segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Estadual 2017: Flamengo 2 x 1 Botafogo


Quando o adversário vem com reservas logo se pressupõe uma obrigação de goleada, uma atuação impactante que não deixa dúvida da superioridade do time titular.

Mas geralmente não funciona assim, principalmente quando é um clássico. Precisando vencer para não ser eliminado, os reservas do Botafogo poderiam ter saído como o empate contra os titulares Rubro Negros.

No entanto o Flamengo continua invicto no ano em jogos oficiais com cinco vitórias, imarcando gols em todos os tempos. Guerrero começa a temporada com cinco gols, média de um gol por jogo. E o Rubro Negro voltou a vencer o alvinegro após dois anos.

Não foi um grande jogo do time de Zé Ricardo. A equipe se apresentou de forma razoável no primeiro tempo, mas novamente o time se limitou a trocar muitos passes, girar a bola, mas sem força ofensiva. Por isso os 34 cruzamentos e nenhuma jogada trabalhada pelo meio, triangulação, como vimos nos três primeiros jogos do Estadual.

De positivo tem sido a bola parada com Diego. Por outro lado, segue um mistério quem enganou o Vaz nas cobranças de falta.

Contra o Grêmio o Flamengo já enfrentou dificuldades pra ultrapassar a marcação, mas não sofreu tanto na defesa: Muralha fez apenas uma super defesa no chute do Bolanos. Já contra o Botafogo os problemas defensivos ficaram mais expostos, principalmente ali na intermediária, que não parece bem compactada e no lado do Vaz-Trauco.

A entrada do Mancuello que tão bem funcionou anteriormente, não deu certo nem contra o Grêmio nem contra o alvinegro. Sua interessante movimentação pelo meio, caindo como segundo atacante quando o cruzamento vinha da esquerda, simplesmente não apareceu nos dois jogos.

As cinco vitórias são importantes, combros Diego são 15 vitórias, seis empates e apenas uma derrota, entretanto é preciso corrigir para evoluir taticamente. Com a classificação garantida para as semifinais da Taça Guanabara, o time titular precisa treinar durante a semana e jogar apenas duas vezes, pelo menos até a estreia na Libertadores contra o San Lorenzo, dia 08 de março.

Por isso, contra o América-MG em Brasília pela Primeira Liga, a comissão técnica não pode ter duvida: por mais que seja pouco aproveitável para avaliação de jogadores quando se joga com um time todo reserva, agora se faz necessário, principalmente porque as viagens têm sido rotina nesse começo de temporada.

E Thiago, Rodinei, Cuellar, Donatti, Ronaldo, Cafú e René precisam jogar.

2 comentários:

Cadu Rollo disse...

O mais importante era a vitória, e ela veio.

Essa história de obrigação de golear é balela, nunca acontece. Mas a atuação da equipe após o segundo gol foi bem decepcionante. O mais fácil seria continuar marcando em cima e ter a posse de bola. Com um time infinitamente superior, não era difícil.

Não tinhamos obrigação de golear, nunca existe essa obrigação. Mas se tivessemos forçado mais o jogo, no mínimo manteríamos a posse de bola e criariamos mais chances de gols, e não teríamos tido tanto susto como foi.

É importante deixar claro isso, não podemos também achar que foi tudo perfeito.

Até porque a Taça Guanabara está bem encaminhada, as chances são enormes de termos Flamengo x Vasco e Fluminense x Madureira. E aí vamos pra semi-final com vantagem do empate.

Esse jogo tem que servir de aprendizado para não nos acovardarmos nas semi-final apenas por ter essa vantagem do empate. A forma inteligente de jogar é pressionar lá na frente, para ter a posse de bola e frustar o adversário, que automaticamente vai ter que se abrir.

Então é bom termos vencido, garantimos a classificação, mas é bom termos tirado algumas lições desse jogo.

Abraços,

Claudio disse...

Mengão embalando, torcida presente, mais uma vitória, tudo indo bem!!!

Parabéns e obrigado jogadores do Flamengo por mais esse sucesso!!!