segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Brasileirão 2013: Flamengo 4 x 1 Criciúma


Foi a goleada mais sofrida dos últimos anos. Mas o que importa até o final do ano são os três pontos para fugir da zona do rebaixamento.

A sorte desta vez esteve ao lado da Gávea. Foram duas bolas na trave e uma bola perdida pelo Amaral. Se o time estivesse lá em cima era papo de sorte de campeão, mas dessa vez aceitamos uma sorte de não-rebaixado.

Jogo no final de semana, com ingressos mais baratos, a torcida compareceu em peso. Segundo o consórcio, foram 39 mil presentes, mas quem foi ao estádio atesta: tinha mais gente do que isso.

Após dois empates, Jayme conseguiu sua primeira vitória. Armou o meio de campo que considero ideal: Amaral, Luiz Antônio e Elias. Poderia ter escolhido o Carlos Eduardo ao André Santos.

(Jayme pode alternar esse quarto jogador. Contra o Curitiba o Carlos Eduardo pode ser o escolhido)

E outra vez jogando no Maracanã o Flamengo foi avassalador nos primeiros minutos. Conseguiu dois gols em confusão na área, lances típicos que o próprio Rubro Negro costuma sofrer dentro de sua grande área. Depois Hernane sofreu um pênalti e guardou o seu. São 41 jogos, 24 gols, 9 no Brasileirão.

Três a zero no placar, com um jogador a mais, só um desastre ameaçava a vitória. Mas os fantasmas de entregas recentes voltaram a apavorar a torcida quando João Paulo errou por duas vezes - no passe e na hora do corte, e Felipe saiu todo desastrado para repetir o goleiro adversário. Fez o pênalti e foi expulso.

E nem vi queda física, mas sim falta de atenção, dificuldade em manter a garra e a vontade. Quando esse time acha que joga mais do que realmente joga, o bixo pega.

Pronto, torcida em pânico com um 3 x 1 no placar. 

No segundo tempo parecia que o Criciúma tinha um jogador a mais: anteciparam a marcação, dominaram o meio de campo diante de um Flamengo recuado e com a bola queimando no ataque. Paulo Victor fez uma boa defesa e cada bola na área era um drama.

Aí sim vi falta de perna para retomar o domínio no meio de campo, antecipar a marcação e também, assumindo essa função de esperar atrás da linha que divide o gramado, ter quem arme contra-ataques.

(As vezes cobra-se mais do que esse time pode oferecer. Esse Flamengo hoje não vai dominar por inteiro um jogo. Vai ter seus momentos de pressão, principalmente jogando em casa, vai conseguir seus gols e depois vai recuar e jogar como time pequeno mesmo. Que segure então na raça)

As substituições do Jayme, André Santos para entrada do Paulo Victor e depois do Cáceres no lugar do Luiz Antônio, que não vinha bem, foram decisivas para o time não sofrer tanta pressão, apesar de não ter conseguido se impor jogando em casa.

O gol do Elias, que também fez uma partida bem abaixo - andava, por vezes, foi um alívio.

Preocupante a saída do Samir. Tudo que o Flamengo não precisa agora é voltar a levar sufoco nos cruzamentos.

Melhor do jogo: Paulinho. Fez de tudo: voltou pra recompor o meio de campo, ajudou na cobertura do João Paulo, dribla fácil e desafogou o time na pressão. Se treinar finalização, pode virar um brilhante jogador.

9 comentários:

Anônimo disse...

Meio campo ideal??? 3 volantes??? Sem saída de bola. O Amaral não sabe passar só sabe marcar. Luis Antônio só sabe correr na vertical pelo lado direito se for lançado na velocidade e o Elias como terceiro homem joga com muita dificuldade. Olha o que aconteceu no primeiro tempo quando o Flamengo tentou tocar a bola, deu um monte de oportunidade para o Cricíuma. Olha o que aconteceu no segundo tempo, não conseguiu puxar contra ataque. Paulinho recuava mais que os 3 volantes que não sabiam sair para o jogo.
Com esse esquema o Flamengo vai depender de uma pressão inicial como ontem e falhas da defesa gritantes do adversário, dois gols de escanteio.
Se quer jogar com 3 volantes tem que tirar o Luis Antônio e colocar o Carceres que toca melhor a bola.

Ninho da Nação disse...

Cáceres tem um péssimo toque de bola, erra passe de meio metro.

Só está no Flamengo por ser um estrangeiro. Fraco. Sou mais o Luiz Antônio mesmo.

O meio de campo esteve abaixo da crítica ontem porque o Elias estranhamente não se movimentou muito e Luiz Antônio esteve mal.

São três volantes, um fixo e dois que saem pro jogo. Não vejo porque tanto escândalo.

DAVID disse...

O Cáceres ajuda muito na bola aérea e marca pesado, mas realmente não acerta um passe e drible além de não saber chutar.

Anônimo disse...

Problema do Cárceres não é o passe, é ser pressionado porque ele é lento e quando fazem pressão nele, ele tenta girar a bola e acaba perdendo e não erro de passe, ele só erra passe longo.
O Luiz Antônio só sabe carregar a bola, ontem saída de contra-ataque foi zero e o time não conseguia tocar a bola com 11 contra 10. Contra o Botafogo o time foi muito melhor que ontem. Com esse meio campo o Flamengo vai ficar dependendo de defesas legais como esta do Cricíuma.
Dizer que Amaral, Luis Antônio, Elias e André Santos como meio campo ideal é nivelar por baixo.
Neste caso é até melhor botar o Luis Antônio de lateral direito e puxar o Léo Moura para o meio, jogando onde o Luiz Antonio tenta jogar.

Ninho da Nação disse...

Ontem o meio de campo foi abaixo da média porque o Elias esteve mal.

Na quarta contra o Botafogo o trio Paulinho, Cadu e Luiz Antônio se movimentou bastante.

O Elias bem, puxa o time com ele.

Quando entrou o Cáceres, ele deveria ter avançado mais para ajudar o Paulinho e o Hernane. Mas ficou perdido, andando no meio de campo.

Anônimo disse...

Alguém sabe se é verdade que o Brocador foi vendido para o time do Zico e se o Fagner do Vasco está acertado com o Mengão.
Além disto, a transmissão do PFC disse que o Mengo está praticamente fechado com um meia...
Aguardo comentários.

Anônimo disse...

o anonimo eu sou de sp esse meia pode ser o valdivia, no palmeiras falam que ele não sai agora mais não dão certesa e essa do fagner é novidade

Marcelo disse...

Valdívia só pode ser piada... De muito mal gosto.

Um detalhe do texto me chamou muito a atenção. Isso de que "tinha mais gente" do que o anunciado pelo consórcio é muito grave, hein... André, vc tem alguma informação a mais sobre isso? Existe alguma desconfiança?

Anônimo disse...

marcelo não é piada não e ainda mais tão falando que tão querendo comprar. em sp só se falou nisso semana passada