segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Brasileirão 2016: Atlético-MG 2 x 2 Flamengo


Durante a semana Rafael Vaz disse que o Flamengo faria seu melhor jogo no campeonato. E assim foi: pelo menos no primeiro tempo voltou a exibir o futebol que o levou a brigar pelo título, mas as substituições da segunda etapa fracassaram e o empate no final acabou sendo justo e até um alívio.

Depois de tentativas de usar um meia mais aberto e tendo atuações irregulares nas últimas partidas, Zé Ricardo voltou ao utilizar dois jogadores de velocidade nas pontas, e o Rubro Negro voltou a jogar bem, trocando passes e sem afobação nos cruzamentos.

Após superar a pressão inicial do Galo, que vinha de 12 vitórias seguidas em casa, o Flamengo equilibrou o jogo e dominou o primeiro tempo com 60% de posse de bola, 12 finalizações contra apenas quatro do adversário e 185 passes certos contra 122. O Rubro Negro abriu o placar, fechava bem a marcação impedindo as jogadas em velocidade, mas cometeu o terrível erro de não ampliar o marcador quando era superior taticamente aos donos da casa.

O Atlético Mineiro briga pelo título mais pelo talento individual de seus jogadores do que pelo trabalho do Marcelo Oliveira. Para a segunda etapa entraram Luan e Pratto. Com Robinho centralizado e na base do abafa e de uma velocidade desorganizada, o time mineiro bateu de frente com um Flamengo mais lento na recomposição e sem conseguir segurar a bola no meio de campo, graças às substituições do Zé Ricardo.

Justiça seja feita: Allan Patrick já cumpriu bem esse papel de entrar no segundo tempo, jogando até mais aberto, prendendo a bola e criando boas jogadas no ataque. Foi assim contra o Vitória, Palmeiras e Cruzeiro. Entretanto no sábado entrou mal demais, não sentiu a fervura que o jogo estava.

A lentidão do meio de campo aumentou com a entrada do Émerson. Aí não consigo respostas para esta opção pela terceira vez seguida. Maldito gol contra o Palestino que o ressuscitou.

Com o Atlético Mineiro todo no ataque, Zé Ricardo procurou mais manter a posse de bola do que aproveitar o espaço que o adversário estava dando enquanto atacava em busca do gol de empate. É um ponto a ser revisto.

Além da boa atuação do primeiro tempo, a outra ótima notícia foi ver Guerrero novamente tendo atuação destacada - a segunda seguida. Fez o gol quando ninguém mais esperava e manteve a esperança do heptacampeonato.

Isto tudo porque o Palmeiras perdeu sua invencibilidade neste segundo turno ao ser derrotado pelo Santos. Contra o Sport o líder nada jogou, mas venceu. Agora começa seu sequência pesada: Inter em casa, Atlético Mineiro fora e Botafogo em casa. Se continuar jogando essa bolinha, as chances de perder o título são grandes.

O Flamengo enfrenta o Botafogo e depois enfrenta o América-MG e Coritiba. É a hora de cortar vantagem e passar à frente!

Todos ao Maracanã no sábado.

Um comentário:

João Paulo disse...

Vi muita gente comparar o time de 2009 com o atual. Primeiro que aquele foi campeão nacional. Segundo que aquele fez partidas espetaculares fora de casa, atrás dos três pontos contra o Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians. E, em casa, contra Fluminense e São Paulo. E soube aturar a pressão do Grêmio, saindo na frente, na rodada final. O time atual, não venceu um único grande paulista, aliás, isso não acontece desde agosto do ano passado. O time atual tem um elenco muito inchado, dos mais caros, totalmente desproporcional ao resultado obtido na temporada. Eliminado na Primeira Liga nas semi finais, não chegou nem a final do carioca, eliminado de forma inédita na segunda fase da Copa do Brasil, eliminado pelo Palestino do Chile na Sul- Americana (Palestino?). Mais uma temporada medíocre do Bandeira & Cia, mais um ano de supremacia paulista. E o ano que vem? Mais uma temporada de festa paulista? O Neto, Mário Sérgio, Caio Ribeiro e Ronaldo agradecem.