sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Basquete e futebol: as vitórias do Flamengo nessa quinta-feira

Vitória no basquete e futebol na noite desta quinta-feira.

Pelo NBB, o Flamengo derrotou o Campo Mourão por 79 x 69, em ótima partida coletiva do elenco Rubro Negro.

Pela Primeira Liga, os reservas da Gávea venceram o América-MG por 1 x 0 e classificaram a equipe para a semifinal, que só acontecerá, inexplicavelmente, no segundo semestre.


BASQUETE

Após a vitória na prorrogação contra o Pinheiros, a equipe Rubro Negro passou duas semanas sem uma partida. Este intervalo ajudou muito o Flamengo: os contundidos Fischer e Marcelinho retornaram e José Neto pôde treinar a equipe.

Como resultado: a ótima vitória contra o Mogi por 96 x 87 e a convincente vitória contra o Campo Mourão por 79 x 69. Apesar do placar com apenas dez pontos de diferença, o jogo foi bom.

Olivinha segue sua ótima fase. Em apenas 22 minutos, anotou 15 pontos e pegou 12 rebotes. É a 13ª e a quarta consecutiva que o ala-pivô termina com duplo-duplo. Marquinhos e Marcelinho marcaram juntos 28 pontos e a dupla JP Batista e Rollins anotou 24 pontos. 

Novamente o time cresceu no quarto final, à exemplo do confronto contra o Mogi. O Flamengo já vencia por 54 x 44 ao final do terceiro quarto. Na metade do período final fez 16 x 7, abriu 70 x 51 e liquidou a partida em 79 x 69.



FUTEBOL

Quando se joga com time totalmente reserva, vemos exatamente o que aconteceu ontem. É muito feito, não tem entrosamento, não tem uma jogada ensaiada. Por isso, se puder escolher, é melhor fazer time misto do que todo reserva. Entretanto, ontem não tinha escolha: os titulares precisavam treinar durante a semana e principalmente ficar no Rio. O foco precisa ser o 08 de março. Desta forma, fizeram certo.

E foi até melhor não contar com os titulares, apesar da presença do Éverton e Berrío que possivelmente estarão entre os 11, pois, o que bateu o América-MG não foi brincadeira. Conseguiram derrubar duas vezes e tirar sangue do Berrío. Ele e Damião tiveram que sair no intervalo.

Porém foi interessante ver o colombiano jogar, embora por pouco tempo. Foi dele o passe para Gabriel marcar o único gol. É a sua segunda assistência em três partidas e sem jogar os noventa minutos. 

Mesmo com teoricamente dois pontas, Zé Ricardo montou o time no 4-4-2, tendo o Berrío ao lado do Damião. Gabriel e Éverton centralizados. O problema que o Flamengo não conseguiu dosar, saber a hora de subir a marcação e marcar no meio de campo. Fez o gol, iniciou marcando pressão, mas depois começou a marcar atrás da linha do meio de campo, deu a bola para o América-MG que, mesmo sendo um time horroroso e carniceiro, levou perigo justamente por ter a posse e por enfrentar uma defesa que ainda não conseguiu acertar a marcação com os volantes. 

À exemplo do jogo contra o Grêmio, Muralha fez outra grande defesa em chute da intermediária, justamente ali entre os volantes e os zagueiros, que fizeram um bom jogo. 

No segundo tempo finalmente o adversário ficou com um a menos. E o Flamengo fez o que mais tem feito: toque de bola sem muita objetividade. Ainda teve um bom passe vertical do Éverton pro Cafú, e depois do Adryan pro René, infelizmente ambos perderam. 

4 comentários:

Barreto disse...

É evidente que o o Flamengo melhorou muito com o retorno de Marcelo e Fischer, tanto pela qualidade destes jogadores que acrescentaram muita técnica ao time , mesmo fora de forma, e também encorparam a rotação. Ainda acho que o flamengo não está com boa marcação, precisa melhorar.

Cadu Rollo disse...

Sobre o basquete:

Realmente, o Flamengo (quase) completo é muito forte. Nos jogos contra Mogi e Campo Mourão, tivemos domínio completo do garrafão, ofensivamente e defensivamente. Assim como foi contra Mogi, o Campo Mourão só conseguia se manter perto do placar por conta dos tiros de 3 que estavam caindo. Quando parou de cair, o Flamengo abriu impiedosos 20 pontos. Os últimos 5 minutos do nosso time foram BEM RUINS, quase permitimos uma reação improvável do esforçado time do Campo Mourão. Mas como nada aconteceu, não há do que reclamar.

Precisamos só acertar um pouco a marcação no sentido de não permitir tantos chutes desmarcados de 3, porque num dia inspirado de algum time, poderia nos custar a vitória.

Que sigamos nesse caminho, sem mais lesões.

Com relação ao futebol:

Bem sem sentido a Primeira Liga continuar no segundo semestre, sendo que a ideia da criação da Primeira Liga foi exatamente a qualidade ruim dos estaduais e como o início da temporada era fraco e desmotivador. O segundo semestre já é cheio e disputado, não prcisávamos inchar mais o calendário do segundo semestre com a Primeira Liga, ainda mais com esse novo formato de Libertadores.

Sinto que a competição está fadada ao fracasso se continuar nesse caminho. Muitos times já têm colocado reservas pra jogar, o que mina mais ainda a competição. Se era pra ser uma competição mais forte pros times se prepararem pra temporada, qual o sentido de usar reservas? Soa mal.

Guilherme disse...

Primeiro tempo começou com Marcelinho voando, metendo logo duas de três, roubando bola e dando passe de costas para quem vinha de trás fazer mais dois pontos! O Flamengo abriu vantagem que se manteve em dez pontos.

O Olivinha joga muito, pega muitos rebotes! O José Neto deixa ele no banco um bom tempo nos jogos. O segundo tempo iniciou com o time do Flamengo reserva em quadra, apenas Ramon de titular! E surpreendentemente, a vantagem que era de dez pontos subiu para 17 pontos! Rollins foi bem, teve uma sequência que ele deu uma enterrada e no ataque seguinte do Campo Mourão ele deu um belíssimo toco e recuperou a bola pra gente!

O Fischer joga muito, joga fácil e como muitos no Flamengo pontuam ele procurou distribuir bem as bolas fazendo isso com sucesso! Depois mandou uma bonita cesta de três. Marquinhos mandou uma lá do meio da rua e relaxou. Mais uma boa partida do nosso maior craque!

Pedrinho Raça está cada vez mais contribuindo cada vez que entra! Ramon fez mais um ótimo jogo! Lelê tá com a cabeça no carnaval. risos. JP Batista brilhou mais uma vez com a experiência e agilidade que lhe é característica! Mineiro foi bem na defesa!

É isso: Mengão vencendo, crescendo na competição! Parabéns a todos! Muito obrigado!

Guilherme disse...

Impressionante a tranquilidade do Berrío no lance do gol. Recebeu, caminhou, levantou a cabeça e fez um belíssimo cruzamento pra quem quisesse fazer o gol. Gabriel quis e fez! Muchas, muchas gracias Berrío! Parabéns Gabriel pelo gol da vitória!

Um ótimo início com apenas 100 minutos em campo. Em três jogos até aqui do Berrío são: um gol, duas assistências e três vitórias!

Foi bom ver os reservas em campo. Que eles estejam preparados para esse ano. Eles podem até reclamar de falta de ritmo de jogo, mas falar de falta de entrosamento não dá, pois eles treinam juntos o ano inteiro no time reserva, convivem, se conhecem. Se não se conhecem jogando, então que conversem mais, que reparem mais como seus companheiros jogam. Que estejam preparados para jogarem mais vezes juntos e vencer.

Sinceramente, acho que falta um pouco de personalidade do pessoal que vem da base do Flamengo. Ousadia! O Cafú recebeu um passe perfeito na cara do goleiro e mostrou de todos os jeitos o que ía fazer: curvou o corpo, preparou a perna esquerda e tocou no canto que o goleiro já esperava. Foi previsível.

Qualidade e ousadia vemos no Felipe Vizeu e no Vinícius Júnior. O Flamengo tem que preparar jogadores para a vida, para o esporte, para a competição, quando eles chegam no time de juniores a um passo de irem para o time profissional. Bunda mole não se estabelece no futebol profissional. Tem que ter caráter, ousadia, noção de conjunto e vibração.

Parabéns a todos vocês jogadores por essa vitória e muito obrigado! Beijo Nação de Brasília, sempre presente, curtindo o nosso Mengão!