domingo, 27 de novembro de 2016

Brasileirão 2016: Flamengo 2 x 0 Santos


À exemplo da partida contra o Coritiba, o Flamengo voltou a jogar bem, só que desta vez venceu o Santos por 2 x 0, foi para o segundo colocado, mas deve precisar vencer o Atlético Paranaense na última rodada, fora de casa, para confirmar o vice-campeonato brasileiro. Isso por que o Santos enfrentará o América-MG em casa.

Com a classificado confirmada para a fase de grupos da Libertadores, o Flamengo briga por R$ 3,4 milhões se terminar à frente do Santos.

Finalmente o Rubro Negro venceu um paulista nesta edição. Foram oito jogos, uma vitória, cinco empates e duas derrotas. 

Contra o Santos novamente a equipe conseguiu um gol logo no começo. Não tinha a posse de bola, pelo contrário, o adversário ficou com mais de 60%, mas o Rubro Negro ora recuava, ora subia a marcação e por pouco não marcou o segundo, na cabeçada do Gabriel e depois em chute de Guerrero.

Quando fechava a defesa com duas linhas de quatro, até o peruano ajudava lá atrás, o Santos não encontrava espaço, mesmo contando com jogadores habilidosos. Por vezes conseguiu espaço na contas do Rafael Vaz, mas não concluia com perigo.

Destaque para Diego comandando o meio de campo, com jogadas simples e outras brilhantes, como o giro sem tocar na bola para tirar o Renato da marcação.

O segundo tempo começou com Éverton fazendo boa jogada e encontrando Guerrero livre, mas chutou por cima do gol. 

Novamente boa jogada do Diego-Pará e outra assistência do Éverton, desta vez para Márcio Araújo, que chutou para fora. Guerrero ainda perdeu outra ótima chance em cruzamento do Gabriel.

E no finalzinho, gol do Diego. Um golaço! Chegou e despediu de 2016 nos braços da torcida, numa linda cena.


FINAL DIGNO

O Flamengo fez um campeonato digno. Se vencer a última rodada chega aos 73 pontos e passaria a ser o melhor vice-campeão da história dos pontos corridos com 20 clubes. Com 73 pontos seria campeão além de 2009, em 2010 e 2011. 

Mas as eliminações na segunda rodada da Copa do Brasil para o Fortaleza - da série C, e o Palestino - meio da tabela do campeonato chileno, ofuscaram essa campanha do brasileirão. O time poderia ter feito campanhas decentes em ambas as competições, mesmo não ganhando o título. 


2017

Para 2017 o Flamengo precisa ser mais competitivo, achou que ganharia quando quisesse, jogando sem nenhum compromisso contra o Palestino. Perdeu-se a chance de ganhar experiência internacional e, porque não, conquistar um título sul-americano que não ganha há anos.

E, evidente, montar o elenco desde o começo. A atual zaga titular chegou com o campeonato em andamento. Para nossa sorte deu certo, mas se desse errado?

O Palmeiras contratou 25 jogadores no ano passado e terminou em nono lugar. Para esse ano foram poucas contratações e ganharam o título. 

O Flamengo já tem uma base, precisa de quatro ótimos jogadores: zagueiro, volante e dois atacantes que joguem pelo lado, mas que sejam bons finalizadores. E precisa de um meia para tentar fazer um 4-4-2 com o Diego, quem sabe o Montillo.

Novamente essa diretoria tem a chance de disputar uma Libertadores, e agora precisa ver o que errou em 2014 para não repetir agora.


MÁRCIO ARAÚJO

Fez uma partida razoável com algum brilhareco no ataque. E, depois de ser respaldado pelo presidente durante toda a semana, resolveu falar após o jogo. Cobrou aplausos da torcida, pois voou em 2016. 

Sem comentários! 

3 comentários:

Barreto disse...

André

Faço apenas 2 observações:

1) Não gosto do M.Araujo mas o seu contrato será renovado. Considerando esta premissa, só faz sentido contratar mais um volante se o Cuellar for vendido.

2) Não renovaria o contrato do Juan, mas não sei qual será a decisão da comissão técnica. Se ele ficar também não faz sentido contratar mais um zaqueiro.

SRN

Pedro disse...

Que foto é essa!!!

Vem me abraça mais, o que eu quero é mais!!!

Todos os jogadores foram muito felizes nesse jogo, todos jogaram bem, contribuíram para a vitória. A raça, a pegada no segundo tempo, levantou a torcida que apoio desde o início. Saímos do Maraca felizes, orgulhosos, de cabeça erguida!!!

Muito obrigado jogadores!!! Belo gol, preciso chute do Guerrero!!! E gol lindo, de categoria do Diego!!!

Queremos o segundo lugar no Brasileiro!!!

CBM disse...

Em termos de contratação eu acho que zagueiros não precisamos temos Rever, Vaz e o Donatti, temos um promissor que é o Léo Duarte e o Juan até fala de ficar como um jogador de experiência e de grupo sem obrigação de jogar e mesmo que não fique temos bons quatro zagueiros e não vejo zagueiros que possam ser contratados no nível que precisamos e que não sejam apostas ou incognitas.
Precisamos sim e nos livrar do Márcio Araújo e ai sim contratar um reserva para o Cuellar chega de Márcio Araújo.
Meia já temos o Mancuello, e temos um monte de garotos para apostar, basta o Zé Ricardo deixar de burro e teimoso e trabalhar o Diego e o Mancuello juntos, o problema não é meia e sim técnico, se for o caso contratar algum meia como aposta para ficar na reserva do Diego e do Mancuello
O que o Flamengo precisa e destes meia-atacantes de lado de campo e se livrar de Cirino, Sheik, Fernandinho. Acho que um jogador para ser titular e um para compor se for necessário mesmo, pois o Thiago Santos mostrou qualidade, o Nixon volta de empréstimo, o Everton vai ficar, mas tem problema de algumas contusões e o Gabriel é um jogador bom para compor.

Em suma se o Flamengo trouxer o Vitinho, um ou dois laterais esquerdos em função do Jorge ser vendido ou não, o time já está mais do que montado, talvez mais uma aposta para o lado do campo.

O problema maior do time é que o elenco este ano estava com muitos jogadores com atuações irregulares e fracas e uma obsessão chamada Márcio Araújo.