quarta-feira, 6 de maio de 2015

NBB 2014/2015 - 5º jogo das quartas de final: Flamengo 98 x 64 São José


Esse é o Flamengo que a torcida se acostumou a ver. Se manter essa pegada, essa sintonia com a torcida, essa vibração, esse nível de competitividade, pode sonhar pelo título do NBB.

Na noite dessa terça-feira o Rubro Negro amassou São José por 98 x 64 e garantiu a vaga na semifinal contra o Limeira.

Com a classificação a equipe da Gávea manteve a marca de ter terminado todas as edições do NBB entre as quatro melhores.


DESTAQUES

Herrmann voltou a ser decisivo e anotou 20 pontos com 4/8 na linha de três pontos. Laprovittola terminou com 14 pontos, 9 assistências e 5 rebotes. Esse é o armador que merece a renovação, e não o argentino apagado da temporada. Até Meyinsse fez seu melhor jogo em tempos: 13 pontos e 10 rebotes.

Entretanto o grande nome foi o capitão Marquinhos, cestinha com 26 pontos sendo inacreditáveis 20 anotados apenas nos terceiro quarto. Um show!!


O JOGO

Sem as bolas de três, o Flamengo descobriu uma poderosa arma: o contra-ataque. Quando menos se esperava, lá estava Olivinha em baixo da cesta para anotar seis pontos e abrir 8 x 3. São José apostava todo seu jogo no garrafão com Caio Torres. Foi de lá que a equipe paulista virou a partida para 18 x 16.

Neto tirou até então a melhor arma da equipe, Olivinha, e entrou com Herrmann, que matou a primeira bola de três do Rubro Negro após seis tentativas para encerrar o período inicial: 21 x 18.

Com duas bolas de três seguidas, Herrmann, depois de assistência de costas do Laprovittola, colocou o Tijuca à baixo e no placar a maior vantagem: 30 x 28, obrigando ao treinador joseense a pedir tempo no segundo período.

Com 37 x 26 no placar, a arbitragem marcou erradamente falta de Herrmann na briga legal pelo rebote ofensivo e de Felício no Caio Torres na busca pela posição no garrafão. Neto se irritou, levou falta técnica e São José conseguiu cortar para seis pontos: 37 x 31.

Sem Caio Torres, que chegou a três faltas, Meyinsse se aproveitou para ampliar a vantagem e ainda aplicar um lindo toco pregando o Renan na tabela: 43 x 35.

Marquinhos saiu zerado da volta do segundo período, entrou Marcelinho que também zerou. Eis que volta Marquinhos para o terceiro quarto para exibir uma das maiores atuações de um jogador neste NBB em dez minutos. Foram 20 pontos, com 4/6 na linha de três pontos, 4/5 na linha de dois e sem cobrar lance livre.

O Flamengo amassou São José, vencendo o terceiro quarto por 29 x 10 e colocando 72 x 45 no placar.

No quarto final São José não sabia como reagir depois do massacre e via um time do outro lado disposto não apenas a vencer, mas convencer, a mostrar para tua torcida que esse elenco pode buscar o título. A fazer temer Limeira, que assistia de camarote seu próximo adversário na semifinal.

Marcelinho, Marquinhos, Meyinsse e Herrmann chegaram a colocar 37 pontos de frente: 87 x 50. O Flamengo encerrou o jogo com os reservas em quadra e o placar apontando em 98 x 64.

4 comentários:

Anônimo disse...

A vitória de hoje foi de lavar a alma.
São José ajudou, pois se desesperaram ao longo do 3º quarto, errando vários ataques atabalhoados.
De qualquer forma, não tira o mérito do Flamengo, que defendeu bem hoje. Benite foi mal ofensivamente, mas foi bem importante na defesa. Nossos 3 gringos apareceram muito bem.

Laprovittola é o termometro do time, pois quando ele está bem, consegue desarrumar a defesa adversária com os picks, deixando sempre alguém livre pra arremessar ou concluindo ele próprio.
Quando ele está mal, Meyinsse e Hermann aparecem bem menos, e ficamos dependentes só da individualidade de Marquinhos.

Hoje o cara fez chover no 3º quarto, mas não dá pra ganhar de Bauru e Limeira só com Marquinhos inspirado. Precisamos ter a mesma garra e aplicação tática de hoje.
Outro fator fundamental hoje foi a torcida. Foi lindo ver e ouvir a galera apoiando o time, e botando pressão no adversário. Lindo!
Vambora, Mengão!
Paulo Jr.

Gustavo disse...

A festa no Tijuca ontem foi uma das mais lindas que já vi no basquete. De parabéns a diretoria que organizou e, sobretudo, ao time. Para mim, não é surpreendente o que o time jogou ontem, com jogadores de altíssimo nível como o Herrmann, Laprovitolla e Marquinhos. Estranho é entender o porquê da oscilação na temporada inteira. Se o time jogar com a aplicação e sobretudo a concentração de ontem, não tem adversário no Brasil.

Bcb disse...

Vitória excelente no que foi provavelmente o melhor jogo do time pós Mundial.

Nem é necessário dizer que se tivesse jogado assim antes, teria ficado em melhor posição na temporada regular do NBB e teria muito provavelmente vencido novamente a Liga das Américas.

A questão é:qual Flamengo vai a Limeira?O de ontem ou que vinha se arrastando?

Ontem a defesa funcionou muito bem, a marcação dupla no Caio Torres e a movimentação intensa de todos os defensores nos propiciaram vários roubos de bola e diversos contra ataques.

Ontem o time foi intenso por 40 minutos, sem grandes oscilações, como ocorria na temporada passada.

Bela vitória.

Anônimo disse...

Quero dar os parabéns ao time de basquete do Flamengo pela grande vitória de ontem, e dizer que ontem o Flamengo foi Flamengo, esse é o time que estávamos acostumados a assistir, e que todos nós aprendemos a admirar e torcer (o verdadeiro time que orgulha essa nação), concordo com o comentário acima que esse foi a 1x pós mundial que o time jogou o que sabe, mas tb fizemos boas partidas contra os times da NBA, e devemos levar em consideração que dos 3 times que pegamos, apenas 1 não foi para os playoffs, e o que tivemos a maior derrota por pontos ontem venceu o que hoje é considerado o melhor time da NBA.
Que essa vitória sobre o São José sirva de motivação até o final do NBB, pois eles de novo perceberam que q a torcida do Mengão sempre esteve ao seu lado.
Os nossos jogadores não desaprenderam a jogar o fino do basquete, mas perderam aquela gana e vontade que tinham de conquistar td, pois já os fizera antes, mas uma coisa NUNCA deixaram de fazer e ontem fizeram muito bem, que foi continuar honrando o manto sagrado que vestem, e nenhum deles queria ter ficado marcado como o "pior" time do Flamengo até então.
E realmente como o Marquinhos falou, esse time não merecia.
Então VAMOS PARA CIMA DELES MENGÃO!!!