terça-feira, 31 de maio de 2016

Blog do Luís Araújo e o ótimo texto sobre a vitória do Flamengo contra o Bauru

Não tinha lido e os amigos alertaram na caixa de comentários sobre o ótimo post do Luís Araújo em seu blog "Triple Double" sobre o terceiro jogo da final do NBB, onde o Flamengo venceu por 89 x 84 e está a uma final do quarto título brasileiro seguido e do sexto em nove anos.

Ao contrário de outros blogueiros, o Luís abordou de forma correta o que aconteceu nos segundos finais do jogo de sábado:

"Foi um erro gigantesco. O pivô teve a bola sob controle o tempo todo. A marcação não fez o menor sentido, é compreensível que jogadores e comissão técnica de Bauru tenham ficado revoltados. Até porque faltava menos de um minuto para o fim e a diferença no placar, que já tinha sido de 18 pontos no último quarto, era de apenas um naquele momento"

Mas não ficou na tese conspiratório de que há um esquema para beneficiar o Flamengo, pelo contrário: afirmou que o clube carioca foi prejudicado pela mesma arbitragem horrorosa na mesma partida, como afirmamos aqui, e que o problema precisa ser olhado de uma forma geral, e não de forma clubista:

"É claro que também ocorreram erros contra o Flamengo antes disso — talvez nenhum tão claro quanto a tal bola presa no minuto derradeiro, mas que não deixam de ser erros. Na verdade, o apito tem jogado contra todo mundo durante o campeonato inteiro. Falar em esquema para beneficiar uma determinada equipe ou em má fé por parte dos árbitros seria extremamente irresponsável e injusto. Mas há muita besteira acontecendo e não é de hoje. Estava meio na cara que um jogo bom acabaria sendo prejudicado por causa disso. Era uma tragédia anunciada, e pior ainda que esse tipo de coisa tenha acontecido em um duelo na decisão"

E prosseguiu de forma brilhante com conjecturas realistas:

"A frustração por ver os árbitros terem um peso enorme na reta final é inegável. Bauru aproveitaria o ataque que teria pela frente e viraria o jogo? Desperdiçaria e perderia do mesmo jeito? E se aquele chute de três de Paulinho Boracini tivesse entrado e decidido a partida? A bola presa seria tão comentada quanto está sendo agora? E se alguns erros contra o Flamengo antes disso tudo não tivessem sido cometidos? O duelo ainda chegaria equilibrado ao minuto final ou já estaria fora de alcance? São perguntas que ficarão para sempre sem resposta".

Entretanto o blogueiro não ficou restrito apenas a estes problemas. Houve um grande jogo por trás: o Flamengo chegou a abrir 18 pontos, o Bauru cortou para apenas um ponto em oito minutos.

E o restante da análise do Luíz você pode ler diretamente do blog dele.

2 comentários:

Barreto disse...

André, sou leitor assíduo deste blog. As análises dos jogos do NBB e NBA são muito boas e sempre feitas com equilíbrio e imparcialidade. Estou sempre colocando os meus comentários neste blog assim como faço aqui. Foi ótimo você ter prestado está informação aqui sobre o blog.

Gustavo disse...

Grande vitória Mengão!!!

Esse ginásio em Marília é cheio de boas recordações para nós!!!

Que continue assim!!! Úhúúúúúúúúú!!!