domingo, 4 de junho de 2017

Brasileirão 2017: Flamengo 0 x 0 Botafogo


O Flamengo chegou ao terceiro empate em quatro jogos pelo campeonato brasileiro, naufraga com seis pontos, 50% de aproveitamento e a metade da tabela.

Um time que finaliza 17 vezes ao gol, porém, só acerta três no goleiro adversário. Esse vem sendo um resumo do Rubro Negro nessa temporada.

Sem Diego, Guerrero ainda tentou liderar a equipe no ataque, fez gols importantes, entretanto, evidente que não é o artilheiro matador e isso já é de conhecimento há tempo. O peruano é de finalizar com o zagueiro pressionando, desviando uma bola ou numa sobra. De resto, quando tem facilidade, quando fica na cara do goleiro, ele perde.

Na partida de hoje o Botafogo armou com praticamente quatro volantes. E pressionou a marcação, forçou o Flamengo a diversos erros, conseguindo de cara duas finalizações perigosas. Zé Ricardo novamente montou com três volantes, tendo Arão pela direita e Cuellar na saída de bola.

O começo foi perdido pelos lados da Gávea, só melhorou quando Ederson, única esperança de criatividade do primeiro tempo, centralizou as jogadas e caindo pela direita com bons dribles.

Com esse esquema o máximo que o time consegue será isso: neutralizar o adversário e criar absolutamente nada. Foram 45 minutos jogados no lixo.

Sem mudança no intervalo, Zé Ricardo só ousou mexer aos 11 minutos, com a tão esperada volta do Diego. E depois, aos 20 minutos, com a entrada do Vinicius Jr.

O Botafogo havia perdido dois jogadores machucados pelo péssimo gramado (se fossem unidos e jogassem na Ilha, não teriam acontecido esses problemas) e, cansado pelo jogo do meio da semana, recuou e viu o Flamengo pressionar pela vitória.

Guerrero e Éverton perderam chances absurdas, após ótima assistência do Trauco.

Segundo o Footstasts, nos 30 minutos finais foram 13 finalizações, sendo nove arremates ao gol nos últimos 15 minutos.

Ou seja, de um total de 17 chutes na partida inteira, em 60 minutos foram apenas quatro finalizações. E na meia hora final, com Diego e Vinicius Jr em campo foram 13.

É inexplicável deixar pra jogar com os melhores disponíveis faltando 20, 25 minutos para acabar a partida. Perde-se muito tempo com um esquema saturado e com jogadores que nao resolvem. Por que não começar com o que se tem de melhor e depois administra durante o jogo?

Mesmo com 16 anos, Vinicius Jr merece a titularidade. Outra opção será um absurdo. Acertou a trave e foi responsável por interessantes jogadas. O mais triste é ter praticamente certeza que só está sendo utilizado porque foi vendido. Se dependesse de gente lá da Gávea, só jogaria no ano que vem.

Depois de muita pressão, finalmente Zé Ricardo sacou Rafael Vaz e colocou o Juan. Agora será preciso de imediato tirar Márcio Araújo e buscar opções pro lugar do Arão, que anda em péssima fase.

É preciso voltar a buscar opção com Rômulo de primeiro volante. Era com ele nessa posição que o time tentava buscar uma nova realidade em uma posição tão importante.

Nem uma eliminação da Libertadores foi capaz de fazer as coisas mudarem. Como buscar resultados diferentes repetindo as mesmas coisas? Vamos ver se, diante de erros evidentes, o panorama muda.

12 comentários:

Joanilson disse...

Você é muito otimista em achar q se o Vinicius Jr ñ fosse vendido q so estrearia ano q vem, se ele ñ tivesse sido vendido nem estaria no profissional pelos proximos 4 anos e quando chegasse não ficaria no banco.
Vizeu, Ronaldo, Paqueta, M Savio, Thiago e Leo Duarte estão ai para provar isso, tds são renegados a ultimas das ultimas opções, ñ tem nenhum cabimento o Damião ter alguma chance na frente do Vizeu, so levando em conta o q Vizeu fez o ano passado, praticamente comandou o ataque sozinho, enquanto Guerrero estava na seleção Peruana, e td jogo depois de fazer gol tinha q sair para entrar algum volante.
Eu queria entender pq o Juan entrou hj, o Vaz jogou muito pior os jogos anteriores do q o ultimo e somente agora saiu? Juan estava fazendo um excelente Carioca, foi culpado de um empate em 3x3 contra o proprio bostafogo e ñ voltou mais ao time titular, para um jogador q no maximo era esforçado e q tinha entregado um gol num Flaxflores.

Podem ate gostar do ZR, mas duvido q alguem seja capaz de explicar as atitudes dele, podem defender essa ameba, pois tem superstição q tecnico da base da certo, pois o ZR mesmo não se ajuda.

Ta sendo muito cansativo acompanhar o bando em campo com o elenco q temos, sei q não temos um elenco acima da média, q Para, Everton são jogadores esforçados, mas não craques, q Arão é um jogador mediano, Guerrero não é matador, mas temos sim um elenco bom e esse time deveria ao menos estar jogando pelo menos 70% a mais do q joga hj.

CBM disse...

Sendo coerente com meus comentários, o culpado desta situação é Zé Ricardo, que deve ser demitido o quanto antes, com Zé Ricardo ganharemos apenas carioquinha e olhe lá.
Ele é teimoso, limitado, um jovem velho técnico, parece o Luxemburgo sem a arrogância e a prepotência das entrevistas e o "Projeto". Márcio Araújo é um problema no time do Flamengo. 3 cabeças de área e outros artifícios para o Márcio Araújo jogar é brincadeira, precisando vencer ele tira os dois outros volantes melhores e mantém o principal criador de contra-ataques dos adversários. Colocar 2 torres no final do jogo, coisa típica do país do 7x1, o final do jogo depois da entrada do Damião o time piorou.
Zé Ricardo não vai evoluir. Tem Dorival Jr., Levir Culpi uma mudança iria fazer muito bem ao time.
FORA ZÉ RICARDO.

Barreto disse...

Torcedor é torcedor em qualquer lugar do Brasil e agem sempre da mesma forma sempre impulsionados pela paixáo e pela ausência da racionalidade, muito embora tenham todo o direito de agirem desta forma porque são apenas torcedores. Demitem o Dorival junior esperando melhores dias com Levir, se empolgam em Recife com Vanderlei,já querem a cabeça do Mano e já cornetam o Cuca que 2 semanas atrás era Deus. Ja ia me esquecendo, querem também a cabeça do Zé Ricardo.

CBM disse...

Não teria renovado o contrato do Zé Ricardo, teria substituído no final do ano.
1 ano de Márcio Araújo titular, errando passes e atrapalhando a saída de bola sem ganhos significativos defensivos.
Escalar 3 cabeças de área, esquema que não ganhou um jogo na temporada.
Colocar 2 atacantes de forma desesperada sem ter um suporte do meio campo.
Insistir com vários jogadores sem que o desempenho em campo corresponda a confiança colocada (Márcio Araújo, Rafael Vaz, Gabriel, Damião)
Usar pouco jogadores que se não brilharam, o time se mostrou melhor com eles e com ganhos técnicos dos citados acima (Cuellar, Donatti, Mancuello, Adryan)
Usar mal os jovens na equipe, ou queimando eles(Mateus Sávio) ou não dando oportunidade em momentos em que isso poderia ter acontecido, ou quando dar oportunidade e jogador vai bem ele acaba preterido por outros(Vizeu, Léo Duarte, Ronaldo, Lucas Paquetá)
Insistir apenas na distribuição do time num 4-3-3 mesmo jogando com 2 armadores ou 3 cabeças de área.
Entrevista do Arão no intervalo ontem "Estou ajudando o time jogando fora de posição".
Antes da reta final do brasileiro o Zé Ricardo colocava no meio dos jogos o Alan Patrick e Mancuello, no momento da arrancada e das vitórias, na reta final dos tropeços, derrotas e empates, ele usou mais Damião, Emerson Sheik.

Barreto, você realmente acha que ele vai dar uma guinada, e barrar o Márcio Araújo???? Vai conseguir jogar com 2 armadores ou jogadores de mais criação e usá-los mais que Damião, Gabriel, ou mesmo jogar com Everton e Vinicius Jr???? Vai usar menos 3 cabeças de área esquema de derrotas e empates??? Substituir em função da necessidade e atuação da equipe e não esperar os protocolares 15 minutos do segundo tempo???
Neste caso você pode continuar a defender a manutenção dele e esperar que ele mude.
Eu acho que em função da trajetória dele, piorando os conceitos ao invés de evoluir apesar do clube dar mais opções no elenco e contratar melhores jogadores ele deveria sair e realmente experimentar as duas opções citadas no mercado.

O Botafogo ontem estava todo remendado e ficou ainda pior durante o jogo com as substituições por contusão e ainda assim ele ficou com medo de tirar um cabeça de área no intervalo.

Barreto disse...

CBM
Você tem a sua opinião, eu respeito. Mas prefiro fazer uma análise mais ponderada e com menos paixão , analisando os fatos por todos os ângulos. Todos os técnicos, erram por razões diversas e a solução não é sair trocando de técnico como quem troca de roupa. Levir foi demitido do Fluminense por que perdeu 6 jogos consecutivos e era acusado de defensivista. Dorival foi demitido porque também porque perdeu todos os clássicos no brasileirão e porque perdeu o comando do time. Será que eles servem para o Flamengo? Acho que não pois já chegaram no máximo que podem entregar e hoje já entregam pouco. O único treinador no Brasil melhor do que o Zé Ricardo é o Cuca e mesmo assim está sendo criticado porque barrou o Felipe Melo. Trocar de tecnico agora é retrocesso porque o técnico que vai chegar talvez não cometa os erros de José Ricardo mas certamente cometerá outros ainda piores. Muricy cometeu erros gravíssimos, indicou jogadores de qualidade discutível como Mancuello , Cuellar e Donatti ( chegou na era José Ricardo mas foi indicado por Muricy) e ainda pediu que o Cirino continuasse no elenco. José Ricardo comete erros, mas tem muito mais acertos dirigindo um elenco que não é assim tão bom como dizem ( Zico também tem essa opinião). Com a chegada do Rômulo, Marcio Araujo foi barrado, mas voltou ao time porque Rômulo foi muito mal e depois se machucou. Barrou o Vaz e colocou Donatti que também se machucou. Agora barrou novamente o Rafael Vaz e colocou o Juan, que infelizmente não vai agüentar a maratona de jogos. Acho que aos poucos ele irá corrigindo suas falhas e encontrar um time equilibrado. Não podemos esquecer dos acertos do técnico e para exemplificar isso faço duas perguntas. Everton e Pará jogavam com outros técnicos o que jogam agora? Se tiver que cornetar alguém no Flamengo vou cornetar a ausência de um vice de futebol que entenda do riscado para cobrar da comissão técnica e do Rodrigo Caetano e do centro de inteligência do clube que tem recomendado contratações tão ruins.



CBM disse...

Pois é Barreto, minha discordância de você é que você aparentemente acha que o elenco não é bom e isso é justificativa para os erros dos técnico.
Cuellar era destaque na Colombia e convocado para a seleção e com excessão daquele jogo do Figuerense de 4x2 onde a defesa e o goleiro contribuiram decisivamente não teve jogo em que ele tenha jogado mal ou comparativamente com Márcio Araújo pior. Em outro jogo com Figueirense 2x0 o Cuellar deu show de bola na saída na marcação o Figueirense chutou uma bola no gol no finalzinho, mas o jogador não teve sequência. Donatti era destaque no Rosário Central e falado na américa do sul toda e novamente ele fez partidas ruins tirando o desastre do Figueirense??? Não me lembro de muitas contusões ser o histórico dele na argentina. Já o Mancuello era destaque no indepediente, tudo bem que um ano foi na série B, é um jogador com ritmo diferente do Brasil, mas o objetivo não é esse mudar o ritmo exatamente porque o futebol brasileiro é força, condução de bola e velocidade sem muito pensamento e criação??? Com o Conca que tem velocidade parecida não se daria sequência??? Aliás o Conca será um jogador com toque inteligente e movimentação mais limitada.
Minha consideração com o Zé Ricardo é que ele está um ano no cargo e não parece que aprende com os erros. Márcio Araújo intocável mesmo com pelo menos um erro de passe grave por jogo e sem grande compensação defensiva. 3 cabeças de área(coisa que ele não usou ano passado) sem vitórias e mais usado nos últimos jogos como se fosse o único jeito de escalar o time, não usar 2 ou 3 armadores em campo, mas usar no desespero 2 atacantes, sendo que Damião e não o Vizeu,sem que o Damião justifique estas escalações.
Outra coisa o centro de inteligência indicou o Trauco que vem muito bem, mas o Trauco teve sequência (ainda bem que o Renê chegou depois).
De qualquer maneira, quase 1 ano de cargo sem evolução, mas com elencos que dão para ele opções para jogar um futebol muito melhor mesmo com contusões, desclassificação na primeira fase da libertadores e a caminho de se tornar o rei dos empates no brasileiro. A Carili com um elenco mais limitado consegue fazer um trabalho melhor no Corintinhas, o Jair ventura troca de esquema no Botafogo e classificou o time, o Abel jogou com Escarpa e Sornoza e bota o Pierre no banco, em suma são exemplos de que é possível fazer melhor, mas Zé Ricardo parece limitado a um esquema e a alguns jogadores de qualidade discutível.

CBM disse...

"Dia Quente! Conselho Deliberativo pede demissão de Zé Ricardo, Reserva de hotel para Everton Ribeiro e punição ao Dário Conca, confira:"
Isso é que o Zé Ricardo conseguiu arrumar para ele...

Ruy Moura disse...

Não dá para saber se os reforços são bons com o Zé Ricardo de técnico. Os que pensam contrário alegam que o treinador conseguiu um terceiro lugar no campeonato brasileiro e com o que temos estaria bom. Mas não é assim. Na minha opinião, o Zé Ricardo perdeu a disputa pelo título do BR 16 por insistir nos mesmos erros e com ele no comando não chegaremos a nada. É evidente! E já se foi uma vaga na Libertadores insistindo com esse cara no comando. Trata-se de um técnico inexperiente e que não sabe o que fazer para melhorar o time. Por isso prefere se armar para não perder. Perfil de conformismo que não combina com o Flamengo. #forazericardo

Barreto disse...

Estes argumentos são tão absurdos que nem vale a pena ser contra.

Ruy Moura disse...

Apenas perfilho da mesma opinião daqueles que acham que o time tem condições de render mais, o que não parece ser possível nas mãos deste técnico fraco, que visivelmente não mostra nada de positivo. A mudança de treinador parece ser interessante no momento em que o Flamengo investe para subir de patamar e vencer as competições.

Joanilson disse...

Resumindo ñ é seu argumento ou defendendo o ZR, que não ajuda, são argumentos absurdos, entendi. Levando fora desse contexto de ser argumentos diferentes tudo que você falou beirou o absurdo também

Joanilson disse...

Nem tenho tantas convicções assim sobre mandar o ZR embora, mas eu queria tentar entender como alguem pode defender um tecnico, q pode evoluir, será q vai?!, q faz tudo, TUDO para se auto destruir.
Qual a jogada ensaiada que o Flamengo tem em 1 ano como tecnico? Ou aliviando a barra dele, em 6 meses tendo tido toda uma pre-temporada para isso?!!!!
O q justifica o Ronaldo, Cuellar e Romulo não terem as mesmas chances do MA? O MA NUNCA, NUNCA foi 1o volante, podem ver o historico dele em todos os clubes q passou e cite em 1 q ele tenha sido 1o volante, ele nem foi contratado para essa função no Flamengo, veio para substituir o Elias q é 2o volante.
Ai vem a desculpa, o Romulo jogou mal 1 jogo, q jogo foi esse q o Romulo jogou realmente mal? E qual foi o jogo q o MA realmente jogou bem? Qual jogo q ele realmente ajudou a defesa e ajudou na saida de bola?
Tem a outra, o Flamengo precisa de um marcador para os craques poderem jogar, então pq não joga com 3 zagueiros? Pq o Leo Duarte não pode jogar ao lado de 2 zagueiros experientes?!!!! Pq ele tem q insistir com o Vaz? Pq o Juan foi para o banco, pq no erro contra as flores o Vaz não foi substituido pelo Donatti? Ah o Donatti errou contra o figueirense na Sul-Americana, mas o Vaz errou em outros jogos? Pq o Vaz pode errar e os outros zagueiros não podem?
Outro absurdo, pq o Damião é o reserva imediato do Guerrero? Nada, NADA justifica essa escolha, ah o Vizeu brigou com a diretoria por não estar sendo aproveitado, e ele esta errado?

Pq o Thiago não foi o goleiro titular de todo o Carioca e 1a Liga e o Muralha ficou na Libertadores? Pq não podemos revesar os goleiros? Tivemos problemas com o Cesar q teve q entrar na vaga do PV frio e não deu conta do serviço, pq então continuar errado?

Sinceramente eu entendo que perdemos o Carioca, pois digam 1 jogador diferente do ano passado q mostrou q pode ser usado no time principal? MS, Paqueta, Ronaldo ou Leo Duarte?!!!!!!!!

Não tem ninguem melhor q ele no mercado, sera mesmo q não tem? Sera mesmo ele o unico tecnico do mundo? Sera mesmo q ele vai evoluir, sera q vale a pena manter ele ate o fim do ano?