terça-feira, 31 de março de 2015

Sem nenhum apoio político, Flamengo luta por seus esportes olímpicos


Como os leitores sabem, restam duas licenças para o Flamengo começar suas obras de construção da arena multiuso na Gávea.

Devem saber também que na sexta-feira, dia 20 de março, o clube entregou o último pedido de complementação do projeto. Tratava de um recuo de quase nove metros que tomou cerca de 400 assentos da nova arena.

Pois bem, nessa segunda-feira o Iphan informou exclusivamente ao blog um breve histórico do processo: no dia 03/02/2015 o Instituto reuniu-se com os representantes técnicos do Flamengo para agilizar a adequação do pedido. O órgão afirma que esperou a protocolização da complementação por 40 dias pelo Flamengo. Como não obteve resposta e, diante de várias reclamações por e-mail que recebeu da torcida Rubro Negra para a conclusão do processo, devolveu o projeto à prefeitura, indeferindo o pedido no dia 18/03/2015.

(Nota do blog: segundo o andamento no site do Iphan, neste dia 18/03/2015 o projeto subiu para a Superintendência e não para a prefeitura)

Segundo o Instituto, "praticamente no mesmo dia o requerente (Flamengo) protocolou o material pedido". E que atualmente "já passou pela análise técnica e encontra-se em análise no Gabinete do Superintendente, sendo este o último passo".


*******************

Na semana passada, em matéria no jornal O Globo, o prefeito Eduardo Paes disse ser favorável à arena multiuso na Gávea. A direção Rubro Negra não se animou muito com a manifestação do prefeito.

A luta é dura: o Flamengo quer construir uma arena em terras olímpicas em prol do esporte, mas não consegue sequer apoio do poder público; quer renovar seu projeto de incentivo pro basquete, mas já sente um clima diferente com o novo secretário de esportes, Marcos Antônio Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral, que vetou anos atrás a arena para futebol na Gávea; sonha em formar uma equipe de vôlei, mas hoje não teria local pra mandar seus jogos.

Enfim, fazer esportes olímpicos hoje é coisa de herói, tamanha a dificuldade e burocracia que enfrentam aqueles que se aventuram.

Nenhum comentário: