quinta-feira, 14 de março de 2013

Estadual 2013: Flamengo 2 x 3 Resende


É, parece que habemus crise.

Injustificável o segundo tempo do Flamengo pela estréia da Taça Rio contra o Resende. Levar três gols em menos de meia hora de jogo de um adversário fraquíssimo não pode mais acontecer.

O primeiro tempo nem foi daqueles de encher os olhos. Mas tivemos alguns bons destaques como o Elias chegando mais ao ataque e chutando bem ao gol, o Hernane fazendo um raro papel de pivô para o segundo gol e deixando guardado o seu, a marcação pressão que forçava os chutões da defesa do Resende e claro, Rafinha, conduzindo o time pela direita com Léo Moura e caindo também pela esquerda.

Já Rodolfo parecia perdido. Entrou apagado e desmanchou o 4-3-3, visto que caiu mais pelo meio de campo que pela esquerda. Ibson também esteve mal.

Após dez dias de treinamento, esperava-se um Flamengo mordido a partida inteira, mas achou que a fatura já estava liquidada no segundo tempo. O ataque não fazia mais pressão na saída de bola, e o adversário que nem passava do meio de campo começou a ter liberdade para comandar a partida.

Com o Resende tendo mais posse de bola, aí quem se complicou foi a zaga. González falhou no primeiro, Alex Silva falhou no segundo e ninguém subiu no terceiro. O time, atônito, não reagia, apesar das entradas de Gabriel e Cléber Santana e depois da virada no placar do Carlos Eduardo. Teve uma pressãozinha no final, mas ficou naquilo mesmo.

A marcação anda falha apesar do trio de volantes que não marca ninguém. Lembremos lá trás do jogo contra o Vasco como encontrou facilidade para a troca de passes. Ontem só foram roubadas nove bolas o jogo todo, muito pouco.

Dorival vai mudando o ataque, a zaga, mas já pode começar a pensar em colocar dois volantes fixos ao invés de deixar apenas o Cáceres. Foi exatamente vendo esse jogo que o treinador do Resende jogou no segundo tempo e confessou ao final da partida.

Já escrevi isso aqui:

Um deles (possíveis testes para a Taça Rio) poderia ser na composição dos volantes. Dorival poderia jogar com Amaral e Elias (Cáceres) mais presos e um jogador mais avançado que se juntaria aos três da frente. Hoje só o Cáceres fica mais fixo e a cobertura das laterais fica prejudicada por que ele tem que correr de uma lateral a outra.

Mais dez dias para você, Dorival.

2 comentários:

Leonardo disse...

Exato!!

Hoje só Cáceres fica preso na marcação e é um jogador lento. Tem dificuldade de cobrir os dois lados do campo! Se vai ao ataque, demora a voltar. E isso só se agravou ontem, com a zaga formada por dois jogadores "pesadões"!

Anônimo disse...

Exatamente, ficam 3 volantes e o time nem ataca nem defende bem, mas o Dorival é muito teimoso, tem um esquema na cabeça dele e morrerá abraçado nele pelo visto!

Espero que ele faça o que você disse, ou eu desisto até esse cara sair...