segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Flamengo Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2016


De forma emocionante o Flamengo conquistou o tricampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior ao vencer, nos pênaltis, o Corinthians em pleno Pacaembu, depois do empate em 2 x 2 no tempo normal.

Eliminou o São Paulo, Bahia e América-MG, três forças das divisões de base do Brasil e a boa equipe do RB Brasil, culminando com a vitória sobre o Corinthians na grande final. Uma campanha de destaque.

Foi insuportável ver a postura do time, pois vencendo ou perdendo jogava da mesma forma. E foi assim durante o campeonato inteiro.

O Flamengo atuava bem quando levou os dois gols. E não se desesperou, continuou a jogar da mesma forma, com calma e tranquilidade na saída de bola.

E voltou eletrizante e disposto a ser campeão no segundo tempo. Fez três gols em oito minutos, só que um foi mal anulado. Um absurdo!

O goleiro Thiago, antes de salvar na cobrança de pênaltis, quando o placar apontava 2 x 1, fez uma defesa sensacional e decisiva. Na sequência o Flamengo empatou.

Um time organizado e bem postado taticamente produz isso que estamos vendo: uma equipe que sabe como deve jogar, mesmo o jogador que vem do banco. Parecido com o Tite no Corinthians.

Méritos para Zé Ricardo que conseguiu implantar essa filosofia com esses atletas. E com a organização dentro de campo surgem diversos jogadores que até então eram vistos como limitados, mas que dentro de um contexto tático bem armado pelo treinador viraram grandes promessas para o time adulto.

Apesar disso, não é hora de subir ninguém para o time principal. Não adianta, por exemplo, colocar o Ronaldo como primeiro volante em um Flamengo que ainda está em processo de montagem com Muricy Ramalho.

Agora que vem o grande dilema: a transição, tão dramática para o Rubro Negro.

Do time campeão da Copinha de 2011 não sobrou uma viva alma para contar história no time adulto. Agora o erro não pode se repetir.

Para isso não basta apenas saber a hora de subir, mas investir em estrutura para transformar esses jogadores fisicamente, fisiologicamente e psicologicamente, porém sem atrapalhar o talento técnico de cada um.

Para isso é importante ter o Zé Ricardo à frente dessa transição, acompanhado de investimentos em estrutura do CT da base e principalmente ter a EXOS ao lado para embutir a nova filosofia aos jogadores que futuramente integrarão a equipe principal.

25 comentários:

João Duarte disse...

Quanto à promoção desses garotos, temos que lembrar que em 2011, a copinha foi sub-17. Isso criou uma espectativa e uma pressão muito grandes sobre garotos que só agora começariam a ter mais destaque no time de cima. O Adryan ainda tem 21 anos. Apenas um ano mais velho que muitos desses garotos que foram campeões ontem.

Agora, pra mim, mais importante que tudo isso que você falou, o que mais conta é o planejamento da equipe. O Thiago, por exemplo, pra mim o melhor goleiro da base desde o Julio Cesar, está hoje atras de PV, Muralha, Cesar, Daniel e João. Será que não era o caso de se desfazer de alguns deles (ou não ter contratado o Muralha!). O Ronaldo, outro talento já maduro vai disputar posição com Cuellar, Canteros (recuado), Marcio Araujo, Arão. Ou seja, não terá tempo nenhum de jogo. Quando jogar vai ser depois de meses de inatividade, e terá muito mais dificuldade para se firmar. O mesmo aconteceu com o Jorge ano passado que teve que furar uma fila de André Santos, Pico, Thalysson e Armero, e só deu certo graças a sorte de ter conseguido emendar 7 jogos seguidos para então barrar o colombiano.

Espero que quando forem montar o elenco de 2017, levem em consideração esses valores que se destacaram esse ano e construam um time no qual eles possam ter vários minutos de campo, mesmo sem serem titulares.

PS: André, fala do vólei também. Amanhã tem o terceiro jogo do time, na Gávea!

Ninho da Nação disse...

Valeu João, não sabia desse detalhe sobre a idade de 2011.

Acho que não colocavam muita fé nessa geração não. Todos dizem que as gerações inferiores são as melhores, tanto que o Flamengo tem pouca porcentagem desses atletas, nem fez questão de comprar o resto.

Sem contar que quiserem ter um elenco gigante pra disputar as duas competições e obrigaram o Flamengo a utilizar os titulares no Estadual. O que até não é uma coisa ruim, mas quebrou o que estavam pensando.

Ninho da Nação disse...

João, vou falar sobre o vôlei sim. Vai tentar ir amanhã contra o Cruzeiro? Associado pode ganhar o ingresso. São apenas 70..rs

João Duarte disse...

É verdade, a aposta é no sub 15 (que passou umas duas temporadas invicto, não foi?), mas ainda assim o planejamento não pode ser feito ignorando o espaço que a base precisa ter. O caso do Jorge ano passado foi exemplar. O Douglas Baggio também perdeu espaço com a vinda do Kayke, o Dummas perdeu para um inexpressivo Antonio Carlos. Quer montar elenco maior para disputar vários torneios, beleza. Sou contra, mas beleza. Mas se for apostar em alguém que seja num garoto da base.

Sabemos como funciona o jogo dos empresários, as contratações como contrapartida e tudo mais, mas deixe para fazer essas contratações em posições onde não há prospecto na base.

Quanto ao vôlei, como funciona isso do ingresso? Eu tentei ir contra o Botafogo e fui barrado. Agora vai ter venda? Como compra? no site tem indicação, mas na hora de comprar só aparece o jogo contra o Paulistano.

Grande abraço

Ninho da Nação disse...

João, não estão vendendo, é distribuição mesmo.

Joanilson disse...

Posso ser encarado como o PESSIMISTA, mas não vejo muita coisa nesses garotos, foram campeões, jogarem bem a maioria das partidas e ai entra o q vc falou, o time foi muito bem armado taticamente, mas individualmente fico com o pé atras, alguns pontos:

Não vi nada demais nos laterais;

A zaga são bem jovens é muito diferente do profissional e como o time anda atualmente subir não é vantagem, vão cair num caldeirão em chamas;

O Ronaldo q todo mundo fala, em varios lances perdeu ou errou o passe e voltou andando, não tem a minima capacidade defensiva de ser primeiro homem, talvez segundo, ou será q no profissional ele quando perder a bola vai correr atras?

O Paqueta, Matheus Savio, Cafu são muito habilidosos, o q é importante, mas não vejo craques de bola, talvez sendo trabalho podem render alguma coisa, mas espero estar enganado e eles arrebentem.

O Vizeu, pra mim um Brocador melhorado, muito esforçado o q acaba contando muito, mas com Sheik, Guerrero, Kayke, Douglas e Nixon o q vai ser dele?

A diretoria continua errando muito, não é pouco não, temos na posição de segundo volante uns 6 jogadores, não tenho certeza q o colombiano é mesmo primeiro, ele disse q PODE jogar nessa posição, mas será de fato um primeiro volante?

Bcb disse...

Bom dia Ninho e amigos,

olha, foi um título sensacional, eliminando os dois maiores favoritos, SP e MSI, e pegando fortes equipes como RB Brasil (que deu azar pacas:não tivessem pego o Flamengo tão cedo, duas vezes, e teriam ido longe na competição), Bahia e América MG.

Muito legal o time e a forma de jogar, técnicos porém com alma, raça.

Quanto a bendita transição...calma.

Não vejo quase ninguém nem mesmo perto de pronto para o profissional.

Os mais próximos acho que são o Léo Duarte (já tem quase 20 anos) e o Thiago Ennes, que são jogadores que parecem maduros física e emocionalmente.

Ronaldo é um garoto maduro pra idade, ao que parece, mas tem chão na base ainda.Vizeu tem físico de profissional, assim como o Cafu, mas precisa de tempo de jogo, o que não terá lá em cima.

Por fim, acho que a grande incógnita desse time é como se sairão os atletas fora da batuta do ótimo Zé Ricardo.

A parte "ruim" de se ter um bom técnico, em especial na base, é mascarar as deficiências individuais dos atletas em um época que elas precisam ser mostradas, para serem corrigidas.

Sem querer ser nenhum Nostradamus de araque, mas metade desse time, ou mais, jogou mais bola, pelo aspecto coletivo tão bem ajustado, do que normalmente jogarão.

Deixo a seguinte pergunta:investir no Zé Ricardo para ele virar, definitivamente o "cara" da base, e lá ficar por anos, ou optar por tentar fazer dele um futuro técnico profissional?

Ninho da Nação disse...

Joanilson, discordo sobre o Ronaldo. Se o volante não pode tentar tabelar no campo de ataque ele vai ser um Márcio Araújo da vida que só passa pro lado.

É o único que joga de cabeça em pé, sempre buscando avançar o jogo. Evidente que sendo o volante único do 4-1-4-1 a compactação precisa ser maior para evitar que um erro de passe desmorone a defesa. E isso pode ser corrigido.

Suas qualidades são imensas, é desse tipo de volante que precisamos para evoluir dentro de campo.

E o colombiano é primeiro volante sim. Sempre jogou assim e pelas análises da imprensa local joga nessa posição.

Joanilson disse...

Andre,

Não vejo nenhum problema nele em sair jogando e tabelar para criar jogadas, como vc mesmo falou é disse q precisamos, mas não pode o cara ser o primeiro volante e errar um passe e não correr atras do prejuizo, não pode e como fez varias vezes olhar pra traz e voltar andando e isso quando voltava.

O cara tem q tabelar, pode lançar, e vai errar, não tem como acertar passe 100% das vezes, mas acontecendo o erro tem q ser o primeiro a correr atras e isso o Ronaldo não faz e nem fez na copinha.

O cara como segundo homem, tbm tem q correr atras, mas tem um outro ali para apoiar ele, como primeiro vai estourar na zaga e mesmo q seja uma confiavel vai terminar em gol adversario e olha q não chegamos nem perto de ter uma zaga quanto mais confiavel.

Ninho da Nação disse...

Joanilson, acho que temos que sair desse rótulo sobre primeiro e segundo volante, de que o primeiro volante tem que ser bruto e apenas o segundo volante saber sair com a bola.

E se esse primeiro volante bruto errar na saída de bola, já era?

Neste esquema 4-1-4-1 é ele quem tem que sair, mas de forma compacta e em bloco com os quatro à frente.

O Flamengo sofreu menos de um gol por jogo. Uma das melhores defesa da Copinha e jogando com apenas este volante.

Esse time foi muito bem treinador pelo Zé. Impressionante.

Ninho da Nação disse...

Outra informação que comentaram agora pelo twitter. O regulamento tosco e autoritário do Carioca permite apenas 05 jogadores sub-21. E esses cinco já estão no grupo que treinou a pré-temporada.

Logo não tem como subir ninguém agora.

Ricardo disse...

Parabéns garotada Campeões da Copa-SP invictos, campanha maravilhosa, vitória emocionante no final nos pênaltis. Estão todos de parabéns!!!

Anônimo disse...

Enquanto os clubes forem reféns de TV, vai ser isso aí! A marca flamengo é gigante, mas infelizmente não tem força para peitar ninguém. Uma pena.

Joanilson disse...

Andre,

Desculpe, mas aonde falei q primeiro volante tem q ser brutu, so disse q ele tem q marcar q não pode perder a bola e voltar andando, isso quando volta.

Na verdade no futebol atual nenhum jogador pode perder e voltar andando, todos precisam fazer a recomposição.

Não estou dizendo q o Ronaldo não tem futuro, mas precisa seriamente mudar essa postura, tem q aproveitar a qualidade de passe e visão de jogo e marcar.

Vamos levar por base o Barcelona, o Busquets é o primeiro volante, não é craque, mas acerta alguns passes e ate inventa uns lançamentos, mas o principal o cara marca, perde a bola e corre atras do prejuizo e não vi isso no Ronaldo essa marcação quando perde uma bola.

Ninho da Nação disse...

Joanilson, blz.

Não vi essa falta de marcação que você está falando e muito menos ele voltando andando nos jogos. No gol do Corinthians ele tenta cortar a bola depois que perde, mas não consegue e a cobertura não consegue chegar inteira.

João Duarte disse...

Eu meio que concordo com o joanilson. Acho o Ronaldo um jogador interessante mas ainda tem muitos prontos fracos. É talentoso e tem uma bela visão de jogo, além disso, dentro do esquema do fantástico Zé Ricardo, funcionou muito bem na proteção, mas ele errou demais na saída de jogada (e nessa posição, nesse local do campo, isso tende a ser fatal) e não fez uma boa recomposição. Mas acho que futebol ele tem, precisa é ser lapidado ainda. Quanto aos outros: acho o thiago fantástico. Alto, boa saída nas bolas aéreas, ótima envergadura, reflexo, maturidade. Fui goleiro quando adolescente e me impressionei muito com ele, muito superior ao César na copinha de 2011. Por mim, já seria efetivado como 3 goleiro agora. O paqueta me pareceu muito talentoso e inteligente, mas acabou de subir prós juniors e tem que comer muito capim ainda. Cafu e viveu já conheço de outros carnavais e apertar do Bom campeonato, não me empolgam (assim como jaja nunca me empolgou), Trindade tbm não tem futebol pra profissional. A zaga individualmente também não me convenceu, mas gosto muito do Rafael dumas que acabou de subir aos profissionais.

Quanto ao regulamento da ferj, és fizeram isso ano passado para evitar times reservas. Parece que o flamengo contratou o Antônio Carlos e o Arthur pensando nisso.... Patético, como tudo da ferj

João Duarte disse...

Cafu e vizeu, lá em cima.

João Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu posso concordar que alguns jogadores tem limitações como o Artur Bonaldo(lateral esquerdo), Dener(Quarto Zagueiro), Trindade(Volante), mas dizer que um time com um volante que não marca conseguiria chegar a final da taça São Paulo não dá. Só no Brasil é que existe esta figura do volante que só sabe marcar, se o jogador já tem alguma técnica logo querem dizer que ele marca mal, corre pouco, falta o marcador. Diga-se de passagem a maioria dos gols que o Flamengo tomou vieram de cruzamentos do lado esquerda da defesa. Dizer que o Vizeu é um brocador melhorado, o cara passa bem a bola, cruza bem a bola, faz bem o pivó, não é lento como Brocador, Alecssandro, Pirata.
O Lucas Paquetá e o Mateus Sávio são bons passadores e bons organizadores de jogo. Tem é que manter os garotos no juniores e jogando até estourarem a idade.

Edu Fla Sempre disse...

Parabéns José Ricardo e garotada do Mengão!!! Campanha belíssima, maravilhosa, emocionante no início, meio e fim!!! Um título merecido, venceu o melhor time do campeonato com o melhor técnico!!!

Humberto Sempre Fla disse...

Parabéns garotada da Copa-SP!!! Brilhante participação!!! Deveriam lançar um DVD com todos os jogos, emocionantes, campanha maiúscula, invicta!!! Vocês nos proporcionaram constantes alegrias nesse mês de janeiro!!! Muito obrigado a todos!!!

Joanilson disse...

Andre,

Como havia comentado, o Cuellar falou ontem na entrevista q é segundo volante e aceita jogar de primeiro.

Estou tendo a certeza q o Rodrigo Caetano é um PESSIMO gestor, ele já sabia q iriamos disputar o carioca com o time principal e mesmo assim contratou mais um segundo volante e o unico primeiro q temos vai sair.

Acho q tentando relacionar todos os segundos volantes q temos da para montar um time completo.

Barreto disse...

Joanilson, se alguém quiser contratar alguém que seja especializado em pessimismo e corneta, essa pessoa sem dúvida poderia ser você.

Joanilson disse...

Pessimismo e Corneta?!!!


Aonde fui pessimista?

Se é cornetar falar q o cara contratou varios segundo volantes e manteve o Wallace e o MA na equipe blz, ai entendo a corneta.

Td mundo idolatrava o Cesar, ele sem ritmo de jogo tomou gol e falam q o cara tem q ir embora e q o Thiago tem q ser promovido, esses então devem ser os otimistas.

Joanilson disse...

Já entendi, pq sou pessimista e corneteiro.

Pois a atual diretoria paga as contas em dia, fez o clube ser transparente e esta modernizando a administração de clubes no país, então não pode falar mal, so pode bater palmas e dizer q esta tudo certo, mesmo quando ela mantem o Wallace, da aumento para o MA, mantem o Para, contrata 1 zagueiro a caba 5 meses, paga uma fortuna para ter um goleiro reserva, da aumento para o Sheik, chama o time de Framengo.

Por isso q a Dilma esta ai, ela poder fazer varias merdas, mas ela da bolsa familia.....