Antes da sequência de quatro vitórias, Luxemburgo afirmou que para o Flamengo ser campeão seria necessário um aproveitamento acima dos 70%. Hoje o time tem esse aproveitamento, 70.4 %, mas existe um time com absurdos 92.6%.
Em 2006 o Brasileirão passou a ter 20 clubes, e nunca a média do campeão chegou a 70%.
2006 - São Paulo: 68.4%
2007 - São Paulo: 67.5%
2008 - São Paulo: 65.7%
2009 - Flamengo: 58.7%
2010 - Fluminense: 62.2%
Baseando-se na média dos 71 pontos para ser campeão, o Corinthians precisa agora de um aproveitamento de 55% - ou seja, de time que vai brigar por Sul-Americana, para ser campeão.
Já o Flamengo, vai precisar de aproveitamento na casa dos 59% para chegar aos 71 pontos, percentual próximo de quando foi campeão.
Claro que isso tudo é matemática, ainda terá a janela no meio do ano, a queda de rendimento. O importante pro time é manter a pontuação. O Corinthians perdendo fôlego, o Flamengo leva o título, caso contrário, leva a vaga da Libertadores.
2 comentários:
É muito improvável que o Corinthians mantenha esse ritmo por muito mais tempo.
Os únicos pontos que perderam até agora (dois) foram no empate com a gente no Engenhão, mas não desanimem, vão perder muito mais.
Time nenhum que começa tão engrenado se mantém em alto nível o tempo todo, até o final. Vão acabar degringolando em algum ponto e nós, que ainda estamos nos acertando, vamos chegar (assim espero).
SRN
Preocupar-se com pontuação e percentual antes do final segundo turno é bobagem. O importante é jogar bem no início, pois no final do campeonato é quase todo mundo igual. Retirando os times do meio de tabela ,que não brigam por nada, nas últimas rodadas é sempre "dente por dente e olho por olho". Não importa se o cara está lá no alto da tabela, sempre enfrentará dificuladade ao final do Brasileirão. Logo ganhar e jogar bem ( e não apenas somar pontos) agora no início é fundamental, porque o time que está mal provavelmente é presa fácil. E além do mais é isso que as galinhas pretas estão fazendo, time em crise eles metem a paçoca.
Postar um comentário