quarta-feira, 26 de março de 2014

Dos mitos e monstros que a torcida cria e coloca na cabeça quando joga a Taça Libertadores


Depois desses dias incríveis com o título da Liga das Américas e a classificação para o Mundial de basquete, agora é a vez do futebol seguir o mesmo caminho.

Mas antes terá que se aventurar na semifinal do Estadual contra o Cabofriense. Jayme não deu pistas de qual a equipe vai escalar nesta quarta.

A verdade é que grande parte da torcida cobra time reserva no Estadual, mas se esqueceu que nunca antes da história de um campeonato carioca o Flamengo jogou tantas vezes com equipe A, B, C e mista.

É mais um daqueles mitos que a torcida coloca na cabeça e ninguém tira. Mais um daqueles monstros que inventam quando o Flamengo disputa uma Libertadores e que assusta todo mundo. Estamos chegando em abril e os jogadores só podem atuar uma vez por semana. Se a Libertadores durar o ano inteiro, capaz de só poder disputar um jogo por semana. Traumas do passado. Entendo.

André Santos machucou-se contra o Bonsucesso? Ora, Léo Moura se contundiu no treino. Vamos mandar todos os jogadores para casa para não correr risco de desfalque?

Se o Flamengo chegar na última rodada eliminado a culpa não será a falta de foco, o erro, agora, é outro. O erro foi o Jayme ter mantido o André Santos naquela tortura por 85 minutos na Bolívia. O erro foi o Jayme não ter gritado para o time se acalmar e segurar as subidas transloucadas dos zagueiros depois da virada contra o Bolívar no Maracanã.

Ou o Wallace caiu naquela trombada por focar demais no Estadual? Ou o Amaral foi expulso por ter priorizado o Carioca?

Dizer que o Flamengo não tem elenco para se classificar é outro erro crasso. Ou faz parte de mais um dos mitos que a torcida cria em Libertadores, quando adversários simples e comum formam um grupo da morte na cabeça do pobre torcedor.

3 comentários:

Luiz Filho disse...

Concordo, André. Como disse para o Mouta no Buteco, o Flamengo só precisa de duas coisas: se preparar melhor e jogar bola.
Conhecendo melhor ao adversário, ao próprio time, suas virtudes e possiveis falhas, irá jogar melhor, sofrer menos.
tem que se preocupar em funcionar melhor coletivamente e esquecer aos fantasmas.
Vamos jogar bola, rapaziada!

Anônimo disse...

Esse comentário não têm nada ver com tema abordado . O programa sócio torcedor do flamengo está muito de vagar ,será que não tá na hora de a diretoria contratar um profissional que realmente entenda desse programa de sócio torcedor? e outro para trazer patrocínio e parceiros , agora tá fácil de conseguir patrocinador com credibilidade que o flamengo conseguiu graças a nova diretoria.

Anônimo disse...

Erros individuais complicaram a campanha do Flamengo ajudada pela priorização excessiva do tcampeonato cartioca.
Léo Moura jogou carioca demais tem 35 anos tinha que ser mais poupado. André Santos jogou um jogo mixuruca contra o bonsucesso e se machucou. Elano então nem se fala com aquela história de que queria jogar jogos seguidos, faltou alguém chegar e falar que tinha que poupar para libertadores, resultado a situação está ruim. E o técnico ainda não conseguiu encaixar totalmente o time e utilizar melhor os jogadores nas suas posições.
Time para passar e conseguir ir longe na libertadores o Flamengo tem, mas...