sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

NBB 2014/2015 - Palmeiras 85 x 89 Flamengo


O Flamengo conquistou a quinta vitória consecutiva ao derrotar o Palmeiras por 89 x 85 e consolidar-se na terceira posição no NBB.

A equipe volta de São Paulo com três importantes vitórias na bagagem: Franca, Pinheiros e Palmeiras. E mais do que isso: as vitórias respaldam de sobremaneira o treinador José Neto com o afastamento de Marcelinho.

Imagine se o Flamengo, com o capitão afastado por indisciplina, voltasse de terras paulistas com derrotas e o Benite jogando mal? Seria péssimo. Marcelinho não volta como o salvador da pátria, mas sim como um bom reserva para manter o bom momento no campeonato.

As coisas caminham para um esperançoso fim de temporada na Gávea.

Depois dos 22 pontos contra o Minas, 22 contra o Uberlândia, 25 hoje contra o Franca, apenas quatro contra o Pinheiros, hoje o armador anotou 23 pontos.

O cestinha foi Marquinhos com 24 pontos (4/5 na linha de três). E grande destaque para o double-double dos argentinos: Laprovittola: 19 pontos e 11 assistências e Herrmann: 12 pontos e 10 rebotes.

A defesa, que nos últimos quatro jogos havia sofrido média de 64,2 pontos por partida, dessa vez não segurou a pressão e voltou a sofrer a média acima de 80 pontos do Rubro Negro no NBB. Coube ao ataque ganhar essa partida.


O JOGO

José Neto escalou Herrmann de titular. E o primeiro quarto foi de Marquinhos com dez pontos e Laprovittola com sete, na vitória Rubro Negra por 21 x 17.

Já o segundo foi bem ruim, apesar da cesta inicial de três de Marquinhos, o Palmeiras arrumou a defesa, calibrou na linha de três pontos e abriu 13 x 03 no quarto para virar o jogo. Terminando o primeiro tempo em 43 x 37.

O Flamengo se equilibrou na defesa e contava com bolas furiosas de Marquinhos e Benite no terceiro quarto. O jogo ficou equilibrado, o Rubro Negro cortou a diferença e levou um empate pro quarto derradeiro: 65 x 65.

O quarto final foi emocionante. Herrmann cresceu nos momentos decisivos e colocou o Flamengo com 85 x 80. Empurrado pela sua torcida o Palmeiras cortou para um ponto e ainda teve a chance de virar o jogo com uma bola de três, porém Gianella errou faltando poucos segundos após o time Rubro Negro ter estourado os 24 segundos. Laprovittola na sequência sofreu falta, foi pro lance livre e garantiu o placar final: 89 x 85.

20 comentários:

Marcelo disse...

André, o Nico teve 11 rebotes mesmo, ou foram assistências?

O que me chamou a atenção negativamente nas estatísticas da partida foi a grande concentração dos pontos em Marquinhos, Benite, Nico e Hermann. Os demais pontuaram pouquíssimo. Pior que isso foi o número enorme de erros cometidos. Acho que foram mais de 20! Não dá pra errar tanto assim, é raro vencer com tantos erros.

Marcos disse...

Estive no ginásio de novo, chapa quentíssima. Muita pressão, muito tenso. Diferente do jogo com o Pinheiros, o time jogou muito mal, 22 erros e um tipo de marcação em que havia troca entre os grandes e pequenos, que nunca dava certo. Não entendi porque o Neto insistiu tanto, não marcou uma zona para jogar a responsabilidade para o lado deles. Valeu ontem somente pelo espírito dos jogadores e pela alegria de ver a cara de bobo dos palmeirenses no final. Rs . Ganhamos as últimas 5, estou confiante Abs, Marcos

Ninho da Nação disse...

Corrigido, Marcelo. Obgd

Antônio Neto disse...

Marcelo, foram 11 assistências e não 11 rebotes mesmo. E sobre a concentração de pontos, eu vejo como algo normal, estamos com uma rotação curta e o nosso pivô principal não fez uma boa partida.

Sobre a rotação, penso que é algo que o Flamengo deve analisar melhor para a próxima temporada, vejo o time com pouquíssimas opções nesse aspecto, o Felício continua prometendo muito e produzindo quase nada, Gegê é apenas razoável na armação e ponua pouquíssimo, já os garotos da base não é nenhuma surpresa atuarem tão pouco, são de uma inutilidade impar.


Anônimo disse...

Defitivamente uma noite em que o time nao esteve bem. O 2o quarto foi um show de horrores. Valeu pela superaçao.
E que fantastico a transmisso da Liga pelo site. Que salto!!
Abs. Marcel Pereira

Jose Carlos disse...

Não entendo o trabalho de base do Flamengo. Em 3 edições do LDB o time foi campeão em 2 e chegou a fase final em 1 e não revela NENHUM jogador. O mais razoável é o Chupeta, que não tem basquete nem pra ser reserva. Enquanto isso os demais times, como Pinheiros, Franca, Minas e Bauru revelam jogadores a balde. O Flamengo na próxima temporada precisa repensar seriamente esse trabalho de base para passar a formar jogadores. Quanto ao adulto, o time tem que ir ao mercado, opções tem aos montes: Gérson, Léo Meindl, Lucas, Balkmann, Emmet, Coelho, etc... Tem que trazer ao menos 5 jogadores e manter a base atual pra pensar em títulos, pq Bauru hoje tem uma rotação melhor que a nossa. Hoje no Flamengo Felicio, Gege e Marcelinho não conseguem suprir a ausência dos titulares.

Barreto disse...

Antônio Neto

Já venho falando da deficiência do Flamengo na rotação há algum tempo, bata ver os meus comentários anteriores. Não temos rotação para manter a qualidade do time nas posições 1,2(os outros disponíveis não são especialistas) e 5. este é o dever de casa urgente pára a próxima temporada, mesmo que saiamos vencedores no NBB 7, LDA ou ambos. Quanto aos garotos da base só posso dizer que são inúteis porque não jogam e nem posso avaliá- los porque não jogam

Barreto disse...

Corrigindo os meus erros no comentário anterior:

Antônio Neto

Já venho falando da deficiência do Flamengo na rotação há algum tempo, basta ver os meus comentários anteriores. Não temos rotação para manter a qualidade do time nas posições 1,2(os outros disponíveis não são especialistas) e 5. este é o dever de casa urgente pára a próxima temporada, mesmo que saiamos vencedores no NBB 7, LDA ou ambos. Quanto aos garotos da base só posso dizer que são inúteis porque não jogam. Por este motivo não dá nem para avaliá-los tecnicamente.

Anônimo disse...

José Carlos

Realmente opções no mercado são muitas e as suas sugestões são ótimas. Resta saber como vai funcionar o patrocínio incentivado para próxima temporada que há 2 anos leva quase 4 meses para a grana entrar causando atrasos prolongados nos salários. Isto não pode acontecer novamente. Não sei qual será a solução a ser adotada pelo Vido/Póvoa.

Antônio Neto disse...

Barreto, eu também se não me engano já tinha comentado isso outras vezes. Não sei como está a situação contratual de cada um dos jogadores, mas eu faria um esforço para manter o quarteto Laprovittola-Benite-Marquinhos-Meyinsse e dispensaria o resto do elenco, contrataria um "senhor" 4 mais 3 peças ou 4 peças para a compor elenco. Fazendo um calculo meia-boca aqui, só Herrmann (65 mil?) e o Marcelinho(80 mil?) já são quase 150 mil por mês, imagina só o que dá para fazer com esse dinheiro. Olivinha parece que tem contrato de 2 anos, eu tentaria uma troca pelo Marcus Toledo ou algum outro jogador, mas se não for possível ainda é um jogador útil.

E tenho a impressão que Leo Meindl e o Mata não continuam em Franca para a próxima temporada, imagino que a situação financeira por lá ainda não seja das melhores, de qualquer forma penso que o Flamengo deveria ficar atento a esses dois aí.

Barreto disse...

Antônio Neto

A minha opinião, em grande parte, coincide com a sua. Gostaria de fazer apenas algumas considerações:

1) Infelizmente a Patrícia Amorim em dezembro de 2012 renovou o contrato do Marcelo por 3 anos e, por isso, ele termina somente em dezembro de 2015, já com o NBB8 em andamento.
2) Ainda tenho alguma dúvida sobre a não renovação do Herrmann, pois vem crescendo nos últimos jogos. O Herrmann joga muito mais do que está apresentando no Flamengo e não foi por acaso que foi o MVP da última temporada argentina. Prefiro aguardar um pouco mais para ter uma opinião mais consistente.
3) Apesar da idade, acho o Olivinha um ala-pivot muito mais completo que o Toledo. Na minha opinião o Toledo não tem nível para jogar no Flamengo.Saindo o Hermann abriria espaço na posição 4 e os meus preferidos seriam ou Cipolini ou o Gruber.
4) Não podemos esquecer que além de contratar jogadores para a rotação de armador e pivô, precisamos também de um outro jogador para revezar com o Benite.

Abraços

Anônimo disse...

Caro Barreto, a algum tempo atrás (seu comentário está na matéria - sexta-feira, 1 de agosto de 2014 - Walter Herrmann fecha com o Flamengo por um ano) vc mesmo falou que o Flamengo não poderia abrir mão do Marcelinho, pois era um craque e ídolo da nação, hoje 6 meses depois o cara não presta e vc tem dúvida se a diretoria tem ou não que renovar com ele, desculpa amigo, mas sua opinião muda muito rápido, sem contar que são todas na base da emoção.
Falei na época que o time precisava de um 5 e vc foi contra, falou que não haveria a necessidade, hj estamos todos vendo que precisamos SIM de um 5, mesmo que fosse o Baby.
Em relação ao time, volto a dizer que todo o time que está ganhando chega uma hora que precisa se reinventar e aprender a jogar diferente, todos diziam que o Bauru não iria dar liga, que o elenco do Flamengo era melhor e etc... hj muitos dizem o contrário.
São por pensamentos assim que o time de futebol está onde está, o Herrmann não desaprendeu a jogar, apenas precisa de adaptação, como aconteceu com o David Jackson, hj arrebentando no Limeira.
Se for para trazer qualquer um desses jogadores acima, é melhor ficar com os nossos, para trocar o Herrmann por um outro estrangeiro, que seja pelo Shamell então, se for para não renovar com o Marcelinho (como reserva 6 ou 7 homem) que traga um que vá fazer a diferença, o cara que foi o destaque do Flamengo nos jogos da NBA, ele só precisava passar pelo que passou (perceber que o Flamengo é maior do que ele, e que o time foi muito bem na sua ausência), ainda tem muita coisa para acontecer, mas isso não significa que precisa mudar o time todo, em relação ao banco, se você não coloca os jovens para jogar, como quer que eles apareçam?
São nas dificuldades que os verdadeiros "HOMENS" aparecem, e esses jogadores do Flamengo já demonstraram que ISSO ELES SÃO!!!
Precisamos apoiar e não criticar, é fácil apoiar qdo se está ganhando td...
Muitas coisas precisam mudar e a diretoria está fazendo o papel dela, do mesmo jeito que vcs estão olhando eles tb estão...

Anônimo disse...

Aliás, apenas corrigindo o meu comentário!
Você tem certeza que a diretoria não deve renovar com o Marcelinho pois está velho.
A sua dúvida é em relação a renovação do Herrmann, que para você e para muitos (inclusive eu) havia sido a melhor contratação do NBB 7.

Barreto disse...

Anônimo

Me baseio em fatos e dados. Sou da cartilha da estatística. D e6 meses até hoje seus números afundaram., inclusive com partidas com pontuação inferior a 5 pontos. Se tenho elementos concretos, baseados em números, mudo de opinião sem problema.
Além disso este episódio veio reforçar que o cara não tem o menor espírito de grupo. Utilizar fatos e dados está muito longe de agir com emoção. É pena que o seu contrato vai até dezembro pois talvez não tenhamos a oportunidade de fazer algumas contratações dese o início da temporada. Marcelo é o maior jogador de basquete do Flamengo assim como Zico é o maior jogador de futebol do Flamengo e nunca cometeu qualquer ato de indisciplina. Zico não joga mais. Vamos fazer uma festa bonita para o Marcelo. Acredito nesta diretoria.

Barreto disse...

Outro fato importante, já ia me esquecendo. Quem viu o jogo final da LDA, sabe qual foi um dos pontos marcantes desta vitÓria: a marcação do Benite no Jeremy Pargo. Fatalmente não teríamos ganho este jogo com o Marcelo em quadra. A não renovação do Marcelo é quase unanimidade entre os rubro-negros que acompanham basquete. A mudança na titularidade já deveria ter ocorrido desde esta época Não era uma decisão fácil. Vamos ver como o José neto se comporta agora.
SRN

Antônio Neto disse...

Barreto

Não tenho dúvidas que o Herrmann é um grande jogador, tecnicamente ė o melhor jogador do nbb, mas por outro lado é um jogador que devido a idade apresenta várias lacunas de jogo, no aspecto defensivo é um desastre, compromete quase sempre a transição da equipe e é soft demais na marcação, no aspecto ofensivo continua um jogadoraço, o drible e o arremesso ainda tem, mas pela falta de físico e agressividade muitas vezes ele encontra dificuldades para liberar espaço para um própro "chute". Minha opinião é que o Walter hoje é jogador para 10 ou 15 minutos e olhe lá, jogando 25 minutos ou 30 compromete bastante o equilíbrio do time.

Sobre o Toledo, penso que seria uma das melhores contratações que poderíamos fazer, ofensivamente é um jogador de regular para bom, não é um scorer como o Marquinhos ou Herrmann mas 10 pontos por jogo ele faz tranquilamente, já defensivamente é top 3 do basquete brasileiro, é um jogador bastante agressivo que sobra fisicamente durante o jogo inteiro, nesse aspecto me lembra até o Alex do Baúru. E olhando as estatísticas, é o vice-líder em roubos de bola, décimo primeiro com 5.95 rebotes por jogo, 11 pontos por jogo, vigésimo segundo no ranking de eficiência, enfim, os números parecem muito bons. Certamente com ele e o Benite ficaríamos com um defesa bem sólida.

Ruy Moura disse...

André. Tomara que você esteja certo em seu comentário e que o Marcelinho retorne "como um bom reserva pra manter o bom momento no campeonato". Afinal, graças ao Marcelinho fomos campeões do último Brasileiro antes do NBB 1, da Sulamericana e do NBB1. Estas conquistas não podem ser esquecidas e o Marcelinho ainda é um grande jogador que foi convocado para as últimas grandes disputas pela Seleção Brasileira. Torço para que o Marcelinho seja útil para o restante da temporada, independentemente da renovação do contrato. O mais importante é o Flamengo ser Campeão!

Anônimo disse...

André vc que certamente tem contato próximo ao Povóa, levante com ele a possibilidade de um sócio torcedor próprio para o basquete, não moro no RJ, mas ajudaria certamente... os recursos poderiam ser utilizados para que não houvessem mais atrasos de salários e para a contratação de reforços.

SRN,
Ferdinand Junior

Anônimo disse...

Fala, André!
Apesar de o time do SEP não ser essas coisas, no palestra ele é forte. Vitória importantíssima:
1. pelo jogo contra torcida;
2. para dar uma tranquilidade pré-La Plata;
3. Para mostrar que J. Neto tem o grupo;
4. Pro Marcelinho rever suas atitudes.
ET.: Achei fundamental a punição dada ao ídolo, superado isso, o capitão deve voltar ao elenco e ser dado o valor que ele merece.
E essa FIBA que não divulga onde vai ser o final 4...
SRN
Orlani Junior

Anônimo disse...

Corrigindo, pré-mar del plata