segunda-feira, 30 de novembro de 2015

O Flamengo não pode mais ser uma máquina de moer bons jogadores

O Flamengo na temporada passada contratou um dos melhores laterais do campeonato brasileiro de 2013: Léo, ex-Atlético Paranaense, vice-campeão da Copa do Brasil e terceiro colocado no Brasileirão.

Em Curitiba jogou 43 jogos. Antes, pelo Vitória, atuou em 46 partidas, sem nenhuma contusão.

Chegou no Flamengo em janeiro de 2014 e disputou apenas 11 jogos, depois passou por uma cirurgia no tornozelo direito e nunca mais voltou a ser o bom e veloz jogador dos tempos de Atlético Paranaense.

Agora o clube está com tudo sacramentado para novamente trazer outro bom lateral: Rodinei, da Ponte Preta, desejo de muitos clubes no Brasil.

Antes já havia contratado a sensação Marcelo Cirino, também objeto de cobiça de muitas equipes. Depois veio o Guerrero, sem críticas. Quem, no começo do ano, dissesse que o Rubro Negro teria Cirino e Guerrero no ataque seria chamado de maluco.

É capaz do Flamengo trazer mais uma porção de bons jogadores e correr o risco de novamente ter um ano fadado ao fracasso.

O problema está longe de ser falta de reforço, ou de ser a "pior equipe desde 2005". O fato hoje que o Flamengo é uma máquina de moer bons jogadores por falta de estrutura, comando e técnico.

Em entrevista ao O Globo deste domingo, Tite afirmou que o primeiro clube do Rio que tiver uma infraestrutura parecida com a do Corinthians e do São Paulo, de centro de treinamento, da logística de todo trabalho integrado (departamento médico, fisiologia, concentração, campos de treinamento) dará um grande passo.

Ter a EXOS como parceira na melhora da performance dos jogadores e na montagem da estrutura do CT será um grande passo. A contratação do Muricy - apesar de não ser o nome que me agrade 100%, de uma comissão técnica capacitada e inteiramente do clube e de um gerente que auxilie na intermediação entre jogadores e diretoria também serão fundamentais para o sucesso em 2016.

Dinheiro, reforços, bons jogadores, tenho certeza que virão, agora é preciso dar mais um passo. Espero que consigam.

2 comentários:

Humberto Sempre Fla disse...

André, um amigo meu me contou que o Flamengo esse ano numa semana inteira de treinamento livres treinou na quarta-feira apenas em um período e iniciando às 16:00hs.

Essa é a melhor maneira de fabricar vagabundos, jogadores desinteressados.

Imagina um jogador solteiro, no RJ, cheio da grana, com treino às 16:00hs.

Esse cara vai fazer o que na noite anterior já que ele pode acorda ao meio dia e ainda vai ter muito tempo para chegar no CT?

E quem aproveita um treinamento que começa a essa hora, sendo que tem o bate papo com o treinador, tem os alongamentos e, acho que no CT não tem holofotes?

O resultado taí: Flamengo cheio de jogadores que não jogam e mesmo assim sentem "dores musculares". E quem quer jogar, ser campeão, se sente desmotivado.

O Muricy pode dar um jeito nisso. Dizer que os jogadores do Flamengo não podem treinar dois turnos pq não tem lugar para eles almoçarem, nem descansarem é papo de preguiçoso. Todos têm carro, moram perto, podem se virar e construir uma cozinha para cerca de 30, 40 pessoas não é nada demais. Quem quer, se mexe, faz. Abraços.

Marco Antonio disse...

Eu vi no Sportv um programa que mostrava a cozinha no CT do Santos, bem simples, com uma mulher de nutricionista acompanhando as refeições dos jogadores há mais de dez anos. Ela disse que viu Robinho e depois acompanhou Neymar chegando novo e depois arrebentando. Tudo bem simples, prático e funciona!!! Time do Santos tá correndo bem.

O Flamengo pretende construir uma cozinha e um hotel cinco estrelas???
Faz o simples que funciona.