segunda-feira, 24 de abril de 2017

Estadual 2017: Flamengo 2 x 1 Botafogo


O Flamengo garantiu vaga na final do Estadual ao derrotar o Botafogo por 2 x 1, neste domingo, no Maracanã.

Na grande final em dois jogos o adversário será o Fluminense, os dois melhores times desse campeonato.

Diante de um adversário bem armado pelo Jair Ventura, o Flamengo anulou a principal força do alvinegro, que permite o adversário ficar com a bola e procura na velocidade acertar seus contra golpes.

Zé Ricardo armou a equipe novamente com três volantes e, à exemplo da partida contra o Universidad Católica, o time respondeu bem outra vez. Jogar com três zagueiros ou três volantes não significa retranca, da mesma forma que com três atacantes não é sinônimo de ofensividade.

No primeiro jogo pós-Diego, o técnico Rubro Negro buscou alternativas, já pensando no confronto contra o CAP, fora de casa, pela Libertadores: Márcio Araújo de primeiro volante, e quatro homens na frente: Gabriel e Arão pela direita, Rômulo e Éverton pela esquerda.

Tendo o empate como vantagem, o Flamengo tomava as rédeas da partida e fechava os espaços para impedir os contra-ataques do adversário.

Destaca-se o surpreendente jogo vertical do Márcio Araújo, imprimindo velocidade, e o uso praticamente zero do chutão. E Trauco, sendo muito importante na saída de bola. Aliás, Vaz jogou de forma séria, sem firulas, sem se achar o super craque da zaga. E foi bem.

Evidente que sem Diego perde-se o passe vertical, o chute de longa distância e a força na transição defesa-ataque. Mesmo assim o Flamengo ficou mais perto da área do Botafogo, teve algumas chances e poderia ter inaugurado o placar no primeiro tempo.

Os três volantes, que na prática vira apenas um, é sistema que pode ser moldado, pois, por mais que Arão e Rômulo sejam volantes que sabem o que fazer com a bola, o segundo, principalmente, não tem característica de jogar mais avançado.

No segundo tempo Gabriel centralizou seu jogo e o time fluiu com mais clareza. Escalando o Ederson, mais perto da área, ou até mesmo o Paquetá, o time pode ter atuação ainda melhor.

Mesmo após um bom tempo parado, Éverton continua sendo peça fundamental deste Flamengo. O problema é que não tem substituto.

E o que falar de Guerrero, que assumiu a função de principal jogador e tomou conta do ataque? Fez o importante papel de pivô, abrindo espaço para as chegadas de Gabriel e Éverton. Marcou dois gols, poderia ter matado a partida ao receber ótimo passe de Berrío. Foram cinco finalizações e quatro assistências. Pelo Carioca são nove gols em nove jogos. Na temporada, são 10 gols em 13 partidas, sem contar as brilhantes atuações que todo mundo via na seleção peruana e agora estão acontecendo na Gávea.

Com o placar de 2 x 0, Zé Ricardo tirou Rômulo e Éverton e colocou Trauco avançado, Renê na lateral e Berrío aberto na direita.

O Botafogo veio para o abafa. E conseguiu seu único gol na bobeira de Réver e Muralha, e somente por isso.

Agora começa a maratona. O foco é o jogo de quarta pela Libertadores!

2 comentários:

Julio Martins disse...

Bom dia, André.

O Flamengo dominou o jogo, esse sistema faz com que o time seja bem seguro. O Botafogo não demonstrou vontade de ganhar. Difícil analisar.

Guilherme disse...

Grande jogo e ótima vitória Mengão!!!! Muchas Gracias Paolo Guerrero, el mejor centro avante de las Américas!!!!