quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Copa Sul-Americana: Flamengo 3 x 1 Figueirense


Quem acompanha há tempos já viu o Flamengo se complicando em jogos onde tinha que construir o placar e ter que enfrentar uma defesa postada.

Até em jogos do campeonato carioca o Rubro Negro costuma ter problemas contra times todo recuado.

Entretanto, ontem o Flamengo se superou duas vezes: a primeira quando sofreu o primeiro gol logo com cinco minutos de jogo. A segunda colocando quase todo o time no campo do adversário pra reverter o placar.

Foram 25 chutes, 63% de posse de bola, mais de 93% de acerto nos passes e uma intensidade impressionante. Não foi puramente na base da pressão, mas jogando com inteligência, pela esquerda com Jorge, pela direita com Pará, Diego distribuindo as jogadas e grande movimentação de Éverton e Gabriel.

O 3 x 1 foi pouco, se levar em consideração a bola na trave do Damião, o gol perdido pelo Gabriel e o mal anulado pela arbitragem.

Tudo liderado pelo Diego, decisivo e sempre atuante em todas as jogadas ofensivas e ainda ajudou na marcação para recuperar a bola lá na defesa.

Foi um time que não se desesperou e conseguiu a virada em partida eliminatória, o que vinha sendo um drama Rubro Negro. E lembrando: virou quando o Figueirense ainda estava com os 11 jogadores.

A defesa não foi perfeita. Após o 3 x 1 a dupla de zaga não cortou e por pouco os catarinenses não marcaram.

Todo mundo tem uma reclamação do Zé Ricardo, mas acho que agora é hora de superar as diferenças e acreditar no trabalho dele.

Percebe-se que conquistou a confiança do elenco. Não existe birra por jogador amargar a reserva. Diego foi contratado, virou titular, e se vê Mancuello sempre disposto. Da mesma forma que com Guerrero titular, Damião não reclama, mas aproveita as oportunidades, bem como Rodinei no banco vendo Pará bem de titular.

Poderia ter sido apenas uma classificação para as oitavas de final, mas pela forma que foi, foi diferente, até emocionante. A vice-liderança e agora a bela classificação, revertendo um duro placar fora de casa, aumenta a confiança de jogadores e comissão técnica para este final de ano.

O Flamengo anda devendo em torneios internacionais. Quem sabe não chegou a hora de voltar a sonhar por voos mais altos.

4 comentários:

Cadu Rollo disse...

Sem comentários sobre o Diego. Realmente, joga muito! E o time jogou fácil ontem, deu gosto de ver.

Espero que o sofrimento nessa fase (chegamos num momento de estar "praticamente" eliminados, com um 4x1 difícil de reverter) sirva de lição para pararmos de desprezar a Sulamericana. É um título, é internacional e dá vaga na Libertadores.

Óbvio que o Brasileiro vale mais, mas não vejo motivos pra fazermos a besteria de mudar 100% do time como foi feito no primeiro jogo, sendo que nem fazia tanto sentido poupar jogador, visto que jogamos 3 dias depois no mesmo estado (Santa Catarina). Mudamos a dupla de zaga, voltamos com jogadores fracos pra titular (Cirino, Fernandinho) e as substituições foram colocar jogadores fracos oriundos da base (Adryan e Ronaldo), que nunca mudariam um time, pois tem (muitas) limitações. Pela armação do time e substituições, parecia que a intenção era sair fora o quanto antes do torneio.

A sorte é que o time e o elenco do Flamengo estão acima dos demais aqui. Temos a faca e o queijo na mão, temos que parar de insistir em alguns erros recorrentes (acho que faltou comentar um fato importante que foi a entrada do Sheik, que quase deu de bandeja a classificação para um time praticamente morto).

Enfim, tento parar de cornetar mas os envolvidos não deixam rsrs.

Abraços,

Anônimo disse...

Que venham outras vitórias iguais a esta!!!
Estamos muito felizes, assim como toda a Nação Rubro-negra!!!
SRN
MDaemon

Anônimo disse...

Aqueles que não conheciam Fernandinho devem neste estar neste momento mordendo a língua ou quebrando as teclas do computador, após o excelente ponta esquerda "ás antigas" ter feito aquele gol de placa da classificação. Infelizmente, muitos torcedores do Flamengo não conheceram pontas como Joel, Espanhol, Carlos Alberto, entre outros, maravilhosos dribladores, que com sua arte desmantelavam as defesas adversárias, quando as marcações estavam difíceis de serem batidas. O drible estava esquecido, mas voltou com Fernandinho!!!
Temos que ter, também, paciência com nossos jovens jogadores, pois caso contrário, vão despontar em outros clubes, conforme vários exemplos ao longo dos anos.
Vamos incentivar, torcer por todos do elenco, sem discriminações,que nada trazem de positivo, muito ao contrário, pois abatem o ânimo de nossos atletas!
Saudações rubro-negras
MDaemon

Cadu Rollo disse...

Hahaha, me perdoe a sinceridade, mas "Fernandinho" e "excelente" na mesma frase é loucura, mais ainda é comparar com grandes pontas da história do clube.

Ele eh apenas um jogador esforçado, com muitas limitações e que fez um golaço. Ponto. Mas é óbvio que ele eh apenas um cara pro elenco, pra entrar uma vez na vida e outra na morte.

Quanto aos jovens, o Ronaldo ainda precisa ter chances, entrar aos poucos e vermos no que vai dar, merece chances sim. O Adryan não, esse já teve chances, já foi pra todo lugar do mundo e não mudou nada... Eh fraco e sempre será.

As pessoas tem que saber separar as coisas e entender inclusive o momento. O ambiente e o clima favorecem (ou desfavorecem) muito o desempenho dos jogadores. O Cirino e o Gabriel por exemplo são fracos, mas tem uma ou outra qualidade, que não desenvolvem no Flamengo porque o clima aqui não favorece, eles já entram em campo derrotados, sabendo que vão errar tudo... E erram mesmo. Por isso tem que parar de insistir e buscar um empréstimo pro cara poder se desenvolver, torcer pra se destacar, e então vendê-los. Não adianta nem achar que eles vão voltar e arrebentar aqui porque não vão, o negócio é arrumar uma venda. E o Adryan ta indo pelo mesmo caminho, nao conseguimos ver evolução em absolutamente nada. Daqui a pouco ele vai ter 30 anos e ainda vamos estar insistindo e queimando um lugar no elenco e substituições insistindo num cara que não evolui.

Enfim, mas quarta foi um dia bom, uma vitória e uma classificação sensacional e isso que importa. O time tem tudo pra conquistar coisas boas na temporada, então vamos que vamos!