sexta-feira, 1 de março de 2013

Edital obriga que dois clubes cariocas utilizem Maracanã

Logo após a vitória na eleição do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo enviou uma carta ao governador do Rio, Sérgio Cabral, tentando fazer com que fosse permitida a participação direta dos clubes na licitação do Maracanã, segundo informações da imprensa.

Como se sabe, o edital foi lançado e as preces, pouco incisivas do Flamengo, não foram ouvidas. A desculpa oficial do Estado é que caso os clubes participassem diretamente, poderia ter o risco do Maracanã virar exclusivo de um deles. Desculpa furada, está clara qual a intenção dos governantes.

Bastaria ter no edital que "caso os clubes do Rio desejarem participar da concessão do Maracanã, deverá ser feita em ação conjunta, vedada a disputa individual".

Pois bem. Eis que foi lançado o edital com uma cláusula surpreendente. Os clubes continuam fora da disputa, mas o acordo só terá validade se dois entre os quatro grandes times do Rio assinarem o compromisso para utilização do estádio.

Um artigo desta cláusula protege ainda mais os interesses dos clubes: caso o vencedor da concorrência não cumpra essa exigência em até 90 dias após a homologação do resultado, o governo pode fazer nova licitação ou convocar o segundo colocado da concorrência anterior.

Sem dúvida é um ponto positivo e até surpreendente. O Flamengo ganha ainda mais poder de barganha, sendo que a empresa poderá negociar contratos distintos entre os clubes tendo como uma das variáveis a média histórica de público.

É isso, o concessionário será obrigado a fechar contrato com, no mínimo, dois clubes, ou perde a concessão. O vencedor não poderá simplesmente colocar suas cartas na mesa e impor suas condições. Fla e Flu, unidos, ganham poderes decisivos para que se negocie um belo contrato.

Dia 11 de abril é a data para as propostas serem habilitadas.

Mas esse processo que vai culminar com a privatização é um escândalo. O estado reforma o imóvel e depois passa a iniciativa privada, que terá ainda que desembolsar uma bela grana para fazer mais reformas no complexo esportivo. O valor inicial da obra e o que foi consumido na realidade, chegando na casa dos R$ 930 milhões, é um escárnio, e está na mira do MP Federal, segundo matéria do jornal O Globo, veja aqui.

2 comentários:

JLD disse...

Em tese, nada impede que Botafogo e Vasco fechem contratos absurdos, só pra permitir que a empresa seja habilitada e impedir Fla e Flu de terem boas condições. Seria uma declaração de guerra muito improvável mas...

Luiz Filho disse...

É bom o Flamengo abrir o olho, porque o Vasco pode estar de olho nessa parada. E para eles se juntarem ao Fluminense só para ferrar agente, não vai custar.É também muito mais barato "pegar" o Maracanã do que reformar ou construir em São Januário.

por outro lado poderíamos ter nossa casa, sem essa de o Maracanã é nossa casa. Não é.