sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Basquete: Caso seja confirmada a exclusão da Liga das Américas, Flamengo processará culpados


Após a coletiva de ontem, na apresentação do pivô americano Hakeem Rollins, o Flamengo soltou nota nesta sexta-feira em protesto por ter ficado de fora da Liga das Américas de Basquete.

Em 14 de novembro a Federação Internacional anunciou intervenção na CBB e a suspensão das seleções e dos clubes brasileiros de todas competições internacionais. Duas semanas depois, em tempo inédito, a FIBA América divulgou as tabelas dos grupos da Liga das Américas sem os brasileiros. Não aguardou sequer a resolução do problema, preferiu a exclusão de vez.

Na coletiva, o vice-presidente de esportes olímpico, Alexandre Póvoa, revelou-se decepcionado com a FIBA, após o Flamengo ser por quatro anos protagonista, conquistando a Liga das Américas em 2014, além de um terceiro e um quarto lugar, sediando por duas vezes o Final Four. Somada ainda a histórica conquista do Mundial Interclubes de basquete. O Rubro Negro também foi a primeira equipe da América Latina a participar de uma pré-temporada na NBA e a receber uma franquia da NBA.

Nada disso foi levado em consideração pela FIBA América. Quem fomenta o basquete, em meio à crise administrativa e financeira que vive o esporte no país, são os clubes, punidos da principal competição do continente. 

A Liga das Américas começa hoje. Há expectativa, bem remota, de ser formado mais um grupo, com a presença de Flamengo, Bauru, Mogi e outro equipe. Mas a direção Rubro Negra não está otimista.

Caso seja confirmado o impedimento da participação da equipe da Gávea, tetracampeão brasileira, o Flamengo promete processar os culpados pelos prejuízos financeiros e esportivos: "Não é um prejuízo pontual, como o valor da premiação. Posso até listar alguns, por exemplo, a procura por patrocínio. É óbvio que, com o Flamengo fora da Liga das Américas, isso prejudicou. Ano que vem, quando eu for renovar com um patrocinador, ele vai perguntar o que ganhei. Pode ser só o NBB. Sem chance de vencer a maior competição do continente e disputar o Mundial. Fica difícil conseguir enfrentar uma franquia da NBA", afirmou o vice-presidente Alexandre Póvoa ao Garrafão Rubro Negro.

Nenhum comentário: