quinta-feira, 23 de junho de 2016

Brasileirão 2016: Santa Cruz 0 x 1 Flamengo


No jogo passado o Flamengo amassou o tricolor paulista e não conseguiu a vitória. Ontem, jogando em Recife, o Rubro Negro fez o gol, se fechou e saiu com a vitória.

Com os três pontos o Flamengo dormiu no G4. E com a vitória fora de casa, o time é o líder dos jogos como visitante com nove pontos conquistados.

Não teve pressão, mas o risco de novamente a equipe não sair com a vitória existiu, principalmente pela imensa dificuldade ofensiva.

Milton Mendes bloqueou os laterais para impedir o Flamengo de chegar com muita gente ao ataque. Keno foi o responsável por quebrar as investidas do Rodinei pela direita.

Reparem que no gol, Allan Patrick gira para um lado, volta para o outro e só encontrou alguém porque Arão avançou e viu o campo livre pra marcar um golaço.

O Flamengo até começou buscando algumas jogadas no segundo tempo, mas errou todas as tentativas. Como de praxe, Zé Ricardo sacou o atacante e entrou com Cuéllar. Fechou o meio de campo com Márcio Araújo, abriu Arão e Allan Patrick e matou o jogo dos dois lados: nem o Santa Cruz conseguia mais chegar, nem o Rubro Negro encontrava inspiração pra matar no contra-ataque. Só que o treinador poderia ter prorrogado essa escolha, fez cedo demais.

Vizeu não conseguia fazer a função de pivô e bola praticamente não parava no ataque. Cirino jogando aberto, fechando a linha de quatro para ajudar na marcação, não consegue chegar forte e com intensidade ao ataque. Seu melhor momento, tanto com Luxemburgo como Muricy foi jogando perto da área, quase de segundo atacante.

Porém o objetivo cristalino do Zé é a marcação. Fecha as duas linhas de quatro e libera Allan Patrick e Vizeu dessa obrigação.

É o segundo jogo fora de casa que o Flamengo não sofre gol. Muralha e Rafael Vaz foram os grandes destaques e salvaram lances decisivos.

A defesa está segura com as novas contratações, a titularidade do Muralha (quantos gols sofridos com Paulo Victor) e o recuo do Arão, que voltou a ser segundo volante e é o líder em desarmes do campeonato.

Mas o ataque precisa de definição e reforços. Ederson é o único segundo atacante não velocista deste elenco e não está sendo utilizado. A diretoria precisa se entender com o Zé se ele vai querer esse estilo de jogador, ou vai querer mais um atacante que só corre e pouco pensa, para mudar também seu esquema e evoluir ofensivamente. O ideal seria um segundo homem de frente, que também marque gols.

A campanha é surpreendente. São 17 pontos, a defesa foi acertada, mas o ataque tem sido uma nulidade. É preciso gastar bem o dinheiro que resta nesta janela para manter o Flamengo no bolo e brigar pelo título na volta ao Maracanã - se voltar.

5 comentários:

Anônimo disse...

O Flamengo precisaria contratar algum atacante que seja unanimidade, qualquer coisa que não for isso o nosso fraco técnico vai ter dificuldade de utilizar, jogador de lado e veloz temos de sobra, jogador não velocista que não entre fazendo 3 ou 4 gols não vai ter vez, porque o técnico já elegeu a sua patotinha(Cirino, Everton, Gabriel, Fernandinho). Fica claro que no meio jogador que pensa e arma o jogo só pode ter um (Alan Patrick ou Mancuello) os dois juntos é coisa de europeu. Meio ou atacante não velocista e técnico não serve. Zé Ricardo é limitado e sem coragem de enfrentar as situações e fazer com que o Flamengo jogue o melhor futebol e seja superior aos outro times, para ele se ficar ali disputando e sendo competitivo tá bom, afinal ele é um técnico do junior e interino.
Tanto ontem como contra o Cruzeiro jogamos e defedemos equipes sem imaginação e criatividade que paravam na nossa marcação e só mandavam chuverinho para área e mesmo assim o Muralha fez duas defesas fundamentais. O Rever jogou mal, pode estar sentindo a inatividade e jogo em cima de jogo e o Márcio Araújo foi fintado facilmente 3 vezes. Jogamos apenas para o 1x0 e tivemos sorte que o Grafitte jogou duas bolas em cima do Muralha.
Queremos técnico de verdade e inteligente e não alguem que sabe armar o time, posicionar, mas está satisfeito com a sua mediocridade e a do futebol brasileiro em geral.

Gustavo disse...

Importante vitória de um time que tá ganhando confiança e de um treinador que pegou o time dentro do campeonato e tá se virando, indo muito bem, descobrindo o que funciona melhor!!!

Parabéns José Ricardo por mais essa bela vitória!!! Muito obrigado!!!

Parabéns jogadores, muito obrigado pelo empenho!!! Vocês conseguiram mais uma vitória para o Mengão!!! Vamos em frente!!!

Fomos dormir felizes e acordamos mais felizes!!! Desejamos muitas felicidades e sucesso para todos vocês nesse belíssimo campeonato!!!

Felizes saudações a vocês grandes jogadores!!!

Marcelo disse...

Dizem que um time começa pela defesa. José Ricardo está muito bem nesse quesito.

Agora vamos ver a bateria, o mestre sala e porta bandeiras. rsrs.

Grande vitória do Mengão!!! Meus destaques vão para Muralha, Rafael Vaz e Arão!!! Muito bem!!! Todos estão de parabéns!!! O time venceu, todos estão mais felizes e confiantes!!!

Parabéns jogadores!!! Muito obrigado!!!

Cadu Rollo disse...

Por incrível que pareça, mesmo com o péssimo nível de futebol que estamos jogando, estamos no G-4. Obviamente há alguns méritos, mas pra mim há muito mais uma combinação de sorte nisso tudo.

O elenco está longe de ser ruim, mas o time que tem ido a campo é péssimo, com um técnico completamente despreparado, que insiste nos já citados Márcio Araujo, Gariel e Cirino, que já tiveram mais de mil chances nos últimos anos e não mostraram NENHUMA EVOLUÇÃO em nenhum quesito. Realmente não da pra entender.

Um outro ponto bizarro deste nosso "técnico" que obviamente será mais um que nunca sairá das categorias de base, é o fato de pensar que está comandando o Criciuma, Chapecoense, América-MG, qualquer um menos o Flamengo. Em todos os jogos que saímos ganhando ou mesmo em jogos que estamos empatando com times maiores, esse infeliz tira um centroavante para reforçar a zaga e segurar resultado, e isso não é pro meio/fim do jogo, mas no início do segundo tempo. Alguém precisa avisar que isso é Flamengo, que não se deve jogar pra empatar com Palmeiras em casa por exemplo. Uma substituição mais bizarra que a outra e sempre os mesmos inúteis entrando. Não dá.

Precisamos logo de alguém pra comandar de verdade a equipe e voltar a trazer o espirito e a grandeza do clube.

Cadu Rollo disse...

Algumas coisas estão um pouco óbvias.

O Flamengo tem um novo goleiro titular e um belo reserva. Ponto.

Conseguiu dois zagueiros bons e ainda tem realmente que ir atrás de um terceiro, para fecharmos duas duplas sólidas. Acho que finalmente acertamos nessa posição, e é questão de treino e tempo para acertar o entrosamento.

Nas laterais, dois jogadores que não são excepcionais (apesar do Jorge ter um bom potencial), mas nada muito fora do que o mercado oferece.

Aí no meio campo começam os primeiros problemas: temos um bom volante que é preterido por um PÉSSIMO jogador. Pra mim, deveriam mandar embora a praga e trazer um nome pra fazer sombra pro Cuellar. Como 2º volante, temos um belo jogador (Arão), incontestável. E aí temos dois jogadores que tem qualidade de passe, que tem finalização, que criam e que tem inteligência de jogo. Pro Alan Patrick, falta encaixar uma sequência de bons jogos, está sempre caindo de produção. Pro Mancuello, falta um pouco de vibração, fica muito apático em vários momentos. Mas ambos tem qualidades e poderiam jogar juntos, desde que comprometidos que, sem a bola, precisam fechar e serem partes efetivas da marcação. No banco, não temos tantas opções.

E no ataque, mais problemas. Temos dois bons centroavantes, mas que não vivem grandes momentos: Guerrero e Vizeu, e depois uma série de jogadores que jogam pelas pontas: Éverton, Cirino, Sheik, Gabriel, Fernandinho e, o injustamente preterido, Thiago Santos. O primeiro, Éverton, alterna bons e maus momentos, mas é uma boa opção. O resto, à exceção do jovem Thiago Santos, já poderia ter deixado o elenco. A minha impressão é que Cirino e Gabriel entram nos jogos simplesmente esperando uma ação divina que mude a história deles, e nunca ocorre. Já deu a hora deles serem emprestados. Que joguem em times pequenos, se destaquem e sejam vendidos, porque aqui não vão crescer, como não fizeram (nem um pouquinho) nos últimos anos. Sheik é caro, e desinteressado, apesar de ter mais qualidades que os demais. E o Fernandinho já entrou jogando direitinho em alguns jogos, mas esses momentos foram minoria. Por fim, o jovem Thiago Santos, que já mostrou qualidade, talento e muita confiança (coisa que falta e muito no resto do elenco), não ganha nem mesmo alguns poucos minutos de jogo. Vai entender.

A solução? Pra camisa 9, podemos apostar mais uma vez no Guerrero (que tem qualidade para superar o mal momento) ou podemos ir no mercado conseguir uma venda para trazer um nome imponente. Não vejo muito espaço para apostas aqui, pois quem chegar encontrará bastante pressão. E o Vizeu de sombra, está de bom tamanho.

Pra segundo atacante, deveríamos correr atrás de algum nome forte, pra deixar Éverton e Thiago Santos de opção, que seria bons nomes pra entrar no segundo tempo e mexer no jogo.

As pessoas que gerem o futebol no Flamengo complicam muito as coisas, insistem em milhares de péssimos jogadores por anos e anos. Se não deu certo nas últimas 500 vezes que entrou, não vai ser na 501ª vez que vai dar. Esquece, negocia e aproveita que a janela ta aberta e que tem muitos jogadores que não fizeram 7 jogos na série A pra trazer substitutos.

Há muito erro e muita demora pra resolução dos problemas na gestão de futebol do Flamengo, e isso irrita e custa MUITO caro.

Vamos aproveitar que a sorte está ao nosso lado nesse início de brasileiro e acertar o time, pq a sorte não segura ninguém por 38 rodadas. Temos que acertar o elenco porque o nível do campeonato é baixo, então um time compacto e bem formado vai longe. Além disso, temos no segundo semestre a Sulamericana pra jogar, que também não é a competição mais difícil da história.