segunda-feira, 15 de maio de 2017

Brasileirão 2017: Flamengo 1 x 1 Atlético Mineiro


Em um jogo entre favoritos disputado de forma precoce, logo na primeira rodada, o Flamengo estreou no Brasileiro empatando com o Atlético Mineiro em 1 x 1 no Maracanã, que recebeu 50 mil torcedores.

Sem Diego e ainda sem Conca, o Flamengo enfrentou um poderoso adversário, que confirmou por que vem forte no Campeonato Brasileiro.

O Rubro Negro, pelo que passou dentro de campo, pode considerar o empate um bom resultado, em que pese ter criado várias chances e novamente ter pecado no arremate.

Foi sem dúvida o adversário mais duro dessa temporada. Era evidente que o Atlético, pelos talentos individuais, não ficaria apenas esperando uma jogada para definir a partida, permitindo ao Flamengo impor e fazer seu jogo como de costume: troca de passes, amassar o adversário e finalizar quase 20 vezes por jogo.

A equipe mineira conseguiu 55% de posse de bola, trocou 156 passes a mais e finalizou 13 contra 10 dos donos da casa.

Zé Ricardo optou por Matheus Sávio na função do Diego, com Éverton e Berrio e Guerrero na frente. O Atlético não se intimidou com o Maracanã lotado e partia pra cima do Flamengo, que tentava se criar com as jogadas em velocidade dos pontas, porém, sem a boa participação do apagado Guerrero, que não exercia o papel de pivô e não encontrava brecha para finalizar.

Na primeira finalização, sem querer, Matheus Sávio abriu o placar. Muralha fez apenas uma defesa, em cobrança de falta. Berrío poderia ter ampliado e facilitado as coisas pro Flamengo: pela direita, saiu da defesa, enfileirou e chegou na cara do gol, era só chutar e marcar um golaço, porém quis passar para Guerrero dentro da área e a marcação tirou. O peruano também teve uma chance e chutou para fora.

No segundo tempo o Atlético Mineiro iniciou melhor, mais perto da área e com a entrada do veloz Cazares, no lugar do lento Otero, tendo Elias ainda mais avançado, Fred de pivô e Robinho se movimentando, sufocaram o Rubro Negro. O empate era questão de tempo e veio em boa chegada do Elias na grande área. E por pouco, Vaz salvou em cima da linha, o bom equatoriano não vira a partida.

Faltou o Arão exercer esse papel do Elias, chegar no ataque com homem surpresa. Aliás, os volantes não estiveram em uma tarde inspirada e a diferença com os volantes mineiros ficou evidente.

Zé Ricardo tentou voltar a ganhar o meio de campo: colocou Trauco, entrando Renê na lateral. Pouca coisa mudou. Foi com a entrada do Ederson que o time começou a respirar e sair do sufoco. As saídas de Fred e Robinho aliviaram também a euforia mineira, e foi a senha para a entrada do Vinicius Júnior para tentar ganhar o jogo.

Em condições normais a opção seria o Rodinei, porém, com Pará suspenso na quarta, o treinador quis poupar o lateral-atacante-talismã.

Mesmo com um segundo tempo ruim, o Flamengo ainda criou chances com Ederson e Guerrero de forma inacreditável, entretanto o gol não saiu.

Agora é focar e garantir a classificação para as oitavas de final da Libertadores contra um novo San Lorenzo, agora vice-líder do campeonato argentino e em ótima fase.

Um comentário:

Claudio disse...

Foi um belo jogo, André. Para encarar esse time do Atlético-MG completo de igual para igual só mesmo com o Diego. Entrando também o Conca ai nós ficamos com um time superior ao deles.

Rafael Vaz fez mais uma grande partida. Nos salvou duas vezes. Berrío como sempre levou perigo. Nesse lance que ele vem driblando da defesa e chega na área do Atlético, ele não está assim tão na cara do gol e tem um zagueiro acompanhando o lance. No segundo tempo ele dá mais um belo passe para o lance em que o Éverton aí sim ficou cara a cara com o goleiro do Galo que tirou com os pés.

Foi um jogo que nos deixou ligados, atentos, preparados para enfrentar o San Lorenzo.

Boa semana para nós!

Vamos Flamengo!!!