terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A EXOS dos esportes olímpico: projeto CUIDAR será inaugurado nesta quarta-feira na Gávea

O Flamengo está em vias de fato de assinar com a EXOS para o futebol, mas também não deixará os esportes olímpicos desguarnecidos.

Será apresentado nesta quarta-feira o projeto CUIDAR (Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atletas de Rendimento), semelhante ao EXOS, mas voltado para os atletas olímpicos Rubro Negros, às 11h, na Gávea.

Quem vai tocar o projeto é a Izabel Miranda Rolphs, professora Associada com Agregação pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e membro das comissões científicas do Mestrado em Ciências do Desporto, da especialização em Desporto de Crianças e Jovens e do Mestrado no Ensino da Educação Física e que durante oito anos liderou esse trabalho no Minas TC.

O projeto CUIDAR reunirá, em um centro de inteligência unificado localizado dentro da Gávea, todos os profissionais ligados às chamadas ciências do esporte dos oito esportes olímpicos que o Flamengo disputa.

O trabalho de unificar o conhecimento em prol do clube será realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de preparação física, fisioterapia, medicina esportiva, psicologia, nutrição, fisiologia, biomecânica, bioestatística, biomecânica e tecnologia esportiva.

Através de investimentos em recursos humanos e tecnologia, o centro irá promover atividades que propiciem a atualização, a capacitação e o aperfeiçoamento dos profissionais do clube nas práticas de treinamento de alto rendimento e formação de atletas, tendo como premissas a promoção da saúde física e mental, a prevenção e recuperação de lesões e o crescimento social e intelectual, culminando no desenvolvimento integral dos jovens atletas das equipes de base e de ponta do Clube.

Os recursos do projeto são oriundos da Lei de Incentivo Federal do Esporte (I.R.) e dos acordos com o Comitê Olímpico norte-americano e britânico. Além da ajuda financeira através da cessão de equipamentos, esses dois grandes comitês estudam usar esse Centro durante as olimpíadas.

Um comentário:

Gustavo Pereira disse...

Essa é a maior prova que competência não precisa de dinheiro abundante. É uma vergonha para o futebol do Flamengo assistir aos esportes olímpicos, com muito menos dinheiro, começar um projeto de estruturação desses mais cedo. Espero que tudo mude no futebol do Flamengo para 2016, não precisa nem olhar para fora, o melhor exemplo está dentro de casa, que é a gestão dos Esportes Olímpicos.