domingo, 24 de agosto de 2014

Brasileirão 2014: Criciúma 0 x 2 Flamengo


Luxemburgo chegou aos 83,34% de aproveitamento. São cinco vitórias em seis jogos, 15 pontos, superior aos 14 do líder absoluto Cruzeiro. É um começo surpreendente e, para este blog, não esperado.

Tudo começou lá contra o Botafogo e a escolha pelo zagueiro Marcelo. De lá pra cá o Flamengo levou apenas dois gols. Só o Cruzeiro conseguiu uma defesa melhor: um gol. (Ano passado quando Chicão se machucou, Samir assumiu a posição. Agora é Samir quem perde a posição para um bom Marcelo)

Equilibrar o sistema defensivo era um dos primeiros passos para tirar o time da zona da desgraça. Diminuir as linhas e os espaços era o segundo. Mesmo com um ataque que, segundo o Luxemburgo, tem sido usado para cansar o adversário e a melhor dupla entra no segundo tempo para jogar 30 minutos e garantir a vitória. Sob essa perspectiva, o time pode mais.

Na vitória deste domingo, o Flamengo até poderia ter saído na frente na etapa inicial. Foram duas bolas na trave, boas jogadas e um domínio do jogo, sem permitir qualquer pressão do adversário diante de sua torcida.

Nem as estreias dos ex-Rubro Negros Souza e Cléber Santana levaram azar ao clube da Gávea. 

O segundo tempo começou ruim, mas a tradicional substituição e as entradas de Lucas Mugni e Eduardo da Silva permitiram ao Flamengo voltar a dominar as ações, marcar seus dois gols e finalmente terminar um jogo de forma tranquila, sem sofrimento.

Que continue assim então. O nível técnico do time titular pode ser pelo menos melhorado com as entradas de Paulinho e Elton no ataque nos lugares de Arthur e Nixon, nível série B. Mantendo no segundo tempo a dupla-trunfo do Luxemburgo, portanto.

Eduardo da Silva pode até jogar uns minutos a mais. Hoje o atacante tem média de 30,9 minutos por jogo. Sua média nos últimos cinco anos, segundo o Futdados, é de 39,7 minutos por jogo.

O Flamengo parece crescer na hora interessante: vésperas das oitavas de finais da Copa do Brasil e um começo de returno duríssimo pela frente, capaz de provar verdadeiramente o time do Luxemburgo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Me desculpa cade os parasitas dos ex presidentes vem falar na impren sa agora

Anônimo disse...

É só o futebol ir bem que as coisas no clube se acalmam. A oposição do clube apenas vive dos maus resultados do futebol, porque sabe que com o futebol indo bem, vai ser difícil derrotar a atual diretoria.

Anônimo disse...

Os resultados do Luxemburgo continua mostrando que o nível dos nossos treinadores é muito fraco. O elenco pode não ser para disputar título porque o Cruzeiro está acima de todos, mas não deve nada a ninguém, algumas equipes tem meias talentosos estabelecidos como Conca, D'Alessandro, Alex, mas mesmo assim a estrutura dos times são muito quadradas e estatíscas sem grandes movimentações.
Se o Flamengo manter o ritmo a pegada e aumentar a confiança do Mugni, o Canteiros ser o jogador versátil de meio campo, com a capacidade de trabalhar a bola do Eduardo da Silva e a movimentação do Evérton, do Paulinho a campanha do Flamengo vai continuar sendo boa, pena que o início do campeonato o Jayme não tinha capacidade de escalar e mudar o time corretamente e o Ney "Retranca" Franco é como disse o Rogério Ceni, o legado dele é ZERO, assim como no Flamengo, foi uma perda de tempo de 7 rodadas e muitos problemas no elenco e no clube. O mercado de treinadores está difícil, muito difícil.

Anônimo disse...

A melhora é clara. Antes o Flamengo perdeu pontos em casa que não podia perder (times como goias, bahia, figueirense e atlético-pr). Agora, contra esses times pequenos, está ganhando todas.

Porém, eu ainda considero essa sequência fraca. O único time forte era o galo, mas estava desfalcado de 6 jogadores.

Para escapar do rebaixamento é o caminho certo. Mas para G4, eu ainda acho meio utópico. Vamos ver contra o grêmio e o corinthians nas próximas rodadas, pois vitória e goiás, é obrigação de ganhar.

Um abraço.

Elton

DAVID disse...

O que mudou foi principalmente a postura dos jogadores.Jayme e Ney Franco foram demitidos porque foram engolidos pelos medalhões do time.Luxemburgo afastou alguns dos parasitas e tirou poder dos que ficaram e deu o minimo de organização.Esse time do Flamengo não poderia estar nunca depois do 8º colocado. O nível pra baixo é terrível.