terça-feira, 9 de julho de 2019

Basquete: Zach Graham é o novo reforço do Flamengo


O Flamengo anunciou mais um reforço para o basquete: trata-se de Zach Graham, ala-armador, 30 anos e 1,97cm.

O americano foi o segundo maior cestinha do último NBB atuando pelo Brasília, com média de 19,1 pontos por partida, atrás apenas de Kyle Fuller do Corinthians - 20,7 pontos por jogo.

Nos duelos contra o Flamengo, participou apenas da partida do primeiro turno, na derrota por 94 x 64, quando anotou 11 pontos.

Seu recorde na temporada passada foi de 33 pontos, na derrota contra o Bauru por 113 x 105, depois de duas prorrogações.

Após ser eliminado já nas oitavas do NBB, foi contratado para disputar a reta final do Campeonato Uruguaio pelo Aguada, e foi um dos responsáveis pelo título nacional, terminando com 21 pontos de média e 3,4 rebotes.

Anteriormente, jogou por duas temporada no Guaros de Lara da Venezuela e foi por duas vezes campeão da Liga das Américas, com direito a ser o MVP das finais na conquista de 2017. Em 2016 conquistou pela equipe venezuelana o título do Mundial de Basquete ao derrotar Fraport Skyliners da Alemanha, sendo o MVP e cestinha da final com 19 pontos.

Certeiro nos tiros de três, hábil, inteligente, infiltrador nato, jogador que decide campeonato, Graham chega como um dos melhores atletas do continente. Tem bagagem em competição internacional e sempre de forma relevante.

Ganha o Flamengo, que agora tem um atleta para dividir as atenções ofensivas com Marquinhos, que teve média de 15,4 pontos por jogo contra os 19,1 do americano.

No garrafão tem Leron Black, cuja média na Liga Argentina era de 15,8 pontos contra 12,3 pontos de Olivinha e Varejão com 11,7 nos playoffs.

Na armação: Balbi, que terminou com média de 10,2 pontos na fase de classificação e 11,8 nos playoffs.

Só nessa brincadeira, o Flamengo tem pelo menos seis atletas com números acima dos dois dígitos de média.

No entanto, é preciso considerar dois jogadores que na primeira temporada tiveram atuações bem abaixo do esperado: Deryk Ramos e Jhonatan Luz. Já ambientados na Gávea, a expectativa é de um Rubro Negro ainda mais forte na próxima temporada.

Na comissão técnica, Gustavo de Conti foi contratado com o currículo de ser o atual campeão brasileiro pelo Paulistano e tendo a missão de recolocar o Flamengo no topo, após duas temporadas sem conquistas. Logo no primeiro ano, já fez o Rubro Negro campeão brasileiro, o que ao mesmo tempo representa um alívio e um aumento de responsabilidade. Na Gávea, a pressão sempre será gigantesca.

Em termos de elenco, resta agora a definição da permanência de Anderson Varejão, cujo contrato encerra em setembro, considerando que devem apostar no jovem Pedro Nunes na armação. Restando ainda uma vaga de estrangeiro para uma necessidade extraordinária.

3 comentários:

João Paulo disse...

O Flamengo teve a melhor defesa e rebotes no NBB passado, contudo, obteve apenas o 3º melhor ataque, atrás do Paulistano e Franca. Com a chegada do Leron e principalmente do Graham, naturalmente aumentará o repertório ofencivo.
A preocupação passa ser a manutenção da super defesa, haja vista, nomes importantes com grande desempenho nessa função saíram do clube, Nesbitt, Rossetto, Crescensi. Já os que vieram tem o Pedro com apenas 18 anos, o Leron, um pouco acima do peso para sua altura e Zach conhecido por não marcar muito bem.
Eu nunca esqueço daquela formação dos sonhos que tinha Laprovittola, Marcelinho, Marquinhos, Hermmann e Meyinsse e que, logo quando os caras começaram a jogar dava a pinta que teriam dificuldade até pra ganhar o campeonato carioca. Foi a pior defesa e rebote do Flamengo nos últimos anos. Sendo que só lá bem no final da temporada de 2015 é que o José Neto se tocou e devolveu a equipe titular o Olivinha e o Benite, formando aquele, que pra mim foi o melhor Flamengo que eu já vi jogar, mas aí, a Liga das Américas já tinha ido pro saco.
Também duvido que o Deryk faça nova temporada tão decepcionante e aí, a gente pode ter recorrentemente a seguinte formação: Balbi, Deryk, Zach e Marquinhos – saraivada de bola de três full time.
Curiosidade: o Zach encontrou o Laprovittola no Estudientes de Madri na temporada 2015-2016. Os dois chegaram pra socorrer a equipe da queda pra segundona, mas fracassaram.

Cadu Rollo disse...

No papel, de fato, o time é melhor... mas a melhora de fato vai depender de como vão chegar Zach Graham e Leron Black. E também da renovação (e forma física) do Varejão ou a contratação de um substituto caso ele decida nao renovar...

As expectativas são altas. O técnico é bom e tem um trabalho sólido num elenco que manteve a base.

Lembrando que além do Pedro Nunes, chegou também o jovem pivô Matheus Maciel que estava na Espanha. Os dois devem fazer o mesmo movimento de jogar a LDB e depois subir pra reforçar o time principal.

João Paulo disse...

O time do Franca se reapresentou hoje 11/07, 33 dias após o término do NBB. A estreia no Paulista acontecerá em 01/08/19, daqui a 3 semanas.
Quando o Flamengo irá se reapresentar, a LDA começa em 17/10/19. É muito mais fácil sair na 1º fase desta competição do que na Sul Americana e aí lá se vai a principal competição. E a situação do Varejão?