quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Estadual 2017: Flamengo 3 x 0 Macaé


O Flamengo chegou à segunda vitória na Taça Guanabara, ao vencer facilmente o Macaé por 3 x 0. A classificação para a semifinal está praticamente garantida, com isso, na próxima rodada contra o Nova Iguaçu no caldeirão de Bangu, no sábado, Zé Ricardo já pode começar a testar novas opções e a rodar o time.

Ao contrário do péssimo primeiro tempo do jogo contra o Boa Vista, especialmente por ter Mancuello e Adryan presos na linha lateral, muito espaçados do Guerrero e sem a participação dos volantes.

Desta vez o Flamengo se comportou melhor, especialmente após a parada técnica e o 1 x 0 no primeiro tempo foi pouco, tamanha as chances que foram criadas nos vinte minutos finais.

Mancuello continuou na direita, porém mais integrado à proposta de jogo, perto da área, se movimentando bem pelo meio de campo, criando jogadas e ainda aparecendo para finalizar. Em duas rodadas, o argentino é o primeiro colocado no quesito assistências para finalização, com sete no total, superando Gustavo Scarpa que tem seis.

Éverton pela esquerda realmente ajuda melhor na recomposição e Trauco não sofreu tanto na defesa.

Entretanto, o melhor mesmo foi ver a dupla de volantes se acertando. Rômulo e Arão cresceram muito nessa segunda partida jogando juntos. Como previsto, ambos contribuíram para um passe mais qualificado e abasteceram bem o ataque com ótimos passes verticais: Rômulo para Guerrero e Arão para Mancuello, infelizmente não tiveram êxito.

Mapa de calor do Footstats: Rômulo, absoluto, tomando conta do meio de campo.

E Arão mais pela direita.



Destaque também para o Guerrero. Por ter mais gente jogando perto dele, está mais participativo, fez um gol, porém foi pessimamente anulado pelo arbitragem.

Foi um time que não ergueu bola na área de qualquer maneira, mas que buscou as infiltrações, as triangulações e sempre de forma agressiva e intensa. E demonstrou ser uma equipe também que não precisa jogar com dois pontas abertos e isolados, presos à linha lateral, mas pode usar um jogador que com características diferentes e mais efetivo, caindo mais pelo meio de campo e dando campo para os laterais avançarem.

Depois do Rodinei no jogo passado pela direita, desta vez Zé Ricardo apresentou uma proposta de jogar com três volantes no segundo tempo: Rômulo, Cuellar e Arão, porém a expulsão do Éverton prejudicou essa avaliação. Para quem não demonstrava repertório, Zé Ricardo tem feito boas evoluções neste ano.

É claro que tem que ser levado sempre em consideração o adversário. Porém, é que tem pra hoje, e o time vai se apresentando bem.

Na semana que vem, contra o Grêmio na quarta e Botafogo no final de semana, o desafio começa a aumentar.

2 comentários:

Pedro disse...

O Flamengo está mais encorpado. É bom ver o nosso ataque criando várias oportunidades. Parabéns ao grupo todo!

Julio Martins disse...

É verdade Pedro. O Flamengo tem mais time hoje!!! Melhor elenco!!!