domingo, 15 de janeiro de 2012

A administração Rubro Negra, onde funciona e onde não funciona. Ou: quem é competente no Flamengo?


O Flamengo conseguiu essa semana uma histórica aprovação de concessão do Morro da Viúva para a empresa de Eike Batista. Que além de deixar de ter um elefante branco cheio de dívidas, vai ajudar na reforma do Ninho do Urubu.

Por que o Clube conseguiu acertar essa parceria? Por que o time durante a disputa do Brasileirão terá à sua disposição um CT de primeiro mundo para treinar? Porque existe no Flamengo uma ala que trabalha, porque existe um vice-presidente de patrimônio competente, com experiência no ramo e que não se mete em outro setor, a não ser tocar as obras do Ninho do Urubu e as exaustivas negociações para fechar o contrato com a EBX.

Mas infelizmente tudo isso foi ofuscado pelo caos que se encontra o futebol, invadido por um vice de finanças tresloucado que mal cuida da sua pasta e resolve escolher os reforços que vai se esforçar pra fechar ignorando os pedidos da diretoria de futebol - que se conteste esse poder dado ao Luxemburgo, mas se foi dado, acabou e ninguém se mete, é porque falta autoridade desde lá do gabinete da presidente. Qual sua experiência com negociação no mercado de futebol, no trato com empresários?

O Flamengo não vai perder Thiago Neves porque não tem uma Unimed, mas porque não se planejou durante o ano, não foi separando a grana, cujo valor que não era segredo pra ninguém. "Problemas de liquidez", vai justificar Michel Levy.

O caos também é administrativo: por pouco o Rubro Negro não passa vergonha de não contar com Felipe que, acreditem, não tinha contrato assinado até a véspera do amistoso com o Londrina. Precisou de mandar gente pro Rio de Janeiro pra pegar o contrato e voltar à cidade paranaense.

Ainda resta a pendência entre Flamengo e Traffic para que Ronaldinho finalmente receba seus salários atrasados, por parte da empresa, diga-se. A Traffic coloca o Clube contra a parede depois do prejuízo que levou ano passado. Apesar de ter um memorando de intenções com valor jurídico, a empresa simplesmente deixou de pagar sua parte do negócio até que se coloque tudo em contrato e com cláusulas novas.

Enquanto não acertar esse contrato com a Traffic, o patrocínio máster também não sairá. A diretoria sonhava com o dinheiro do contrato da televisão que não saiu e também não se preocupou em criar novas receitas, buscar alternativas.

Multiplicam-se ainda as declarações insatisfeitas de salários atrasados. E a fama de ser um Clube mau pagador, que precisa pagar um salário acima do mercado brasileiro porque o novo reforço sabe que pode receber com atraso. Aumenta de um lado para compensar do outro. Essa pecha, esse rótulo maldito nunca terá um fim.

Enquanto isso a presidente fingiu que bateu na mesa e afirmou que quem manda no Clube é ela. Mas outra vez ficou em cima do muro, não tomou partido, não escolheu uma decisão para estancar a crise e o caos que vivem o futebol e o setor financeiro.

23 comentários:

Orlani Júnior disse...

Fala, André!

A Patrícia poderia ter feito o maior mandato de todos os tempos, mas "só" o que ela fez com o Zico já é o suficiente para ser o/a pior presidente que já vi - mesmo com os outros que levaram grana. E quando alguém com cargo de direção declara que quem manda é a pessoa, algo está muito errado. Quem manda não precisa dizer, bastar exercer.

SRN

Robson disse...

André, parabéns pelo post. Você realmente colocou a indignação que hoje todos nós torcedores estamos sentindo. Penso que a mandatária seja uma pessoa com ótimas intenções, que quer melhorar o clube como um todo, mas ela só pode estar pagando por acordos com pessoas que a levaram a vencer a eleição. Hoje o Flamengo faz o papel ridículo de marido traido, sendo o último a saber. Complemento que a negociação do Thiago evidencia a zorra no Futebol: a proposta final foi o valor que estava no contrato dele, ou seja, poderia ter sido exercdo o direito de compra dentro do prazo. Mas quiseram dar uma de esperto, vamos oferecer menos que eles abaixam. Espero que não saiam agora como desesperados para contratar um meia, pois vai pagar muito caro por jogador que não seja realmente isso tudo, afinal é a lei da oferta e demanda. Abraços a todos.

MBomfim disse...

Sinceramente, fico até com vergonha de certos "rubro-negros"...exaltam nas redes sociais um atleta, como TN7, com relação custo benefício duvidosa, sobrepondo esse bom jogador ao clube. Parece q perdemos o Zico...PELO AMOR DE DEUS!!! Vida q segue...se conseguimos viver sem aquele time fantástico de 81, poxa, o q é perder TN7!!! Sejamos rubro-negros!!!

Em outros comentários, aqui nesse mesmo espaço, antes de tudo isso, já me mostrava contrariado pela compra do TN7, por um valor absurdo, e acredito AINDA que não vale isso tudo. Além disso, como R10, ainda deixa(va) o time meio torto, com 3 atacantes que não marcam absolutamente nada. TN7 não é e nunca foi camisa 10, é um segundo atacante! No caso do Fla, terceiro atacante.

MBomfim disse...

Fora isso, é fato q nossa diretoria demonstra uma inabilidade impressionante em lidar com questões inerentes ao mundo do boleiro. Nem falo de contratações, mas entender minimamente o q se passa na kbeça desses seres com QI de ervilha...como eles procedem qd não gostam de algo, é essa experiência q falta nessa diretoria!!! Jogador qd está contrariado, princ. se tem $$$ a receber, tem q sentar e conversar, dar satisfação, caso contrário, vai pro jornal e aí, meu amigo, a fama q já não é boa, vai pra lama!!! Não dá na msm diretoria, Levy e nosso ex-presidente!!! Não entendem nada de futebol...precisamos de alguém competente, pró-ativo e q tenha conhecimento no meio!!! Parece tão claro..

Marcio disse...

VOLTAA KLEBER LEITE PELO AMOR DE DEUS!! A NAÇÃO PRECISA DE VOCÊ!

MBomfim disse...

Marcio, para quê? Faça me o favor...só pode tá de brincadeira!!!

edu.rj disse...

q usem o dinheiro p contratar o love, esse sim, digno representante do manto. será muito mais útil ao time.
precisamos ainda de um meia, e o mercado argentino tem algumas boas opçoes e baratas. recentemente, mauro cezar pereira, listou alguns desses bons meias em seu blog no site da espn.
o problema é q esse diretoria nao é morta.

disse...

Chorar por TN é demais!! É muita histeria. Jogador caríssimo e pouco produtivo, será um alívio na folha. Temos que discutir é se Didi; Dedé; Mussum e Zacarias são os mais indicados para gerir o futebol do Flamengo. No entanto, se a prioridade era a renovação de Renato Abreu, tudo certo.

edu.rj disse...

retificando, quis dizer q a diretoria é morta!!
e concordo c josé, o custo x beneficio do tn7 ñ compensa.
e os proprios tricolores estão se esqucendo q a ultima passagem dele por la nao deixou saudade nenhuma nas laranjeiras.
acho q depois da libertadores de 2008, onde ele jogou mto bem , realmente, ele nao fez mais nenhuma temporada de destaque q compense todo esse dinheiro

Robson disse...

Se pensarmos em custo-benefício concordo que não valia a pena manter o Thiago, o investimento em longo prazo seria grande (cerca de quarenta milhões em quatro anos). Mas o futebol realmente está caro, e ele foi um dos menos piores do time no ano passado. Melhor então foi manter o Renato, Alvim, Deivid, que ganham junto R$ 900 mil por mês ? Nossa diretoria é péssima, amadora, inocente em ficar caindo em conversa de empresário. Este episódio apenas retratou o fiasco que está o clube administrativamente.

edu.rj disse...

robson, nao disse q é melhor manter renato e cia no elenco. acho q tem mta gente p ir embora.
mas p mim tn7 foi razoavel, nao vi uma partida boa, q ele tenha sido o "craque" do jogo.
e qdo falo q a diretoria é morta, nao olha o mercado, o sao paulo, contratou o jadson q considero melhor q tn7 pela metade do preço e salarios mais baixos. outro exemplo é o dagoberto, contratado pelo inter pagando-se so os salarios de 300mil, metade do salario do tricolete.

Marcio disse...

Engraçado, falamos de futebol o tempo todo e ninguém tocou, em momento algum, no nome do vice de futebol: Luiz omisso Veloso. Ou todos vcs amam ele, ou então está comprovada a total omissão desse sr em uma pasta importantíssima do clube. Agora, ao amigo Marcio aí em cima, eu pediria que vc colocasse o sobrenome, pois assim nos diferenciaríamos para todos q escrevem aqui. Eu sou o Marcio que escreve aqui a meses. Seja muito bem vindo, falo apenas para que nossas opiniões sejam bem definidas.

Robson disse...

Edu, concordo também que existem muito jogadores melhores que o Thiago por um custo menor. Mas a partir do momento que se decidiu que é ele que querem, fizessem o trabalho direiro. Infelizmente nossa diretoria não procura se informar, não sabe negociar, perde tempo a toa. Só sabe trabalhar com ajuda dos procuradores. Se negocia primeiro com o clube, depois com o jogador, ou achava que ele tinha "amor a camisa". Tinha que ter uma outra opção antes de virar o ano. O exemplo do Jadson no São Paulo comprova isso, o interesse do clube era o Montillo, mas eles trabalhavam com uma segunda opção, que foi a que veio pelo Cruzeiro querer mais do que foi oferecido. Quem era o opção para a não permanência do Thiago ? Wesley ? outro volante ?
Amanhã vão fazer o papel ridículo de vir a público dizendo que a culpa é do Fluminense, da Unimed, do Thiago, dos árabes, do procurador, da conjuntura de Plutão com a Lua. Vai exercer a compra somente no final do ano, concordo, mas você já se planeja pra ter aquele montante, não diz vamos pensar só em Dezembro e vamos oferecer menos que eles vão aceitar. Quer pagar menos negocia bem antes do termino do contrato. Agora que todos querem resposta não aparece ninguém. Falta realmente um responsável que chegue e fale: aqui mando eu, bote a cara pra bater, não ficar se omitindo na hora dos problemas.

Anônimo disse...

Se encontro essa Patricinha na rua, ela vai é toma um tiro na fuça! a cabeça dela vai explodir igual melancia! Aqui é a RAÇA,, PORRA!!!

costabrito disse...

TN é um bom jogador ,com alguns fundamentos acima da media (chute,cabeceio )e outros muito fracos(dominio de bola e drible ),mas com um custo carissimo ,nao vale a pena gastar tanto dinheiro.Alem disso o WL nunca conseguiu definir a posiçao ideal do TN no time !!!!Triste mesmo é a maneira de negociar do Fla,esta sempre acuado nas disputas e acaba pagando muito caro.Agora mesmo parece que vamos perder os direitos sobre os 10% adquiridos,o que seria ridiculo !!!!

Roberto disse...

André, estava esperando a hora que vc escreveria um texto desse. Mt bom e mostra toda a frustração que a nação esta sentindo com relação a esses inuteis q trabalham no flamengo.
O q vc espera da eleição desse ano? Acha q a patricia será reeleita?

Ricardo Straits disse...

só falta essa , perder os 10% , foram 6 milhões!!!! ou eles são todos loucos ou estão fazendo de tudo pra superar a adm. do bandidão [aka Edmundo Santos Silva] !?

MBomfim disse...

Eeeeee...baixamos o nível!!!

disse...

Lamentável isso MBomfim. Falta de respeito geral, principalmente com as meninas que buscam informações aqui. Descontentamento é uma coisa, misoginia é outra.

Insurance USA disse...

Ao contrário da maioria aqui, eu acho que o Luxemburgo NÃO é o nosso maior problema.

Nosso primeiro maior problema: é a Patrícia. Esse só dá pra resolver no fim do ano.

Depois dele o maior seria o Michel Levy. Depois o Veloso. E depois a turma dos jogadores que não quer nada. Ou seja, temos aí TRÊS problemas que dá pra resolver amanhã. Na minha opinião, todos são mais urgentes do que o Luxemburgo, ÚNICO nesse momento preocupado com o jogo em Potósí, cair fora. Afinal, se o Luxa cai alguém lá faz idéia de como planejar a temporada? Alguém que venha vai ter a coragem de barrar os medalhões de sempre ou vai simplesmente fechar com os caras, como sempre fazem.

E estou cagando essa regra pra dizer o seguinte: pra mim na entrevista do Luxemburgo hoje ficou nítido que ele vai pedir demissão depois do segundo jogo contra o potosí. Me passou direitinho o filme do Muricy caindo fora depois do Fla-Flu.

E não acho que as coisas vão melhorar. Muito pelo contrário. Mas torço para que se isso rolar venha alguém que consiga fazer algumas das escolhas necessárias e não deixar o pior acontecer no ano.

fla_2010 disse...

Muito bom o texto!

O problema não é perdermos o Thiago Neves. Problema maior é estarmos entrando em 2012 sem um patrocínio e com um clube engessado porque não se consegue definir o contrato com a Traffic!!!!

A presidenta-nadadora está mais perdida que cego em tiroteio.. Enquanto dirigentes e treinador batem boca em público!!!

MBomfim disse...

Sinceramente, meus amigos, não acho a administração da Paty das piores...é só ver nosso passado administrativo e no futebol. Qd reclamamos da sua administração no futebol devemos levar em consideração nosso passado tb. Dividas, dividas, má administração, anos sem títulos expressivos, um estatuto que engessa o clube, ou seja, uma herança q não se muda da noite para o dia. Sei q desejamos o melhor mas devemos ter paciência tb. Não é da noite para o dia q resolveremos todos os nossos problemas...

Insurance USA disse...

Bonfim, acho que vc tá entrando na internet agora e não leu as notícias durante o dia.

Não é das piores não. É a pior. Dê mais três anos e ela supera a do Edmundo.