segunda-feira, 19 de junho de 2017

Brasileirão 2017: Flamengo 2 x 2 Fluminense


A média dos últimos dez campeões foi de nove empates em todo o Campeonato Brasileiro. Estamos na oitava rodada e o Flamengo já chegou a marca de incríveis cinco empates, com duas vitórias e uma derrota, tendo apenas 11 pontos.

A média para ser campeão é de 77 pontos. Ou seja, restam 30 jogos, e o Flamengo precisaria de pelo menos 22 vitórias.

Em 2011 o Flamengo de Luxemburgo alcançou a inacreditável marca de 16 empates e apenas sete derrotas, totalizando 61 pontos, porém terminou o Campeonato Brasileiro em quarto lugar atrás do Fluminense, que fez 63 pontos e foi derrotado 15 vezes, graças às 20 vitórias contra as apenas 15 do Rubro Negro.

Tudo isso para dizer que o resultado deste domingo, apesar das declarações do Zé Ricardo, foi péssimo. Com os três pontos a equipe estaria em quarto lugar.

Novamente Márcio Araújo foi o escolhido, apesar das boas atuações do Rômulo nos treinamentos. Com Cuellar de primeiro volante, em que pese o próprio treinador justificar a não-utilização do colombiano afirmando que o mesmo seria reserva do Arão, o que se viu foram tentativas ridículas do Márcio Araújo em chegar ao ataque, ser o homem surpresa, o jogador que agride, conforme confessado pelo próprio Zé Ricardo em coletiva pós-clássico. Chega a ser cômico.

O mapa de calor do Márcio Araújo revela o quanto insignificante foi seu jogo:


Cuellar, que quase foi parar no Vitória,  novamente foi o líder em desarmes certos e chegou a 11 recuperações em apenas dois jogos. Mais do que qualquer outro volante da equipe.

Zé Ricardo sentiu a água batendo no pescoço e, talvez pela primeira vez em sua passagem pela Gávea, fez duas substituições no intervalo. Lembrando o treinador ousado do ano passado.

Saíram Vinicius Jr e Márcio Araújo e entraram Berrío e Arão. E finalmente o Flamengo entrou em campo buscando o ataque, mais na base da empolgação do que sabendo o que iria fazer. Berrío foi um dos responsáveis pelos ataques. Foram nove finalizações, contra quatro do primeiro tempo e 62% de posse de bola contra 38% do Fluminense.

Vejam que o mapa de calor do Arão e Cuellar, juntos no segundo tempo, se completam de maneira perfeita:


O Flamengo é o time que mais finaliza no campeonato, o problema é que lidera em finalizações erradas e é apenas o sétimo em arremates certeiros ao gol. As jogadas pelas laterais continuam sendo a principal arma. Os cruzamentos seguem sendo rotina. Hoje, no campeonato, o Flamengo é o time que mais cruza bola na área: é o que mais acerta e o segundo que mais erra.

Faltam pontas mais eficientes, que não atuem apenas presos à linha lateral. O único que tentou algo de diferente foi Vinicius Jr. Apesar do Bérrio ter entrado bem.

Éverton segue mal há alguns jogos. Praticamente jogou como um lateral.


Diego ainda está sem ritmo e continua jogando longe da área. Falta gente qualificada para dialogar e por vezes precisa prender a bola. Qualquer um que analisasse o mapa de calor abaixo cravaria ser de um segundo volante, mas é do Diego. Veja:


Com Éverton Ribeiro o Flamengo terá mais um ponta que não se limita a trocar passes ou que apenas feche a lateral, mas que afunile, que ajude na triangulação com Diego e Guerrero e finalize com categoria.

Conca, na melhor forma física, encaixaria de forma perfeita, jogando mais à frente e sendo responsável pelo passe vertical.

O melhor da tarde foi ver Trauco jogando muito bem. Antes de ir pra seleção, o peruano colocou Éverton e Guerrero na cara do gol contra o Botafogo. Ontem chegou bem ao ataque com dois chutes, no terceiro garantiu o empate.

Dos oito jogos do Flamengo nesse campeonato, dá pra contar no dedo quantas vezes o time jogou razoavelmente bem. Não há uma sequência de boas atuações, o time faz bons 45 minutos de forma esporádica. É preocupante. Desde a derrota para o San Lorenzo tudo que o Rubro Negro havia construído se desmoronou. Dificilmente Zé Ricardo vai conseguir voltar a montar uma equipe competitiva. As vitórias virão muito mais de atuações individuais do que pela organização da equipe.

4 comentários:

Julio Martins disse...

Temos um elenco maravilhoso e ninguém no comando. Simples.

Numa aldeia distante, um cidadão fez 100 anos e despertou a atenção da imprensa local. No dia seguinte ao seu aniversário vários repórteres foram lá entrevistá-lo. Eles queriam saber o segredo de tamanha longevidade.

Na sala de sua casa, meio tímido, assustado com tantas pessoas, microfones, câmeras fotográficas, ao ser perguntado sobre sua elevada idade e boa saúde, em princípio, o homem falou com sinceridade: - não tenho uma dica sobre isso. Mas, vendo o olhar de desânimo daquela gente, tentando agradar, comentou: - acho que é porque eu não tomo vinho e não faço sexo desde os meus 50 anos. E todos na sala disseram: ooohhhh!

Um segundo depois ouviu-se um barulho forte de uma bandeja caindo na sala ao lado, que assustou a todos os visitantes na hora. Um repórter assustado perguntou: - o que foi isso? Com tranquilidade, o homem comentou: - ah, deve ser meu pai. Todos os dias após tomar uma taça de vinho no almoço, ele descansa um pouco e depois sai correndo atrás das mulheres da casa tentando transar com elas. Como ele é meio lento, ele só consegue pegar a minha mãe e só relaxa depois de fazer amor com ela.

Um outro repórter perguntou: - e quantos anos tem o seu pai?

Meu pai fez 120 anos semana passada, respondeu o homem.

kkk.

Ernesto disse...

Júlio, kkkkk. Muito boa!

Eduardo Bandeira de VP de futebol e Zé Ri de treinador do melhor elenco do país já é uma piada! SRN.

João Paulo disse...

Concordo com o post e que o Flamengo não tem mais chances de mais nada na temporada. Só queria ver uma vaga na Libertadores, na fase de grupos e que a equipe terminasse bem a temporada, com pelo menos uma boa base, para que a partir do ano que vem fosse realizada mais uma ou duas contratações pontuais consideráveis, bem diferente de tudo que foi feito esse ano. Contratem bons jogadores que o clube possa tê-los full time. Não se repita o mico do Conca que foi contratado para a Libertadores, o Flamengo foi eliminado e somente 35 dias depois ele pode entrar em campo. Não adianta nada ter boa estrutura se não usá-la de acordo, ou seja, têm que trabalhar duro, pelo menos igual os outros. Por que o Corinthians recupera qualquer jogador e o Flamengo faz o contrário? Por que o Corinthians e o Grêmio têm tanta autoconfiança e os times do Rio o oposto? Se eu fosse o presidente meu primeiro ato seria estudar a diária desses clubes, compararia principalmente com os clubes de SP, analisaria horários, treinamentos físicos, técnicos, táticos, nutrição comportamento e tudo mais. No começo de 2015, tinham muitos torcedores rubro negros, que ao observarem a agenda semanal dos jogadores postada no próprio site oficial do clube, reclamaram muito, pois era mesmo ridícula. Até o Zico reclamou quando disse que é inconcebível tantos jogadores ainda no início da temporada com tantas lesões musculares. Por que os clubes do Rio não treinam em dois períodos igual a maioria dos clubes dos outros estados? Não morro de amores pelo Zé Ricardo mas não consigo entender porque a mudança vai dar algum resultado positivo. Se tem uma coisa que o Bandeira fez até aqui foi mudar de técnico, teve algum que deu certo?

lluigi disse...

"Concordo com o post e que o Flamengo não tem mais chances de mais nada na temporada"

Ah, por favor, ainda tem Copa do Brasil, Sul-Americana e estamos a 4 pontos do G4 no Brasileirão. O campeonato só começou e fizemos 2/8 jogos em casa (contra o Flu estádio 50/50 e contra o Bota, jogou em VR), parte do campeonato sem Diego, Éverton Ribeiro, Geuvânio, Rhodolfo e Conca mal estrearam, a janela de inverno ainda vai tirar vários jogadores bons dos outros times e vc vem dizer que o Flamengo não tem mais chance de nada na temporada? O Grêmio estava em situação muito parecida com a nossa ano passado, terminou ganhando a CB, o Botafogo nesse ponto era lanterna do campeonato, terminou com vaga na Libertadores, e o próprio Flamengo em 2007 e 2009 estava disputando pra não cair e terminou no G4 e com o título, respectivamente. Em 2009, exatamente 1 semana atrás estavamos perdendo de 5x0 para o Coxa e pensando como aquele time ia chegar nos 45 pontos. Aliás ano passado mesmo na 8a rodada a gente estava com 13 pontos, só 2 a mais do que temos hoje...