terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dada a largada para a nova gestão do futebol


Foi anunciada oficialmente a contratação de Paulo Pelaipe para ser o diretor executivo do futebol Rubro Negro.

Muitos nomes foram cogitados: Felipe Ximenes, Eduardo Maluf - estes dois já estão virando tradição e até Newton Drumont e Fernando Carvalho, ambos com passagem pelo Inter, todos nomes mais conhecidos e com menos rejeição, mas no final, por uma série de fatores, o escolhido foi o executivo do Grêmio.

Já disseram muita coisa boa e outras nem tanto, mas ficou claro que precisamos nesse primeiro momento voltar a vencer e foi contratado o cara que sabe montar times fortes e tem experiência no mercado em negociações. O pulso firme no comando do vestiário também deve ter crescido os olhos da nova gestão.

Claro, poderia ter vindo um Ximenes, com grandes projetos e não conseguir executá-los porque não saberia montar um time nesse primeiro ano pela pouca experiência e com escassos recursos.

Com Pelaipe dá pra ter um time forte, segurar a pressão e começar o trabalho profissional, até por que não depende exclusivamente dele, mas também da estrutura que está sendo montada. Não adiantaria contratar um profissional para tocar o futebol e largá-lo às moscas como já fizeram. Formam o Conselho Gestor do futebol: Zico, BAP, Godinho, Wallim e Bandeira. Com Pelaipe recebendo as diretrizes do grupo. Um sozinho pode errar, mas com um grupo é bem mais complicado.

Lá no Sul, o novo diretor de futebol do Flamengo comandava uma equipe com mais de 70 funcionários. Se conseguirem formar uma estrutura como essa por aqui, já será uma vitória, especialmente criando algumas funções como o "analista de desempenho", "observadores técnicos", "avaliadores técnicos", "treinador de fundamentos" e uma equipe de "Psicossocial".


*******************


De estranhar foi a recusa, até certo ponto lógica, do Wallim ao cargo de CEO. Tudo bem, não queria ser remunerado, mas não poderia ter avisado antes? Agora terão que correr atrás de gente do mercado para fazer a função tão importante no modelo proposto pela chapa vencedora.


********************


Eu, se fosse o Pelaipe, exigiria o fim das férias de Zinho e Dorival e já resolveria de uma vez o futuro dos dois. Ora essa.

2 comentários:

Marcio disse...

Wallim mandou indiretas interessantes. Disse, que Zinho entende mais de futebol que ele, e tem relatório de dispensas e possíveis reforços. Mas quer ouvir a "lógica" de quem sai e quem fica. Hunnnnn, quero ver, como será explicada a lógica de um contrato de 2 anos com Leo Moura, quando está visivelmente em queda física e técnica.
Minha opinião, pura intuição, é que a barca vai ser bem grande.

Flavia Mascarenhas disse...

Acredito que o Wallim já tivesse colocado essa questão antes e a busca pelo CEO já tenha começado há algum tempo, sem surpresas. O anúncio é que veio há pouco tempo. Esse pessoal é gabaritado e tem trabalhado em silêncio. Isso é um ótimo sinal.

SRN