sexta-feira, 23 de junho de 2017

Brasileirão 2017: Flamengo 5 x 1 Chapecoense


Após nove rodadas finalmente o Flamengo desencantou, fez uma belíssima atuação e goleou a Chapecoense por 5 x 1.

Com a vitória, chegou aos 14 pontos, pontuação de sexto colocado, mas ocupa o oitavo lugar.

Nas últimas quatro partidas foram duas vitórias em casa e dois empates fora. Entretanto, no domingo, o objetivo é vencer o Bahia em Salvador de qualquer forma. O Rubro Negro nos últimos anos sempre foi forte jogando na casa do adversário, precisa voltar a ser para subir de vez na classificação.

Finalmente o Flamengo foi letal, decisivo e certeiro nas finalizações. O Rubro Negro é a equipe que mais finaliza no campeonato, porém era apenas a sétima em tiros certeiros. Hoje foram 18 chutes, 11 certeiros e cinco gols. Isto ainda com o bom Jandrei fazendo ótimas defesas. 

Após esta noite, continua a ser a equipe que mais finaliza, porém passou a ser a quarta em arremate ao gol.


O JOGO

Dentro de campo, Zé Ricardo inacreditavelmente voltou a escalar a dupla Márcio Araújo e Arão, mesmo após Cuellar ter feito duas partidas seguidas muito boas. O colombiano vinha de 15 desarmes em 318 minutos contra 13 desarmes do Márcio Araújo em 659 minutos. Mais do que números, a qualidade na saída de bola, que por vezes não é tão percebida, melhorou, o que faz diferença na transição.

O começo foi periclitante. A Chapecoense subia a marcação, pressionava a saída de bola e alugava o campo defensivo Rubro Negro. Foram três finalizações em 15 minutos. Em que pese não ter acertado o gol do Thiago nos primeiros 45 minutos.  

O Flamengo era lento, não encontrava saída. Parecia inseguro e ainda buscando se ajeitar dentro de campo.

Entretanto, na primeira troca de passes, com Guerrero fazendo o papel de pivô, a bola sobrou para Diego que marcou um golaço, abrindo o placar na Ilha do Urubu.

O gol deu confiança à equipe. Diego flutuava por todas as linhas, comandava o meio de campo Rubro Negro, voltando a ser aquele jogador antes da contusão.

Em contra-ataque puxado pelo próprio Diego, que colocou na medida para Guerrero marcar seu primeiro gol no campeonato. 

Com 2 x 0 o Flamengo voltou a ser a equipe que trocava passes com inteligência, procurava as triangulações, com destaque para Berrío e Éverton que faziam também uma boa partida.

Aos 39 minutos, para liquidar a partida, Guerrero teve mais uma boa chance, após ótimo passe do Éverton, na cara do goleiro, que salvou (O peruano não tenta uma cavadinha, só pancada à meia altura).

No segundo tempo o jogo parecia tranquilo e dominado. Guerrero teve mais duas chances e não conseguiu guardar na rede. O castigo veio com falha do Thiago, e o gol de empate parecia ser uma ameaça cada vez mais real. Como se comportaria o psicológico dos atletas?

Não tinha outra forma do Flamengo sair da pressão se não fosse através do terceiro gol. E Guerrero fez mais um, como ele gosta, após cabeçada do Arão a bola sobrou dividida para o peruano que guardou, e desmontou o adversário de vez.

Zé Ricardo entrou com Rhodolfo e Rômulo para subir a altura da defesa, pois a Chapecoense pressionava e de qualquer lugar que tinha oportunidade metia a bola na área.

E o Flamengo passeava no ataque. Tinha muito espaço e aproveitou. Diego marcou o quarto, Guerrero o quinto e por pouco não teve gol de Berrío e Vinicius Jr, que até marcou, porém foi devidamente anulado.

Se nesta quarta-feira lembrou bem distante o melhor futebol de 2016, sobrou em qualidade individual. O que jogaram Diego e Guerrero nesta noite foi impressionante. Com Éverton Ribeiro, Geuvânio, Rhodolfo, Conca, Rômulo, e ainda Berrío, Vinicius Jr, Éverton e Ederson, Zé Ricardo tem à disposição uma porção de jogadores decisivos, se conseguir organizar a equipe dentro de campo, as chances ficam ainda melhores.

2 comentários:

CBM disse...

Fora Zé Ricardo e Fora Márcio Araújo, não aguento ver o Flamengo ser o time do Márcio Araújo e mais dez. Houve uma dose de sorte de fazer 2 gols de 19 minutos e atuações individuais do Guerreiro e do Diego.
Melhores partidas dos dois no campeonato.
A ilha está mostrando seu valor.

Humilhante domingo o técnico tentar falar bem do Márcio Araújo e tentar ficar falando do 2° gol do Fluminense e o olhar tático de todos os programas mostrar a falha grotesca do Márcio Araújo no 1° gol tricolor, quando ele deixou o Weldel livre livre para fazer o gol.

Um técnico que tem como craque Márcio Araújo não pode continuar.

Julio Martins disse...

Boa tarde.

Que golaço do Diego no primeiro gol, a matada de bola no peito no segundo gol, o tempo de bola correto, a inteligência, show, que alegria!!! Parabéns craque!!! Guerrero muito bem posicionado desta vez fez chover gol!!! Felicitaciones, grande artilheiro!!! Berrío sempre cria inúmeras oportunidades de gol quando está em campo!!! Congratulaciones, campeón!!! Éverton jogou muito bem!!! Grato, campeão!!! O time todo está de parabéns!!! Agora é começar a conquistar resultados de time grande!!!