sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Por rivalidade, Botafogo retira atletas e força cancelamento de provas olímpicas no Brasileiro de remo


Começou o campeonato brasileiro de remo, com as eliminatórias sendo disputadas nesta quinta e sexta e as finais no sábado e domingo.

Da programação original, três provas foram canceladas por insuficiência de barcos inscritos - são necessários no mínimo três por prova.

O Botafogo, que viajou com atletas para todas as provas e inscreveu dois barcos em todas as categorias, resolveu não manter a inscrição e tirou suas competidoras do Double Skiff Peso-Leve e Aberto e no Oito Com femininos.

Como só restaram os dois barcos do Flamengo nas provas acima, essas três categorias foram canceladas.

A explicação é simples: o Rubro Negro seria o favorito das provas, e o Botafogo, que busca o bicampeonato, resolveu retirar a inscrição para o Flamengo não ganhar os pontos nessas regatas.

Mais do que isso: tirou a possibilidade das próprias atletas alvinegras de disputarem ao lado da campeã mundial Fabiana Beltrame, ganhar experiência e seguir os passos do grande ícone do remo brasileiro.

O treinador alvinegro resolveu colocar suas atletas em outras provas, algumas terão que fazer turismo pela capital paulista porque não serão escaladas em mais nenhum outro barco, mesmo depois delas terem viajado para São Paulo e treinado durante a aclimatação nas provas canceladas. Segundo ele, "a derrota era certa".

São três provas olímpicas que foram retiradas da principal competição nacional do ano. O Flamengo precisaria de pelo menos um barco de qualquer outro clube para competir. Infelizmente não foi possível.

Fabiana Beltrame está às vésperas de um pré-olímpico e não poderá competir em seu próprio país na sua prova principal. O remo nacional naufraga há dois anos dos jogos olímpicos não apenas por culpa da Confederação, mas por atitude mesquinha de dirigentes esportivos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ela é filha do Beltrame bandeirinha, que nos deu o caneco em 2007 inventando aquele impedimento do Dodô (com 6 beques nossos dando condição KKKKK).

Agora só falta a Nação arrancar as grades e tirar o Bruno da cadeia.