sábado, 25 de junho de 2016

Botafogo ergue sua arena, não abre negociação, e deixa o Flamengo vergonhosamente para trás

Em novembro de 2015 o Flamengo elaborava projeto para jogar no estádio da Portuguesa, na Ilha do Governador.

A capacidade era de 3,7 mil lugares e a ideia seria ampliar para 20 ou 30 mil torcedores.

Segundo o dirigente da Gávea, Fred Luz, o objetivo seria viabilizar uma solução em conjunto com o Fluminense e Botafogo, mas ainda não tinha projeto e muito menos viabilidade financeira.

A verdade é que o Flamengo não se interessou em montar sua própria sede, jogar no Rio, sem desgaste da viagem, deve ter preferido a grana gorda da torcida em Brasília, principalmente para cobrir a falta de patrocínios.

O Botafogo seguiu o rumo sem solução em conjunto. Em coletiva no dia 28 de abril o presidente do Botafogo anunciou a parceria com a Portuguesa da Ilha do Governador.

Eis que nesta sexta-feira, 24 de junho, o Botafogo anunciou que a Arena está liberada. O GEPE fez vistoria e autorizou o funcionamento do estádio. Antes disso, o CREA-RJ, Bombeiros e Vigilância Sanitária já deram o laudo positivo.

A capacidade ficou em 15 mil, mínima exigida pela CBF. Foram gastos R$ 5 milhões. O alvinegro deve jogar mais 16 partidas no estádio, que deverá ter um custo de R$ 385 mil por partida. O clube aposta na bilheteria e nos pacotes já vendidos.

Para diminuir o risco de prejuízo, foi cogitada a possibilidade de parceria com os rivais, mas o presidente alvinegro negou a possibilidade até perdurar a briga judicial entre e Flamengo e Botafogo pelo William Arão. Essa é a mentalidade tacanha do dirigente brasileiro: prefere correr o risco de ter prejuízo a ceder o espaço para o rival mandar suas partidas e ajudar nas despesas.

O estádio está bem bonito. Ficou personalizado, o que era uma reivindicação da torcida, já que no Engenhão isto não era possível, e as cadeiras são próximas ao campo, também ao contrário do Engenhão. Se a torcida alvinegra comprar o estadio, aquilo pode virar um caldeirão.

Inadmissível, porém, ver um dos clubes mais combalidos financeiramente erguer sua sede, simples, mas útil, para mandar seus jogos e o Flamengo ter ficado para trás. Fica evidente a preferência pelo aspecto financeiro ao técnico. Na tabela de classificação, o Rubro Negro é o líder atuando fora de casa, mas apenas o 11º jogando em casa.

E já é bom cobrar da diretoria uma solução para 2017, visto que dificilmente o Maracanã terá condições de jogo, seja pelo alto custo, pela falta de definição da licitação, seja pela política, ou seja pela própria investigação do Ministério Público.





4 comentários:

Olavo Prado disse...

André,

e o Engenhão? O que houve lá? O estádio não foi construído há pouco tempo?

Bcb disse...


Olha, faz crer que o Flamengo optou pela grana de jogar fora ou mesmo não conseguiu viabilizar essa Arena.

Não vou entrar nesse mérito, por enquanto.

O que causa uma estranheza enorme é o Botafogo, clube destruído financeiramente faz tempo, que faz pouco tempo estava com meses e meses de salários atrasados, que foi expulso do ato trabalhista por ter fraudado seu faturamento com a criação da tal Cia. Botafogo, ter dois, DOIS estádios públicos sob sua concessão, Caio Martins e Engenhão, e estar administrando um terceiro, essa Arena da Ilha.

Tudo rápido, fácil, fluído.Enquanto isso, o Flamengo se sonhar em construir um quiosque tem que pedir bênção ao papa, obter a aprovação de mil órgãos, submeter a decisão a plebiscito, o escambau.

Erros e acertos de todos os envolvidos a parte, tem algo cheirando mal.

Gustavo disse...

Mengão vencendo, focado, querendo, demais!!!

ôôô, vou te apoiar Mengoo!!! eu vou te amar Mengoo!!! eu vou cantar Mengoo!!! ôôô.
ôôô, vou te apoiar Mengoo!!! eu vou te amar Mengoo!!! eu vou cantar Mengoo!!! ôôô.

ôôô, Vou te Apoiar Mengoo!!! Eu Vou te Amar Mengoo!!! Eu Vou Cantar Mengoo!!! ôôÔ.
ôôô, Vou te Apoiar Mengoo!!! Eu Vou te Amar Mengoo!!! Eu Vou Cantar Mengoo!!! ôôÔ.

ÔÔÔ, VOU TE APOIAR MENGOO!!! EU VOU TE AMAR MENGOO!!! EU VOU CANTAR MENGOO!!! ÔÔÔ.
ÔÔÔ, VOU TE APOIAR MENGOO!!! EU VOU TE AMAR MENGOO!!! EU VOU CANTAR MENGOO!!! ÔÔÔ.

Arena das Dunas lotada!!! equipe motivada!!! Vamos vencer Mengoo!!! Com alegria!!!

Cadu Rollo disse...

Não há dúvidas que houve muita incompetência da diretoria nessa questão.

Se sabe, desde 2009, que em 2016 teriam Olimpíadas no Rio e que o Maracanã ficaria fechado e ninguém fez nada. Essa diretoria "sabe" desde o primeiro dia de 2013, quando assumiu. E o que andou desde então? Nada.

Isso é incompetência e ponto.

Deram de bandeja para jogadores e técnicos a desculpa perfeita para seguidas derrotas: "Cansaço, viagens e etc."

Não foi dada a importância que deveria pro assunto, e agora estamos colhendo os frutos (nada bons).

A questão técnica não foi preterida, ela foi absolutamente ignorada.

Enfim.

E tem mais... O imbróglio do Maracanã vai continuar por muito tempo, e o que evoluiu nesse aspecto? Nada. Não há projeto para estádio próprio, não há nada em andamento, apenas uma carta na manga que é dizer pra quem quiser ouvir que o Maracanã não sobrevive sem o Flamengo, o que é muito verdade, mas é uma carta que não deu certo nos últimos 10 anos em que tentamos assumir o estádio. E a possibilidade é grande de não surtir efeito novamente, e aí pra onde vamos? Brasília?

Mas enfim, vamos torcer pra estarmos errados né, é o que resta.