domingo, 10 de julho de 2011

9º Rodada do Brasileirão: Uma típica vitória de pontos corridos


Foi uma vitória típica de pontos corridos. Flamengo venceu o Fluminense por 1 x 0, quarta vitória consecutiva, segue na vice-liderança, tem o melhor ataque e não leva gols a dois jogos. Essa é a chave para se conquistar o Campeonato Brasileiro: ter uma excelente defesa, e hoje é a quinta menos vazada.

E não foi um bom jogo. Assim como contra o São Paulo, o aversário começou melhor, com Ciro infernizando Angelin e a zaga passando sufoco pra cortar a bola da área. Demorou para a marcação encaixar, e mesmo assim o adversário atacava com perigo. E lá no ataque o Flamengo não conseguia ameaçar.

Ronaldinho fazia uma boa partida, mas ficou isolado na esquerda sem companhia. Essa situação só mudou quando Deivis saiu mais da área para tabelar com Ronaldinho. Thiago Neves errou tudo que tentou, drible rápido não é a dele, os chutes de fora da área foram péssimos, mas é incrível a regularidade dele nas jogadas decisivas.

Na única boa jogada, passes certos e velozes, Thiago Neves encontrou Willians livre na área e fez o gol da vitória.

Segundo tempo foi um drama. E era o temor de todo mundo: o Flamengo não consegue matar o jogo. Luxemburgo foi até ousado, mesmo com Abel Braga colocando quatro atacantes, não aumentou seus homens de marcação, e olha que Airton já tinha um cartão, mas mudou errado.

Não dá pra entender o porquê do Renato ser intocável nesse time. O erro foi ter empurrado Ronaldinho pro ataque. Era só tirar o Renato e colocar Negueba, mantendo o Deivid na frente na frente, simples.

Negueba entrou bem, fez excelentes jogadas individuais, chegava à linha de fundo e só encontrava Ronaldinho dentro da área.

Atenção com Airton. Com ele no time já foram dois jogos sem levar gol, apesar das várias falhas de marcação hoje, é verdade, já levou dois cartões amarelos e só não foi expulso porque o juiz afinou legal. Airton não esqueceu os velhos hábitos errados, continua o mesmo.

E na zaga, Wellinton fez uma partida certinha, sempre naquele nível de chutões pra frente. Angelin que falhou em vários lances, não foi nada bem. Vamos torcer para que Alex Silva acerte de vez com o Flamengo nessa semana.

E por fim, quando Léo Moura vai voltar a jogar bola?

8 comentários:

Marcio disse...

Botinele reserva do Renato é o fim. Renato fez uma partida horrível, e mais uma vez não foi subsittuído. Me desculpem, nosso meio campo precisa de reforços, ou no mínimo a titularidade urgente para o Botineli. A saida de bola através de Willians ou Renato Abreu é péssima. O Flu cresceu no segundo tempo e o profexô só colocou o Botineli aos 35 min. Ótima campanha apesar das incoerências.

Rafael Sarmento disse...

Léo Moura vai voltar a jogar qd parar de afunilar o jogo pro meio e ir no fundo cruzar as bolas que recebe.

disse...

Ainda vamos aguentar mais umas rodadas com o volante-meia-não-sei-o-que Renato. Mais improdutivo impossível. Bottinelli já já ganha essa posição. Vitória importante num clássico, três pontos valiosos.

Erivaldo disse...

Não se iludam que o Alex Silva não entrará no lugar de Wellington. Ele barrará Angelim e a dupla de zaga vai ser Wellington e Alex Silva.
Não sei ainda qual a função de Renato no time, pois nem é volante nem meia; só atrapalha.
Luxa tem de ser mais corajoso e colocar o Botinelli no lugar de Renato, ou então um segundo atacante no lugar dele e fazer dupla com o centroavante, pois o Deivid sozinho não vai fazer nada.
Negueba entrou mas não tinha centro-avante par concluir as jogadas.
Falta pouco para o time se acertar. Só depende da teimosia do Luxa.

Marcio disse...

André, não concordo com o fato de o Welinton ter feito uma partida certinha. Ele é fraquíssimo tecnicamente, atabalhoado, e inseguro. Chuta todas as bolas para frente, algumas as quais poderia levantar a cabeça e sair jogando normalmente... Angelim fez o gol do Hexa e está para sempre na mente dos rubro-negros, mas infelizmente já deu a sua hora. Lento, perde todas as corridas contra os zagueiros jovens e velozes... Outro fato preocupante são as bolas levantadas na área do Fla, todas sempre ganhas pelo ataque adversário. Um atacante mediano como o Rafael Moura foi um perigo cada vez que o Fluminense ia a linha de fundo, quando pegar um atacante melhor cabeceador vai ser bem complicado...

Marcio disse...

Ao amigo Marcio do comentário das 13:43, p favor coloque o sobrenome ou apelido. Eu sou o Marcio do primeiro comentário que escreve aqui todos os dias, e concordo com tudo q vc escreveu, apenas para o caso do André saber para quem está respondendo. Abraços e SRN.

Paulo Hora disse...

sem ofensa, mas dizer que o Angelim foi muito mal é a situação típica de quem só vê melhores momentos.

Aquele drible da vaca foi a única falha dele.
Depois daquilo, tanto ele quanto o Wellinton conseguiram antecipar todas as bolas que o fluminense tentava enfiar pro ataque e pelo alto ganharam quase todas as bolas também.

o porquê do Renato ser titular me parece ser mais tático do que técnico(já que ele vem mal)

O Luxa deve enxergar uma formação em 4-3-2-1: Aírton na frente da zaga; Willians na direita;Renato na esquerda; e Ronaldinho e Thiago Neves livres para se movimentar e armar as jogadas(o Ronaldinho tende a cair mais pela esquerda)e com o Deivid fixo na área.

Essa função de volante pelo lado esquerdo talvez não tenha um reserva imediato.

Marcio Souza disse...

Ok. Primeiro Marcio, sou Marcio Souza. Desculpe pela confusão.
Tomarei cuidado nos próximos comentários!
Abraços e SRN!