quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um papo com Fabiana Beltrame, remadora do Flamengo

Fabiana Beltrame é a grande estrela do esporte na atualidade, é atleta do Flamengo desde o ano passado, foi a primeira remadora brasileira a participar de uma Olimpíada - Atenas 2004 e recentemente conquistou a inédita medalha de ouro na Copa do Mundo em Hamburgo.

Confira a conversa que ela teve com o blog, ela fala sobre doping, olimpíada, conquistas e Flamengo:


Você chegou ao Flamengo ano passado depois de um bom tempo no Vasco e algumas dificuldades, como salários atrasados. Como está a realidade de trabalho do Flamengo?

Cheguei no Flamengo no final de 2009 e fui muito bem recebida, seja pelas remadores, técnicos, diretoria e a presidente Patrícia Amorim, que como já foi atleta, apóia muito os esportes olímpicos. No Flamengo, raramente o salário atrasa e o clima é muito mais alto astral e o pessoal é mais unido.


O remo carioca, em particular, vive uma grande fase, com os principais remadores do Brasil competindo pelos clubes cariocas. O que falta ao esporte e em especial aos clubes do Rio?

Acho que os clubes do Rio contribuem muito para o crescimento do remo, por que investem muito. Mas acho que não só os clubes, mas a Confederação deve investir muito nas categorias de base e iniciação, por que eles são o futuro do nosso esporte.


O Flamengo vive grande fase, levou o Estadual ano passado, esse ano já venceu as três primeiros regatas, e ainda o Brasileiro Junior e Sênior, e ao mesmo tempo você disse viver a melhor fase da sua carreira, enfim, é uma combinação que tem dado muito certo, não?

Sem dúvida. Muito do que eu conquistei, devo ao Flamengo. Coincidência ou não, meus melhores resultados vieram a partir do momento que comecei a remar pelo clube e pretendo trazer muito mais vitórias.


Recentemente a Patrícia Amorim afirmou que os atletas olímpicos são mais disciplinados, dedicados e íntegros que os jogadores de futebol. Ela tem razão?

Não conheço pessoalmente nenhum jogador de futebol, nem nunca acompanhei o treinamento deles. Mas acredito que a nosso treinamento exija muito mais disciplina e dedicação. No futebol, em minha opinião, conta mais o talento, já no remo, o treinamento é que traz resultados.


Você levou a medalha de ouro na Copa do Mundo em Hamburgo. A ficha já caiu? Como foi a receptividade dos brasileiros? Você chegou a ir ao Faustão?

Quando cheguei aqui e fui tão bem recepcionada, a ficha foi caindo aos poucos. Teve uma repercussão muito boa e fiquei bem feliz por isso, já que isso divulga mais o remo. Não cheguei a ir ao Faustão, mas sei que ele chegou a mencionar minha conquista no programa dele. Fiz várias outras entrevistas, tudo em função da minha conquista.



A rotina dos remadores não é nada fácil. Eu fiz seis meses de remo e não aguentei a maratona de acordar de madrugada. Como funciona para você que tem uma filha e tem o marido que também é remador e tem a mesma rotina?

É uma rotina bem puxada, acordamos às 5h da manhã, a família toda e vamos para o clube. Enquanto nós remamos, a Alice fica com a babá. Depois do treinos, vamos pra casa, almoçamos, a Alice vai pra creche e eu volto a tarde para mais uma sessão de treinamento. Ter um marido remador facilita muito, por que temos os mesmos horários, o mesmo cansaço, enfim, a mesma rotina.


Você tem mais quantos anos de contrato com o Flamengo? Sonha em ficar até Rio-2016?

Meu contrato com o Flamengo é de um ano, mas é automaticamente renovado a cada ano. Nossa parceria deu tão certo, que pretendo ficar sim e competir nos Jogos Olímpicos do Rio, não só pelo Brasil, mas representando também a nação rubro negra, que me identifiquei muito e me recebeu tão bem.


César Cielo, também atleta do Flamengo, foi pego no exame antidoping. Você como atleta de alto rendimento, tem essa preocupação? Como é o controle antidoping no remo?

O controle também é bem rígido, pela Federação Internacional de Remo (FISA), mas não me preocupo com isso, por que não tomo nada, sem que meu médico diga que posso. Também não uso suplementos de linhas duvidosas e nem manipulados. Ninguém está livre de passar por uma situação dessas, por isso, todo cuidado é pouco.


O que você falaria para aquele jovem que está começando no remo?

Eu sou suspeita pra falar, mas o remo é um esporte lindo demais e muito saudável. Vale a pena investir numa carreira esportiva, ou mesmo só remar pra praticar uma atividade física. O que é melhor do que um esporte que podemos estar em constante contato com a natureza, no coração do Rio, com o Cristo Redentor nos abençoando todos os dias? Os Jogos Olímpicos de 2016 estão chegando, vamos treinar pra fazer bonito em casa.

3 comentários:

Marcio disse...

Parabens menina, a Nação Rubro Negra está sempre do seu lado.

Miguel Gonzalez disse...

Ao Remo Fluminense faltam 4 coisas ao meu ver: 1) A entrada do Fluminense FC no esporte para acirrar a rivalidade; 2) levar algumas regatas do Campeonato Estadual para o interior; 3) A FRERJ deveria incentivar escolinhas do esporte no interior; 4) A CBR deveria organizar um Campeonato Brasileiro Interclubes proibindo mesclar atletas de diferentes clubes num mesmo barco.

Si Beltrame disse...

Parabéns BIa!!!!! Bjoss