segunda-feira, 27 de junho de 2016

Brasileirão 2016: Flamengo 1 x 2 Fluminense


O Flamengo novamente teve uma atuação superior e não conseguiu sair com os três pontos. Fluminense aproveitou-se da falha do zagueiro Vaz e do gol contra de Arão para conseguir os três pontos.

A vitória poderia ter deixado o Rubro Negro na segunda colocação. Mas o time continua no bolo e na quarta-feira jogará contra o Inter em casa.

Incrível como a troca do Émerson e Ederson destruiu a composição tática do Flamengo e trouxe o Fluminense para seu campo, que ocupou muito bem os espaços.

Inicialmente porque o Ederson, apesar de compor a segunda linha de quatro, atuava no meio de campo e dava superioridade ao Flamengo neste pedaço de campo.

Segundo porque Émerson não pode ser mais opção. Bem como insistir em fechar a recomposição com os inúmeros jogadores velocistas do Flamengo.

A saída para a evolução com Zé Ricardo é pelo meio de campo. Foi ali que o Flamengo voltou a dominar a partida quando entrou o Mancuello.

Segundo justificativa do Zé - sempre é importante entender o que tentou o treinador, "a intenção era ganhar agressividade pelo lado esquerdo, mas as coisas não ocorreram do jeito que gostaria. Pelo contrário, o Fluminense encontrou espaços e cresceu". Leitura realista e sem mascarar os erros.

Aliás, o futebol está ficando muito pragmático. Hoje os pontas precisam fechar a segunda linha de quatro. Atualmente os técnicos privilegiam mais um atacante que saiba marcar, do que um que saiba definir a partida.

Um exemplo é o Cirino, que viveu seu melhor momento jogando perto da área, fazendo a diagonal, com Luxemburgo e Muricy. Hoje ele tem que marcar a lateral.

Será que não dá pra fechar o meio de campo com Cuellar, Arão na direita, Mancuello pela esquerda, os laterais subindo alternadamente e deixar os mais técnicos resolverem lá na frente?

Mancuello mais recuado, jogando de frente, como volante na esquerda, e não caindo como atacante funcionou. Qualquer adversário sabe que o cérebro deste Flamengo são o Allan Patrick e o Arão. Colocando mais um no meio de campo, fica mais difícil a marcação pegar.

Apesar disso, a derrota veio por falhas de jogadores que vinham tendo um ótimo rendimento nos últimos jogos: soberba do Rafael Vaz. Bastou jogar boas partidas para subir à cabeça. É normal! Agora é voltar a jogar com seriedade sem abatimento. E o gol contra inexplicável do Arão.

Guerrero fez um ótimo jogo, o Flamengo voltou a ter uma referência na jogada de pivô.  Allan Patrick explicou em uma semana porque nunca foi valorizado por aqui, apesar da ótima técnica: em dois domingos teve a chance de ganhar seis pontos para o Rubro Negro, entretanto perdeu o pênalti no último minuto semana passada e dois gols na partida de ontem.

Hoje, as principais forças ofensivas são de jogadores do meio de campo. Quem chega no ataque são Arão e Allan Patrick. Se a diretoria quiser que este time continue no bolo e brigue pelo título, vai precisar de mais um atacante, que jogue ao lado do Guerrero e faça gol, antes de tudo. Depois que ajude na recomposição.

6 comentários:

Paulo Teti disse...

Andre , Excelente a análise. minha opinião e bem parecida. espero que o ZR tenha aprendido algo com esse jogo.

Perdemos o jogo com a Entrada do Ex jogador em Atividade Sheik , que realmente eu não sei , porque todo os técnicos insistem em coloca-lo para jogar.

Ele não é efetivo na frente como era na primeira passagem do flamengo e na época de corinthians , quando prendia a marcação , fazia e criava situações de gol e dava assistências para gol. Para o bem dele e do Flamengo , precisa sair urgentemente, precisamos nos livrar dele .

Voltando ao jogo , a partir da sua entrada no segundo tempo , o sistema defensivo ficou sobrecarregado , pois, ele não ajudava na marcação . Marcio Araujo , frequentemente ficou cobrindo as costas do jorge , e o miolo na frente da zaga ficou totalmente exposto com os zagueiros no mano a mano com os jogadores do Flu, que frequentemente ganhavam na velocidade.

Enfim a meu ver , perdemos o jogo ai , com a contribuição do cansado Arão e da sobrecarregada zaga.

Uma pena , dessa forma somando a falta de "casa" vamos deixando um campeonato que não tem nenhum grande time , escapando de nossas mãos.

A meu ver , precisamos também de um 1°volante forte (considero Cuellar segundo homem ), marcador ,Alto, bom de cabeça. e um atacante rápido e bom finalizador para auxiliar o Guerreiro (estilo Tardelli/ Pato , apesar de ser sem sangue).

Poderíamos nos Livrar da inútil equação de desperdício de dinheiro com Sheik, Gabriel, Fernandinho, Ederson (só ai deve fácil quase 1 milhão de economia).

Contratamos - 1° alguém pra fazer sombra no Jorge , 1° Volante marcador alto, bom de cabeça marcador , Atacante rápido , finalizador que jogue pelas Pontas estilo ( Tardelli / Pato )

Abs,
















Anônimo disse...

O Flamengo não precisa de cabeçudo marcador, precisa de alguém para sair bem com bola de trás, o Cuellar pode fazer muito bem a função, mas os técnicos brasileiros preferem cabeças de área com pouca técnica, limitados e que não fazem tanta diferença na marcação. Ontem o Márcio Araújo falhou seguidamente e além de sair mal com a bola, um horror, o Cuellar ser reserva dele é um absurdo.
Nosso técnico é fraco e convarde mesmo, time jogando bem, com domínio do primeiro tempo e o otário troca o Ederson que fazia uma partida regular, mas ajudava no conjunto e colocou o Sheik e acabou com a marcação do lado esquerdo, resultado levamos sufoco e acabamos perdendo um jogo que devíamos jogar as falhas individuais que definiram o jogo foi consequência de uma burrice tática feita pelo nosso técnico, que prefere o errado, ao invés de insatisfeito com o Ederson colocar ou o Mancuello ou o mesmo o Everton(Vá la ele gosta) coloca o Sheik que hoje só serve para substituir ou o Guerreiro ou o Cirino se o time estiver com Ederson ou Mancuello. O que ele fez foi uma burrice uma prova que não tem condição de continuar como técnico no resto da temporada. Ele ainda tem muita obdiência a hierarquia de jogadores no elenco e preferência por jogadores de lado que pensam pouco e carregam a bola.
Vamos ficar no bolo enquanto este técnico ficar fazendo suas bobagens nos jogos, porque o jogo ontem continua mostrando que poderíamos estar na ponta da tabela e tentando disparar no campeonato.
A diretoria poderia facilitar o burro e negociar logo o Sheik para que ele não fique tentado a colocar ele no time.

Unknown disse...

Acho que fora mais um zagueiro, tomara do Donatti resolva, falta jogador de lado de campo que saiba jogar bola, poderia ser o Eduardo Vargas, um lateral esquerdo para ser titular pq o Jorge não existe na lateral esquerda, não marca, não cruza, não pede a bola, nunca vi um moleque de 19 anos tão preguiçoso e burocrático, parece até que já conquistou tudo que poderia como jogador, não acho que seja um inútil pois tem técnica, mas precisa ter mais vontade vibrar mais, Emmanuel Mas poderia ser uma boa, falando em falta vibração esse é exatamente o problema de muitos jogadores do flamengo, Marcelo Cirino, Gabriel, Sheik, Ederson... os caras não vibram... se não mudar a postura pode contratar o Messi que não dá jeito.

Paulo Teti disse...

Anonimo ,

Eu não acho que nesse sistema o Cuellar de conta de jogar de 1° Volante não, relembre o que aconteceu no jogo contra o fortaleza ( apesar de preferir ele do que o MA ), ele mesmo já disse que não e a posição dele.

Eu não disse que o jogador para 1 ° volante sendo de preferência Alto, forte , bom marcador e de cabeça , não precisa saber passar a bola e claro que precisa saber passar a bola , se não não adianta nada.

abs,


Anônimo disse...

Entra ano, sai ano, sempre o mesmo sofrimento!!!
Como o FlaBasquete me faz falta!
Voltem logo!!! rsrsrs
Saudações rubro-negras
MDaemon

Gustavo disse...

Parabéns Flávia Saraiva Campeã Mundial no solo e na trave!!!

Não é mole não, chegou agora e já gritou é campeão!!!

Parabéns Rebeca Andrade Vice Campeã Mundial também no solo e na trave!!!

Flavinha e Rebeca vocês são lindas, maravilhosas, simpáticas e talentosas, são demais!!!

Parabéns Seleção Brasileira de Ginástica!!!

Os aplausos para vocês são insistentes, toda a nação brasileira aplaude vocês de pé pela ótima performance nessa etapa do Mundial em Portugal!!! Úhúúúúúúúú!!!