domingo, 30 de julho de 2017

Brasileirão 2017: Corinthians 1 x 1 Flamengo


Na tarde deste domingo o Flamengo deixou escapar uma ótima oportunidade de vencer o líder Corinthians, ao empatar em 1 x 1, jogando em São Paulo.

É preocupante o poder de fogo ruim da equipe neste Brasileiro contra adversários diretos. Dos 10 primeiros colados do Brasileirão o Flamengo conseguiu vencer apenas o Vasco. 

A equipe terá o Santos na quarta-feira para diminuir esse aproveitamento ruim.

Dentro de campo o Flamengo começou até melhor. Após escapar de uma blitz inicial, o Rubro Negro não se intimidou pelos 12 pontos de vantagem e um estádio com todos os ingressos esgotados e colocou o bloco na rua.

Com boas participações de Guerrero e Éverton Ribeiro, o Flamengo finalizou três vezes, porém, todas fora do gol.

Entretanto, aos poucos o Corinthians foi colocando em prática seu futebol. Não é à toa que não perdeu nenhum jogo neste primeiro turno. E à exemplo de Cruzeiro, Palmeiras e Coritiba, os paulistas jogaram no ponto vulnerável Rubro Negro: o passe vertical entre o lateral e o zagueiro.

Em jogada trabalhada, o Corinthians teve um gol absurdamente anulado, após passe vertical entre Juan e Trauco aos 12 minutos. O placar não foi alterado, mas o psicológico do Flamengo ficou outra vez surtado, como se realmente tivesse levado o gol. Nada funcionava no ataque e era questão de tempo pros donos da casa abrirem o placar.

Após erro de passe de Trauco no ataque, os paulistas tramaram um rápido contra-ataque, Jô marcou outra vez e desta vez valeu. A princípio parecia uma bola até de fácil marcação do Pará, tanto que Réver nem parte para a dobra e vai recuando, porque acredita que seu lateral vai dar um carrinho, uma trombada, pelo menos. Nada disso acontece e o Corinthians abriu o placar.

É assustador o quanto o Flamengo vem falhando neste posicionamento e ninguém consegue corrigir. Além da defesa em linha, o time não consegue pressionar quando perde a posse de bola. Contra o Palmeiras o zagueiro Mina fez a transição sem qualquer problema e lançou para Roger Guedes virar a partida. Desta vez foi o zagueiro Balbuena que para Jô abrir o placar, outra vez sem ser pressionado.

Era tudo que o líder queria: placar inaugurado, marcação pesada e enfrentando um adversário com pouco repertório ofensivo e nenhuma agressividade. 

Não se sabe o que deve ter pensado, talvez pelos três desfalques, o Corinthians não pressionou em busca do segundo gol, mesmo sendo superior taticamente.

No intervalo Zé Ricardo sacou Cuellar e colocou Arão. Deixou de utilizar dois volantes e armou um time no 4-1-4-1, deixando Márcio Araújo fixo à frente da zaga, evitando seus avanços vergonhos ao ataque.

E foi um Flamengo diferente. Mais confiante, com posse de bola agressiva, subindo a marcação e não deixando o adversário passar do meio de campo. Apesar do Corinthians estar acostumado a sofrer e rebater bolas erguidas na área - a única forma que encontram de jogar contra os líderes, não emplacou nenhum contra-ataque para matar o jogo, como vinha conseguindo. Ou seja: sofreu porque o adversário jogou mais. 

Mesmo com mais domínio no ataque e levando pouco perigo na defesa, a única arma do Flamengo era o cruzamento. Foram 27 só no segundo tempo. Apenas com a entrada do Berrío o time passou a tocar mais a bola e a encontrar espaços.

Guerrero teve a primeira chance, após cruzamento do Diego. Juan teve ótima cabeçada defendida pelo Cássio, após cruzamento via escanteio. Até que Réver, após toque de Juan em cruzamento no escanteio, fez um belo gol de voleio. 

O Corinthians assustou e não sabia o que fazer. Finalmente uma equipe tirou o líder da zona de conforto. Com a torcida em silêncio, o Flamengo encontrava espaço de forma surpreendente, especialmente pela direita com Berrío, que fez ótima tabela com Guerrero, encontrou Arão que deixou livre para Diego desgraçadamente isolar, aos 28 minutos. Foi a única jogada trabalhada pelo meio de campo. O que falta para o time executar mais esse tipo de jogada?

Zé Ricardo colocou Vinicius Jr muito tarde, aos 40 minutos. Pela esquerda o jovem desmontou Fágner e chegou duas vezes com perigo. O Flamengo acreditava na vitória e fazia por merecer. A pressão por pouco não fez a virada acontecer com um gol contra: Pedro Henrique desviou um cruzamento para o próprio gol, que tocou na trave.

Na única participação no segundo tempo, Diego Alves defendeu o chute cruzado do Jô, impedindo uma vitória corinthiana que seria muita injusta.


***************


A atuação do segundo tempo, por mais que tenha sido executada por cruzamentos, confirma a impressão de que a equipe pode render mais. A busca por um segundo volante que forme a segunda linha de quatro, que tire o monopólio de Diego e Éverton Ribeiro das jogadas pelo meio, confirma a ideia do Zé Ricardo em buscar um jogador que consiga ajudar nessa transição. Cuellar pode até ter habilidade, fez gol importante pela Copa do Brasil, mas não é tanto a dele.

(Meu primeiro volante seria o Rômulo ou Cuellar, podendo jogar com Berrío, Arão, Diego e Éverton Ribeiro; Ou com Rômulo ou Cuellar, com Diego e Éverton Ribeiro centralizados e Berrío e Éverton nas pontas)

Neste domingo o treinador encontrou o Arão para essa posição - talvez o único com cacoete nesse elenco, que já tinha entrada bem contra o Fluminense e mudado o panorama daquele jogo.

A dúvida é se foi uma atuação fora da curva, ou se começa a aparecer um novo Flamengo. Se os três pontos infelizmente não vieram, que tenha sido pelo menos uma injeção de ânimo pela boa partida contra o líder +12 do campeonato.

10 comentários:

Barreto disse...

Os jogadores ruins que não podem pertencer ao elenco todos conhecem: M.Araujo, Vaz , Gabriel e Muralha. Por outro lado o Rever é um zagueiro tão confiáve assim? E o Pará ? E o Guerrero e o Diego jogam o suficiente no momento para não sairem do time? O time quetêm Pará, Rever, Juan se aposentando e Trauco pode ser considerado com elenco tão forte assim?

CBM disse...

Enfretamos uma equipe com Pedro Henrique, Balbuena, Gabriel, Michael, Giovani Augusto, Marquinhos Gabriel, então citar jogadores ou acha que para o nível do futebol brasileiro o Flamengo tem mais do que o suficiente para jogar um futebol melhor.
Márcio Araújo é titular porque???? Porque o técnico quer, ele pode botar o Rómulo, Cuellar ou Ronaldo na posição, mas usa o Márcio Araújo.
A correção da estratégia da zaga é algo que ele pode fazer, aliás ele gerenciou muito mal a zaga ao longo do ano, não corrigiu os exageros do Vaz, deixou ele ficar mal com a torcida e inseguro, usou pouco o Leo Duarte.
Ontem o que se viu, foi só força e pressão, a vitória seria apenas na força e nada mais, um time que sem criatividade e que ficou só jogando bola na área do adversário. Com o time que teria que apresentar muito mais do que isso.
O Corintinhans com jogadores mais limitados tem triagulações, passes verticais, infiltrações, atacantes se movimentando entre os jogadores da linha de zaga, e o Flamengo não apresenta nada disso, não é por falta de material humano e sim limitação do trienador.
Fora Zé Ricardo.

Barreto disse...

O elenco ainda precisa melhorar muito para fazer a diferença em todos os campeonatos que disputa. Não tem o melhor elenco que muita gente diz. Tá no mesmo nível que Palmeiras, Gremio Cruzeiro e individualmente um pouco acima de alguns outros. O Flamenguista tende a superestimar o seu elenco. É um exagero considerar o flamengo favorito de todos os campeonatos com as limitações do elenco. Meio de zaga fraco ( Rodolfo ainda é incógnita pelo seu histórico de lesões) e laterais fracos. Achar que perder para o Gremio, empatar com Palmeiras e Cruzeiro são tropeços significa muita soberba. O fla não tem time para estar neste patamar de favoritismo. O Fla precisa contratar um novo meio de zaga e melhores laterais para se considerado o grande favorito. Pode disputar para ganhar no mesmo nível de alguns, mas não é favorito isolado. Por exemplo, mesmo o Corintians que é limitado, tem jogadores de defesa melhores que os do Fla, incluindo os laterais. O Fla precisa dispensar alguns jogadores que todos sabem quais são, mas não pode ficar só nisso, precisa de preencher outras posições com melhores jogadores mesmo que venha outro treinador melhor.

João Paulo disse...

E uma variação pro 4-4-2 não poderia ser pelo menos testada?
Diego Alves, Rodinei, Rever, Rhodolfo e Everton (isso mesmo), Rômulo, Cuellar, Everton Ribeiro (meia direita) Diego Ribas (meia esquerda) Gerrero e Berrio.
Obs: no 4-4-2 o Diego e o Everton Ribeiro ficariam mais aproximados, é nítido que o Flamengo não está aproveitando bem nem um e nem o outro.
O Everton jogou, e bem, na lateral em 2009, quando tinha 18 anos, por que não pode jogar agora?

CBM disse...

Quem fez os zagueiros do Corintinhans hoje parecerem melhores que os nossos e o time mais bem treinado e distribuído em campo, ou será que talvez contratar os zagueiros do lider do campeonato irá trazer vantagem para nós????
Em termos de zaga e até atacantes o Flamengo realmente está no bolo, em termos de meias armadores o Flamengo está acima em qualidade e quantidade, a questão é o melhor aproveitamento destes jogadores (Diego, Mancuello, Everton Riberio, Lucas Paquetá, Mateus Sávio).
A bronca de todo mundo é:
1) O jogo do Palmeiras e Santos estava controlado e o Flamengo em boa posição e erros individuais mudaram todo o panorama.
2) O time cria pouco e pouco aproveita seus meias de qualidade
3) O time só joga dentro de um esquema tático rígido e mesmo que ele não se adeque tão bem aos jogadores titulares e aproveite pouco o potencial do Everton Ribeiro
4) As alopradas do técnico que coloca no desespero 2 centrovantes e vários momentos do jogo e geralmente ao invés de melhorar o time piora.
5) Escalar Márcio Araújo limitado ofensivamente e que não faz a diferença que o técnico acha em termos defensivos, vários gols tomados e falhas deste jogador e não faltam opções para substituir.
6) Time faz pressão só levantando bola na área
Acho que a questão não é o resultado (tropeço contra time tal e tal) e sim o futebol fraco e limitado.

O Time do Corintinhans com jogadores individualmente inferiores consegue ter um desempenho muito melhor que o Flamengo graças a uma melhor armação tática e melhor distribuição em campo, uso de triangulações, infiltrações, passes verticais para quebrar as defesas.

O Próprio Botafogo está muito melhor armado que a gente e consegue um resultado muito superior a qualidade individual do seu elenco, olhe os zagueiros, laterais, atacantes e mais deles.

Guilherme disse...

No melhor momento desses 5 anos de chapa azul, quando temos todas as chances de sermos felizes, temos um timaço, surge o nosso presidente, que assume a função de todo poderoso do futebol para dar força novamente aos medíocres impedindo que sejamos campeões: zé ricardo, gabriel...



Barreto disse...

Tenho registrado uma interrogação sobre o Rodolfo devido ao seu histórico de lesōes. Desde a época do São Paulo a media de ausência deste jogador por lesão é cerca de 3 meses pir ano.

BARRETO disse...

Com estes jogadores de defesa não há técnico que resolva. Rever é bom mesmo? E o Diego o que faz em campo?

João Paulo disse...

A crônica esportiva brasileira nos últimos anos deu pra bancar o politicamente correto, pra dizer que é de 1º mundo, tipo Europa. Dão alvarás pros treinadores terem contratos vitalícios nos clubes, uma vida inteira fazendo cagada. A diretoria do Flamengo se apoia bem nisso. O Santos mandou o Dorival embora e eles crucificaram a diretoria. É claro que o Santos decolou com o novo treinador, outro padrão de jogo, mais empenho, confiança, alguns jogadores que nem estavam sendo aproveitados pelo antigo técnico, hoje estão brilhando. O mesmo Dorival chegou ao São Paulo em substituição ao Ceni e o time tricolor também decolou, saiu da zona de rebaixamento, pra onde não volta mais e deve brigar pela parte de cima da tabela. Sobre o Palmeiras, a mesma situação, trocaram o treinador e o novo (antigo) técnico teve moral de tirar as laranjas podres e prestigiar apenas quem realmente estava jogando bem. Mais uma vez, os jornalistas criticaram a barracão do goleiro Paes e ficou claro que ele deveria ter sido barrado bem antes e que isso causou um grande prejuízo. Creio que o Palmeiras será o único concorrente do Corinthians no Brasileirão e que volta a ser um dos favoritos na Libertadores. O Bandeira deu entrevista na Fox (porque os caras lá bajulam ele) e pra mim, fica cada vez mais claro que ele não tem a menor noção de como um time como o do Flamengo está longe de uma conquista como a de um campeonato como o Brasileirão a Libertadores. Não é nenhum pouco à toa, que o Flamengo nos últimos 25 anos só ganhou um Brasileiro e que só chegou uma única vez as quartas de finais na Libertadores. O Bandeira gosta do Zé Ricardo porque ele é barato, ele não reclama e concorda com tudo o que a diretoria faz, lembrem que sobre a saída do Jorge até hoje ele não se manifestou. Agora, em agosto, não dá pra fazer mais nada, tem que aguentar o Zé e os barangas que eles trouxeram e já se preparar pra catar os cacos e reformular o elenco como de costume.

João Paulo disse...

Notícia quente: Bandeira de Melo resolve acumular a presidência, vice de futebol e agora técnico. Ele deve começar a trabalhar no domingo e já confirma a volta do Muralha, Vaz, Márcio Araújo, Gabriel e Mateus Sávio. Havia um treino marcado para a sexta feira, porém, ele mandou desmarcar para o grupo poder relaxar antes do embarque pra BH.