sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O que esperar de Rômulo, o mais novo reforço do Flamengo


Após uma breve novela, o Flamengo anunciou oficialmente a contratação do volante Rômulo que, após quatro anos, deixa o futebol russo. Tem 26 anos e 1,87m, com passagem pela seleção olímpica e principal.

Em setembro de 2012, o atleta sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Após procedimentos cirúrgicos, precisou de uma nova intervenção em junho de 2013, o que o deixou de fora da Copa do Mundo de 2014. Ou seja, foram duas cirurgias em nove meses.

Depois disso foram duas temporadas sem contusão, mas jogando pouco. 2015 viveu seu melhor momento: entrou em campo em 20 dos 33 jogos do Spartak com média de 71 minutos em campo. Em 2016, por opção técnica, jogou apenas nove partidas e somente três de titular.

É o típico volante moderno, que marca bem e tem boa saída de bola. É forte também na bola aérea nos dois lados do campo. Conseguindo se livrar dos fantasmas das cirurgias, poderá ser um belo reforço.

Evidentemente que chega para substituir Márcio Araújo. É um belo upgrade na posição. Porém, é mais uma peça pro Zé Ricardo alterar seu esquema, se quiser jogar no 4-1-4-1, visto que não é volante de correria, para fechar as duas laterais. Não que o inominável fosse um exímio marcador, mas era uma das características defendidas pelo treinador mantê-lo titular.

Pra fechar os buracos, como bem salientou Joza Novalis em entrevista memorável no blog, a compactação, a defesa em bloco, deverá ser organizada para não precisar mais de um limitado volante velocista pra executar os cortes.

Ou seja: pode até manter o 4-1-4-1 para atacar, mas para defender vai precisar das duas linhas de quatro ou o 4-2-3-1.

É um ótimo reforço e que chega verdadeiramente para suprir uma lacuna do time titular. Precisa de cuidados médicos e uma estrutura para evitar novos problemas físicos, o que hoje no Flamengo não é mais problema, graças ao moderno Centro de Treinamento e profissionais capacitados.

Falta pouco pro Rubro Negro fechar seu time para a Libertadores. Além de ter mantido a base da temporada passada, o que é importante (chega de começar do zero a cada começo de ano), é preciso caprichar na contratação de pelo menos dois ótimos pontas.

Um comentário:

Guilherme disse...

Boa contratação.

Seja bem vindo Rômulo!!!