Flamengo estaria na liderança do campeonato, tranquilamente, a um passo do título da temporada. Para mim esse cara não seguiria no comando e voltaria a integrar a comissão técnica como auxiliar de um técnico com maior tarimba para aprender que não deve recuar tanto um time.

Barreto disse...

Zé Ricardo teve muitos erros e a maioria deles devido a falta de experiência, porém é um treinador com uma margem enorme para crescimento. É preferível um técnico que ainda tem muito a evoluir do que trabalhar coma a mesma ciranda de técnicos estagnados e sem nenhuma margem para evolução. Tirando o Cuca que vai para Europa para aprender como ele mesmo disse, os outros estão com o copo cheio e não cabe mais nada. Muricy foi para a Europa para acompanhar a gestão dos clubes, porque sobre a parte técnica ele já se considerava um verdadeiro mestre. Este técnico ultrapassado foi eliminado na primeira liga , perdeu para times da série C na copa do brasil e acabou sendo eliminado por um deles. Pode ser que o Zé Ricardo não evolua, mas pelo menos abre esta possibilidade. O que dizer de Abelão, Murici, Luxemburgo e outros que se destacaram na época em que se amarrava cachorro com linguiça.

Ruy Moura disse...

Estranho defender um treinador fraco em detrimento de um titulo importante. O Flamengo não deve servir de laboratório para a evolução do Zé Ricardo como sugerido no comentário acima. Não vale o investimento! Vamos disputar a Libertadores ou mais uma vez fazer teste? E volto a dizer: o Muricy não teve o mesmo elenco em mãos para trabalhar.

Barreto disse...

Ruy Moura. A minha opinião é estranha porque difere da sua? Não há nada de estranho. . Apenas uma forma de ver a questão. Simples assim.

Freitas disse...

Concordo com o Barreto, além disso, não acho o Zé Ricardo um treinador fraco. Há treinadores melhores? Claro! Mas, dentre os brasileiros só considero que o Tite (impossível dele vir) e o Cuca (com algumas ressalvas) se destaquem perante os demais. O resto dos figurões que estão por aí são muito limitados. Não concordo com o discurso de terra arrasada, de que o Zé Ricardo não serve para o o Flamengo. O Zé Ricardo é treinador das divisões de base do Flamengo há anos e vinha fazendo bons trabalhos, não se trata de um ex-jogador encheu a boca para dizer que fez uns 2 ou 3 cursinhos (que junta tudo não dá 6 meses) na Europa (que só dão direito de treinador times amadores lá) e se autointitula técnico de futebol aqui no Brasil. Perdemos pontos em alguns jogos? Sim! Mas, o trabalho do Zé Ricardo tem as suas virtudes (há quantos anos não vemos o Flamengo jogando com um padrão de jogo, ou jogando fora de casa pra ganhar o jogo e não apenas para não perder de muito?). Não concordo que o Muricy não teve tempo para trabalhar esse elenco uma vez que, ele teve toda a pré-temporada para montar, pelo menos, um padrão tático e não fez. Além disso, o único jogador que considero muito acima da média que chegou depois do zé Ricardo foi o Diego e o Flamengo já vinha jogando com um padrão de jogo bem definido sem ele (só estreou contra o Grêmio). Óbvio que não estou satisfeito com o que o Flamengo fez nesse Brasileirão, pois realmente acho que dava pra termos levado o título.
Acho que temos que ter paciência e não jogar um trabalho promissor no lixo e começar tudo do zero e sem perspectiva nenhuma. Não tenho pretensão de ser o dono da verdade, até porque (tomo a liberdade de parafrasear o Barreto) essa é apenas outra forma de ver questão.
SRN!

DAVID disse...

Com toda sinceridade não vejo no Brasil um técnico de encher os olhos. Talvez no mercado sul americano mas a adaptação é demorada e a paciência dos torcedores muito curta. Muricy não teve o mesmo elenco mas não conseguiu fazer o time jogar bem nem no nosso fraco estadual. Nem o Cuca acho um gênio. A roda que gira é sempre a mesma. Roger machado,, Mano, Luxemburgo, Dorival, Celso Roth, Doriva... Daqui a pouco vão dizer que o Caio Junior e o Renato são gênios.Até a grande revelação Fernando Diniz vai ser rebaixado pra Série C. Vamos deixar o cara trabalhar. Pelo menos é um estudioso e os jogadores respeitam ele (que já é um grande passo). O Flamengo mesmo com um bom elenco fez bons jogos e mesmo quando não fez não foi dominado em nenhum jogo (a não ser o 2º tempo contra o Galo).