quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Copa Sul-Americana: Flamengo 0 x 4 Universidad de Chile


E não era bravata. O técnico do Universidad de Chile chegou dizendo que seu time era favorito e falava a mais pura verdade. Meu Deus, foi um baile e uma aula para o Flamengo de como se joga uma competição Sul-Americana fora de casa. Massacre mesmo.

O time chileno é bem mais fraco que do ano passado, mas é um time bem montado, organizado, ataca e defende em bloco e soube explorar o ponto fraco do Flamengo que é a saída de bola. Desde o começo a marcação-pressão era intensa, e o mais incrível que foi até o final assim, sem trégua. Levamos de quatro e ficou barato.

Ficou claro a falta de interesse dos jogadores. Quiseram evitar a fadiga de uma viagem pro Chile em pleno fim de temporada. Uma vergonha para torcedor que foi ao estádio. Uma humilhação para o Clube.

É fato que o Flamengo perdeu mais uma chance de ganhar experiência em competições sul-americanas. O time precisa criar a rotina de disputar esses torneios, jogar com mais afinco e não tratando como um fardo pesado. Ano que vem possivelmente esse time vai disputar a Libertadores, espero que tenham aprendido.

Luxemburgo apesar do baile e de não ter um time nada confiável até hoje, mandou bem na entrevista coletiva e jogou a bomba no colo dos jogadores: a responsabilidade aumentou e domingo é decisão. Já que os jogadores abdicaram de uma competição internacional, terão que buscar o título brasileiro.

9 comentários:

Marcio disse...

Amigo André, concordo com quase tudo com o que você falou. Os jogadores foram de uma irresponsabilidade imensa com a instituição Flamengo. A maioria não tem amor a nossa camisa e a nossa história. Agora isentar o ultrapassado Luxemburgo, isso eu não farei. O elenco que não é nada confiável, foi ele quem montou, inclusive vetando Adriano, Borges e Love. Pediu a manutenção de Fernando, liberou Egídio, hoje bem no Ceará e Marquinhos, bem no Vitória.
Taticamente, tomou uma aula de futebol moderno e coletivo. Totalmente previsível, nada muda a cada jogo, sem qualidade nenhuma no meio campo, R10 isolado na esquerda e Thiago Neves na direita.
De intelectual, só tem o óculos.

MBomfim disse...

Faço minhas as palavras do Márcio. Além da falta de compromisso dos jogadores ficou evidente a limitação coletiva do time. Não há padrão tático!! O Luxemburgo tá ultrapassado, precisa reciclar conceitos. O futebol mudou...exige marcação pressão, time compacto e determinação o tempo todo! O time não tem isso e sobra isso aos nossos adversários nessa reta final. Infelizmente.

Abços e vamos dormir com esse barulho.

MBomfim disse...

André, belo trabalho... Vc disponibiliza mais informações que o próprio canal do clube. Gostaria de fazer uma pergunta ao Alexandre Wrobel, creio q vc tem mais condição de fazê-lo. Olhando o video sobre o andamento das obras (Link : http://www.youtube.com/user/equipesiteoficial#p/u/4/R_qBV7erwyE), q por sinal estão a todo vapor, não pude deixar de notar que o terço final (próximo ao final do terreno), do chamado modulo 17 ( no video já aparece com as vigas e pilares), não apresenta fundação nem qq estrutura como nas outras partes, apesar da delimitação com o cercado branco). Trata-se de uma area especial do modulo 17? Pq não há indicios de obra por lá?

Obrigado e Parabéns.

Elton disse...

Pra mim (tirando o orgulho ferido por uma goleada) não foi de tudo ruim. Não correremos o risco de vermos o Butinelli em campo (maior possibilidade de ver o Thomas ou Adrian). Evitaremos viajar para o Chile com jogadores principais (se o Ronaldo quebrar o pé lá no Chile, o gênio do Luxa merece morrer).

Não concordo que o Flamengo não tenha padrão tático. Tem sim. O do Flamengo é o seguinte:
1. Não marcar pressão nem fazer blitz (como os chilenos fizeram conosco).
2. Marcar só cercando o jogador que tem a bola.
3. Não marcar jogadores que não estão com a bola, mas que podem recebê-la.
4. Não ser dinâmico. Não ter jogadas de ultrapassagens, tabelas e jogadas ensaiadas.
5. Não acertar nenhum contra-ataque.
6. Muitas vezes, não conseguir dominar bolas fáceis e dar passes simples.
7. Manter a posse de bola dando toquinhos para o lado, sem objetividade nenhuma. Já que a estatística é exibida na TV. Causando uma falsa impressão de domínio.
8. Não atacar em bloco. Atacar sempre com os mesmos 3 ou 4 jogadores. Não ter elemento surpresa.
9. Não dar mais de 5 chutes que exijam defesa do goleiro no jogo.
10. Contar com a sorte. Cruzamentos, bolas paradas, etc. Quando a sorte não veio, ficamos muito tempo sem ganhar.

É isso. Esse padrão tático se repete em todos os jogos, e o Flamengo executa muito bem. Só não é um bom padrão para ganhar jogos com autoridade.

Sinceramente, para mim, esse Flamengo de hoje é o que quase rebaixou, no ano passado, mais o R10, Felipe e Pirulito. O resto que veio é merda (digo no que estão jogando, não pelo nome, como TN7 e Junior Cesar). Por isso entrei neste Brasileiro sem a mínima esperança de classificar para a Libertadores. Se classificar é lucro. Mas agora pergunto: Vale a pena ir para a Libertadores e passar um vexame igual ao de ontem? Com este "padrão tático" é o que vai acontecer.

Abraço.

edu.rj disse...

culpa todos tem. começa pela diretoria q passou 3 meses tentando contratar um atacante e nao conseguiu (borges deu sopa um bom tempo e seu custo não chegava aos milhoes q seriam gastos c andre e kleber). luxemburgo tem culpa por manter no time jogadores como deivid, welinton, renato, wilians. esse último nao vem jogando nada já tem tempo, caiu na noite. ai eu pergunto, o adriano nao foi vetado por isso? cade o pojetu onde o imperador ñ se enquadrava?
e esse esquma c 3 volantes nao da. colocar o renato p armar time é brincadeira. ou joga como segundo volante ou nao joga

edu.rj disse...

tem q se pensar em 2012, ja. o mercado ja começou. por exemplo, dagoberto ta livre, nao renovará c sao paulo, so precisa pagar luvas e salarios. osvaldo, do ceara, tb é uma opção. precisamos, ainda, de um ou 2 zagueiros e um meia, sem contar no camisa 9. acho q o love eh obrigação, junta o dinheiro do andre, q não foi gasto, pois nao veio ninguem, mais o dinheiro p contratações em 2012 e contrata ele.
outro bom jogador p elenco eh o elias do figueirense, bom meia.
e ta na hora de fazer dinheiro c o wilians

disse...

Do 'bonde sem freio' do intermunicipal para 'bando bem feio' internacional. Desrespeito total com a instituição C.R.Flamengo. Um bando, além de tudo, caríssimo! É nisso que dá ficar mimando peladeiro-festeiro. Perder faz parte do jogo mas, fazer 'corpo mole' recebendo salários fora da realidade é um tremendo deboche. Cadê o comando? As 'divas' escolhem a competição que querem jogar? Falta seriedade no futebol do Flamengo. Decididamente o ex-Luxemburgo perdeu o rumo.

Paulo disse...

Corpo mole total ,esse jogo foi uma massacre histórico, falta vergonha na cara a esses jogadores e a essa diretoria omissa e imcopetente. Não ha jose mourinho que consiga solucionar isso.O willians andou em campo discaradamente e o Galhardo e wellington e duro aguentar. Acredito que o flamengo precisará se reformular para o ano que vem. Fica difícil , acreditar em mais um milagre do manto sagrado de novo.
abs,

fla_2010 disse...

"Após levar uma enfiada em campo, R10 busca consolo com cinco gatas"

"Para não ficar deprimido com o vexame internacional, ele pegou uns companheiros de time, convidou cinco gatas gostosíssimas e foi curtir a night. Afinal, ninguém é de ferro."

Jogadores fazem o que querem, jogam qdo querem e é isso aí... Diretoria agora diz que vai punir Airton.. ele foi o único a prejudicar o time??? e R10, Willians, Renato.. que andaram em campo????

E antecipação de $40 milhões aprovada pelo Conselho, com a conta do empréstimo ficando pra gestão seguinte.. Cadê o Cap. Leo, tao ativo no caso Zico????