terça-feira, 15 de agosto de 2017

A bizarra repercussão da chegada de Reinaldo Rueda ao Flamengo


A presença de Reinaldo Rueda à beira do campo na semifinal de amanhã contra o Botafogo é uma incógnita, porém, a única certeza até o momento é que a torcida está grande pelo seu fracasso.

Não surpreende o corporativismo exalado pelos treinadores, estão defendendo, de forma patética, sua reserva de mercado.

As críticas pela vinda do novo treinador do Flamengo apenas por ser um estrangeiro, beiram a confissão de que são incapazes de "ganhar" a disputa pela competência.

Temem de que sejam desinstalados de sua pobreza tática. De que surja uma nova forma de jogar, que não se limite a jogar por uma bola, como tem sido uma maneira muito comum que muitos times encontraram sucesso por aqui.

Ou: a qual treinador brasileiro, se diretor fosse, caro leitor, entregaria o elenco Rubro Negro após a demissão do Zé Ricardo?

Mais bizarro ainda foi ver que essa opinião se estendeu a parte da imprensa, que se ofendeu pelo Flamengo não ter dado oportunidade a um profissional daqui.

Em 15 rodadas do Brasileiro, 13 treinadores foram demitidos. Todos eram brasileiros. Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro, com elencos caríssimos, foram eliminados da Libertadores diante de adversários com orçamentos pífios. Zé Ricardo, Cuca e Micale, pelo que consta, são brasileiros.

Os técnicos gostam dessa rotina, se perfazem nesse ciclo, a novidade é jornalista curtir também.


********************


Não dá pra acusar a diretoria da Gávea de não ter buscado um profissional do Brasil, pois queriam inicialmente o Roger que, de forma pouco corajosa, ou não, recusou a proposta.

Não se sabe por qual motivo foram atrás do Rueda. Estilo de jogo? Forma de jogar? Busca por uma mudança radical? Ou somente por ter sido o último treinador campeão da Libertadores? Ou por terem sido pressionandos por parte da torcida que compõe a "Fla-Twitter"?

Dificilmente teremos respostas. No entanto, a contratação de Rueda pode ter sido, planejado ou não, o maior acerto dessa gestão.

Diante de todas as leituras, inclusive a excelente análise do Joza Novalis aqui no blog, fica a impressão de ser um treinador estudioso, que valoriza a posse de bola, não de forma estéril, mas sendo agressivo no ataque. A expectativa é que seu espírito vencedor contagie o elenco, que seja uma mudança de mentalidade

E logo de cara enfrentará uma semifinal da Copa do Brasil, com apenas um treino, nesta terça-feira. Poderá ser o cara que classificou a equipe para a final eliminando o rival, ou começar sua trajetória com grande pressão e questionamentos, após ser eliminado.

Não espero mudanças bruscas na escalação ou no jogo, mas espero uma melhora pelo menos de postura, na confiança repassada pela comissão técnica para o elenco. É o que dá pra fazer em tão pouco tempo.

2 comentários:

Marcone Marinho disse...

Boa noite! Excelente texto. A expectativa é grande sobre nosso novo treinador, porém só não é maior, que a energia positiva que está tomando conta da Nação Rubro Negra. E como já vimos diversas vezes, na história do Flamengo, a Magnética carregada de energia positiva é impossível de ser parada...

José Roberto disse...

André,

a filosofia implantada por esse pseudo VP de futebol, que abandonou de forma infantil e irresponsável o cargo de presidente do Clube: "muito conforto para jogadores, nem aí para resultados" tem nos levado a ver o Flamengo sair rápido de competições. A atual posição desse elenco, que é uma seleção, na tabela do campeonato brasileiro de 2017 nos deixa desconfortável.

Você sabe de algum movimento, alguma expectativa, podemos ter uma perspectiva de que haverá uma desejável profissionalização (finalmente!!!) na gestão do futebol do Flamengo, alguém que busque a otimização dos nossos estupendos recursos, tanto humanos como de estrutura, para que a "era de fracassos" chegue ao fim?