terça-feira, 21 de maio de 2019

Eis a razão da insegurança do torcedor Rubro Negro: o caos defensivo do Flamengo de Abel Braga


Por que o Flamengo campeão carioca, classificado para as oitavas da Libertadores com a melhor campanha do seu grupo e tendo vencido o primeiro jogo fora de casa pelas oitavas da Copa do Brasil não traz confiança ao torcedor?

A torcida está inquieta porque está desconfiada. Um time que sofre gol todo jogo não passa confiança.

No Brasileiro do ano passado, com apenas um volante de ofício, o Flamengo chegou ao jogo contra o Palmeiras, fora de casa, pela 12ª rodada no empate em 1 x 1, sem sofrer gols há cinco jogos.

Na atual temporada o Rubro Negro é a pior equipe nesse quesito: em apenas 27,5% dos jogos não sofreu gol. Ou: em 29 jogos o time sofreu 25 gols. É apenas o 12º melhor desempenho.


No Brasileirão, já são cinco partidas e em todas sofreu gol. A torcida fica angustiada, porque vê o Palmeiras na liderança com quatro jogos sem ser vazado e sofrendo apenas oito gols em 27 jogos disputados na temporada.

Para o Brasileirão de pontos corridos é catastrófico ter a pior defesa. Nas últimas quatro edições, os campeões foram os elencos que menos sofreram gols.

É claro um retrocesso, principalmente porque no campeonato passado quando foi vice-campeão brasileiro, o Flamengo sofreu apenas 29 gols, três a mais que o campeão Palmeiras. Esse ano já são sete gols em cinco rodadas.

E, bem ou mal, agora conta com o reforço de Rodrigo Caio, bem superior ao decadente Réver.

Não há confiança que não sofra abalo quando o próprio treinador admite e aceita derrotas por jogar fora de casa. Abel Braga repetiu o mesmo discurso nas derrotas contra o Internacional e Atlético-MG: que era normal perder no Beira Rio e Independência.

Nas duas últimas dez edições, em oito o campeão brasileiro foi o time com a melhor campanha atuando como visitante. Então se quiser ser campeão, vai ter que começar a tratar os jogos fora de casa como decisivos sim, tirando a normalidade da derrota. Essa era a promessa de Rodolfo Landim enquanto candidato.

No jogo em Belo Horizonte, o Flamengo jogou com um a mais a segunda etapa inteira. E a equipe não teve capacidade de tirar vantagem. Abel, como tem sido costume, tirou o jogador do passe vertical, empilhou atacantes e fez a equipe cruzar 50 bolas na área mineira.

Fica evidente que o treinador não tem ideia do que fazer para arrumar a defesa e agora tratou de bagunçar o sistema ofensivo. A permanência de Abel Braga é insustentável. Problema que ele tem muitos amigos na imprensa esportiva, é muito querido no meio do futebol e as críticas são praticamente nulas.

O ex-jogador Júnior, atual comentarista, chegou a comentar que Arrascaeta e Gabigol não estavam nos planos do Abel, que os dois caíram no colo, como se fosse um fardo que agora o treinador precisa carregar. Dureza! É bom perguntar antes se vai querer o Rafinha pra lateral direita. Vai que prefere Rodinei e Pará.

Ano passado o Palmeiras estava a oito pontos do Flamengo quando demitiram o Roger, mesmo sendo o líder da primeira fase da Libertadores, e terminaram com oito pontos de frente graças à demora na saída do Barbieri e a vinda do Dorival.

Quando mais tempo Abel demorar a sair, mais difícil será de reorganizar a bagunça.

2 comentários:

João Paulo disse...

Vejam o vídeo do jornalista Mauro César da ESPN, cujo link disponho abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=2RfRwdLcfJE
Venho falando isso desde 1993, ninguém dá a melhor bola porque não sou conhecido.
O Palmeiras ficou 15 dias sem jogar e aproveitou pra treinar praticamente todo dia em tempo integral, vejam o resultado.
Daqui a pouco, vem a parada pra Copa América, será decisiva pra muitos clubes. Na temporada passada, na parada da Copa do Mundo o Flamengo logo de cara deu 10 dias de folga pro elenco todo. Foi o clube que deu mais folga. Alguns clubes aproveitaram a parada pra realizar jogos amistosos, o Flamengo não fez nenhum.
Quando houve a volta, todo mundo viu o fiasco que foi. Alguém tem alguma dúvida que nessa parada a coisa vai rolar no mesmo nível.
Não adianta trocar o treinador, pode até melhorar mas não adianta se o ambiente de trabalho não é competitivo o suficiente.
Eu sempre digo que enquanto esse diretoria estiver no comando, pode passar 100 anos que o Flamengo não ganhará nada além do estadual.

Marcel Pereira disse...

Insegurança defensiva... um levantamento da quantidade de gols que sairam nas costas do Leo Duarte é uma boa analise dessa insegurança. A cabeçada ridícula que ele deu para tentar cortar a jogada, ajeitando pro chute do Yimmi Chara foi mais um...
Mas no Flamengo, criticar jogador da base é pecado mortal. A reclamação modinha é que o ti.e precisa de lateral... e até precisa na direita, na esquerda acho que não precisa não... mas antes de contratar lateral, é muito mais urgente contratar zagueiro. O problema ate seria menor se o Rhodolfo não se machucasse tanto, mas isso só reforça o qto é emergencial contratar para a zaga...