sábado, 5 de março de 2016

A ótima coluna de Carlos Eduardo Mansur em O Globo deste sábado

O jornalista Carlos Eduardo Mansur ganhou uma coluna todos os sábados em O Globo. Sua estreia foi na semana passada.

O escrito de hoje é um sopro de esperança na imprensa carioca, que vive uma fase péssima em todos os sentidos.

Já discordei de muitas coisas que ele escreveu, mas a de hoje está muito boa. Confira essa primeira parte:



A segunda parte também é excelente. Revela que os quatro primeiros colocados do Brasileirão do ano passado gastaram mais do que poderiam. Ou seja: tiveram déficit.

O que leva a pensar no erro que será distribuir a cota de televisão medida pelo desempenho. Se hoje gastam mais do que comporta o orçamento para disputar uma Libertadores, o que não farão para ganhar mais dinheiro da televisão no ano seguinte?

A TV Globo parece tentada a mudar sua cota de televisão para modelo inglês: uma parte seria dividida igualmente, outra pela classificação no último campeonato e outra pela audiência. Tudo em nome de um suposto equilíbrio e uma melhora do futebol brasileiro, como se hoje o problema fosse a falta de dinheiro, e não de gestão e responsabilidade financeira dos clubes. Como se todos tivessem no mesmo nível de igualdade e como se isto fosse possível.

Enquanto clubes ganham um estádio próprio, outros não conseguem jogar na própria cidade porque não tem campo de futebol disponível.

A Globo, já que deseja entrar nesta seara e regulamentar a divisão da cota neste sentido, poderia então exigir dos seus produtos justamente uma gestão responsável dos clubes e déficits financeiros.

Aliás, é paradoxo tentar uma melhora do futebol brasileiro pelo modelo de divisão de cotas inglês e obrigar os clubes a disputarem com o que tem de melhor o falido campeonato estadual.

Enfim: segue o trecho final da coluna do Mansur:


Um comentário:

Ricardo disse...

André, pede pra Globo igualar tudo.

Por que o Faustão ganha tanto dinheiro e as dançarinas ganham merreca?

Ele dá audiência? O Flamengo também dá.

Com o Faustão os anunciantes dão mais dinheiro para a Globo? Com a presença do Flamengo nos campeonatos a Globo também ganha mais dos anunciantes.

A gente vai passar a tomar chá também aqui no Brasil? rsrsrs.