segunda-feira, 7 de agosto de 2017

A demissão de Zé Ricardo, que não deveria ter saído sozinho como único culpado

Desde a eliminação da Libertadores o cargo do Zé Ricardo já balançava. Por mais que buscassem alguns fios de esperança, a execução nunca era a esperada.

A Arena da Ilha, sequência de jogos no Rio, reforços estreando, sempre a expectativa era de melhora, evolução, entretanto o ambiente se deteriorava a cada partida.

Voltando algumas casas: o time não encontrava mais o bom futebol desde quando faltavam 10 rodadas pro fim do Brasileirão, e terminou o ano empurrando com a barriga.

Friamente, dá pra contar nos dedos de uma mão quantas partidas convincentes o Flamengo fez neste ano.

O resumo da equipe no período Zé Ricardo foi: muita posse de bola, pouca agressividade, psicológico ruim, dificuldade em vencer jogo grande e, até certo ponto, organizada defensivamente - em que pese este quesito ter naufragado nas últimas partidas: o último jogo sem gol sofrido foi contra o Vasco.

É verdade também que por diversos jogos o Flamengo falhou clamorosamente na finalização. Perdeu gols certos, que poderiam ter aliviado a pressão da própria equipe e da comissão técnica.

Entretanto, quando alguma coisa vira rotina, significa que tem algo que não vem bem de forma sistemática.


*******************


Não via mais capacidade do Zé em extrair desse elenco o melhor futebol. O desespero de quem não enxergava mais modos de arrumar a equipe ficou evidente nesse domingo, na derrota para o Vitória em casa, quando utilizou um esquema ofensiva, com Trauco e Rodinei de laterais e ainda escalou Arão de primeiro volante, mesmo tendo Rômulo e Cuellar no banco.

Quando que Zé Ricardo utilizou Arão de primeiro volante logo de início em sua passagem pelo clube? Beirou a má-fé.

Inexplicável também foi a escolha do Geuvânio voltando de contusão, por exemplo, mesmo enquanto Berrío vinha bem jogo após jogo. Mesma coisa a estranha situação do Conca, que, mesmo sem Guerrero (um estrangeiro), não foi nem relacionado.

Evidente que o Zé não pode ser considerado o único culpado, por mais que tenha errado em insistir com jogadores ruins em detrimento de outros que poderiam mudar a dinâmica de um futebol engessado e sofrível, porém, é mais uma vítima do sistema fracassado do futebol Rubro Negro, liderado pelo Eduardo Bandeira, Fred Luz e Rodrigo Caetano que, entre erros e acertos, tem sido até o melhorzinho deles, sendo o único que, tardiamente, confrontou Rafael Vaz no vestiário pós-classificação dramática contra o Santos - sendo desautorizado pelo presidente em entrevista dias depois.

Quando o presidente é o vice-presidente da pasta, quando um CEO, que nunca discutiu questões táticas e técnicas do futebol dentro de campo e continua dando pitaco de forma inexplicável e quando Jayme ainda continua sendo membro da comissão técnica, significa que tem mais coisas erradas do que apenas o treinador.


*****************


Eliminado da Libertadores, sem chance de título do Brasileirão, restam ainda as duas Copas: do Brasil e Sul-Americana. O ano não está perdido, por isto é um erro já começar a pensar em 2018.

As opções pra comandar o Flamengo à nível nacional são péssimas e nenhuma chegará com unanimidade e apoio da torcida. Por isso o foco deveria ser um treinador estrangeiro. Não me convence argumentos de adaptação, que estamos no meio do ano, que não conhecem o elenco. O time Rubro Negro tem diversos jogadores conhecidos por todo o futebol mundial. O futebol brasileiro é vastamente estudado, basta ver o show que treinadores sul-americanos dão quando enfrentam times brasileiros nas competições estrangeiras: dissecam o adversário com tranquilidade.

A diretoria, infelizmente, deve procurar o mais fácil para ela: Roger. Que encaixa no mesmo perfil de jogo do Zé Ricardo: posse de bola, controle de jogo e falta de agressividade. Não o vejo como solução. O perfil que o Flamengo precisa hoje é de um técnico experiente, que passe confiança, que encaixe uma nova forma da equipe jogar, enfim, que tenha uma nova fórmula, pois, a atual, já está desgastada e ninguém mais aguenta.

Reinaldo Rueda seria o nome, se quisessem mesmo dar uma guinada e buscar algo novo, e não mais do mesmo.

4 comentários:

BARRETO disse...

Zé Ricardo começou bem, mas se perdeu quando teve que processar muitas variáveis com a incorporação de vários novos jogadores ao longo da temporada. Ele mesmo decretou a sua sentença quando escalou conta o Vitória um time que nem ele mesmo acreditava, mostrando que ele mesmo não tinha mais confiança no seu trabalho. Zé Ricardo era apenas um dos problemas do Fla juntamente com a ausência de um vice de futebol do ramo para coordenar a montagem do elenco que foi muito mal planejado. Foi dada prioridade na aquisição de meias e atacantes esquecendo-se do resto do time. Afora Ronaldo que não dá para afirmar muita coisa ainda , todos os outros volantes são medíocres ou medianos para quem pretende ter um elenco equilibrado. Vaz é muito fraco além de pretensioso, Pará é fraco, Juan já deu e Rever é muito irregular. Não foi por acaso que o Internacional emprestou o Rever sem criar qualquer dificuldade na transação. Rodolfo parece ser muito bom ,mas o seu histórico de lesões ainda me deixa em alerta.A maioria dos flamenguistas bate no peito para dizer que o elenco do Fla é ótimo. Na minha opinião está ainda distante deste patamar, muito embora esteja fazendo uma campanha bem inferior ao que poderia. Para se tornar o maior favorito para conquistar todos os títulos ainda tem muito dever de casa a ser feito. Somente a contratação de um novo treinador não será suficiente.

João Paulo disse...

Ainda tem a 1ª Liga. É sério o Flamengo ainda pode terminar o ano com 4 títulos. Mas é muito evidente que, o que a vida do Flamengo e de sua torcida pede hoje é um título dos dois campeonatos que já se foram. Como formação e sustentação de uma equipe forte eu preferiria que o Flamengo lutasse pra ficar entre os 4 primeiros do brasileirão a ganhar uma dessas copas. Dá mais consistência técnica chegar entre os primeiros no principal campeonato nacional do que repetir 2013. Queria muito ser o Renato Gaúcho comandando o Mengão, ele teria muito apoio dentro do clube. Vale esperar 2018.

Marcel Pereira disse...

Com Damião e não Vizeu, o Flamengo teria vencido Santos e Vitória. Os corneteiros que vivem dizendo que só a base salva, também são culpados. E Zé Ricardo é muito culpado sim. O Rodrigo Caetano deu jogadores de sobra para ele e ele não soube fazer um time...

DAVID disse...

Marcel Pereira, venho dizendo isso desde o começo do campeonato e muitos amigos meus me criticam.Perdemos pontos bobos onde poderíamos facilmente te r saído com vitórias. Hoje estaríamos cerca de 10 pontos atras do Corinthians e em 2º lugar.Acompanho a base e garanto que o Vizeu mesmo sendo jovem não tem nível pra jogar nesse elenco do Flamengo. Criticavam que o Damião tirava espaço dele no Flamengo mas mesmo não sendo uma maravilha Damião incomodava os adversários, cabeceava bem e trombava muito com a defesa adversaria. Vizeu não sabe cabecear , não dribla, é lento e tampouco sabe fazer um pivô. Vamos ficar sem o Guerrero uns 3 jogos fora quando ele estiver na seleção e vamos sofrer muito. Damião pediu para sair e não tinha como segurar um jogador insatisfeito mas o Flamengo deveria ter pensado numa troca pelo Potker ou num plano B.