quarta-feira, 18 de abril de 2012

A preparação do time para a semifinal de domingo e como resolver o drama da defesa.

Joel começou a armar o time para a semifinal de domingo contra o Vasco. Na primeira parte, o treino teve Rômulo e Luiz Antônio, Kléberson e Ronaldinho, Deivid e Love. Na segunda parte, entrou Renato no lugar de Luiz Antônio.

Com a contusão de Willians, Joel, depois de perder Airton e Maldonado, perdeu o jogador que estava sendo improvisado como primeiro volante. Restou Rômulo como única opção, apesar de ainda contar com Muralha.

É fato que o único titular desse meio de campo é Luiz Antônio, que deve voltar a ser segundo volante. A dúvida deve ficar entre Botinelli e Kléberson. Mas como esse terceiro meio de campo praticamente tem voltado pra recompor como um terceiro volante, a escolha pelo Kléberson parece ser a mais lógica.

Gosto mais do Botinelli jogando na frente, como na parte final do jogo de domingo depois que entraram Renato e Kléberson. Teve uma chance clara dentro da área e deu um belíssimo passe para o terceiro gol marcado por Deivid. Recuar tanto como vem fazendo, além de desgastá-lo, não parece funcionar. Por isso, nessa função que Joel determinou para o terceiro homem de meio de campo, a entrada do Kléberson faz mais sentido.



*******************



A grande questão vem sendo a defesa. O time foi eliminado da Libertadores com o melhor ataque. O Fluminense, por exemplo, fez metade dos gols e pode terminar como o melhor time da competição.

Luxemburgo buscava nos três volantes uma solução para o sistema defensivo frágil. Agora, vamos ver com quantos jogos ele terminou com Airton-Willians-Renato. Na maioria das vezes terminava improvisando Renato de único volante e colocava o time todo pra frente. Conseguia algumas vezes umas vitórias e em outras alguns empates.

Acredito que a arma do Flamengo pra tentar proteger a defesa, muito mais que três volantes é ter a posse de bola, saber trabalhar e valorizar a posse de bola.

Voltando a usar o Luxemburgo como exemplo. No começo do Brasileirão o time era o melhor nesse quesito, mas depois foi caindo e se perdeu de vez naquela sequência sem vitórias.

Posse de bola com o Flamengo, menos perigo correrá a defesa. Essa deveria ser a estratégia. E não lotar de volantes ou colocar mais um zagueiro (basta lembrar o jogo contra o Emelec) e atrair o adversário. Não há zaga que resista a tanta pressão.

Que Joel não repita o erro e a preguiça do Luxemburgo.

6 comentários:

Robson disse...

Tem coisas que não dá pra entender. Escalar Romulo ? deve estar arrebentando nos treinamentos. Cade o Muralha que é muito melhor que ele ?
O Joel só não esta mais perdido que o Departamento de Marketing, que não arruma um patrocinador (pedir pra OLK pagar o salário do Ronaldo que é patrocinado pela Nike é piada)

Miguel Gonzalez disse...

Como sou rubro-negro de coração, vou torcer para o Vasco. É a única maneira do Joel ser mandado embora e do time fazer uma pré-temporada visando o Brasileiro.

Brasileiro sim é importante. Estadual não serve para nada. E pior: se ganharmos o Estadual, o Joel vai ficar.

Anônimo disse...

por favor mesmo q esteja fora do contexto futebol vcs poderiam me flar qual confronto do nbb define quem vai enfrentar o flabasquete nas quartas?

Miguel Gonzalez disse...

Tijuca ou PC Uberlândia.

Paulo Hora disse...

Tem coisas que não dá pra entender. Escalar Romulo ? deve estar arrebentando nos treinamentos. Cade o Muralha que é muito melhor que ele ?
(2)

Ruy Moura disse...

Anônimo, o adversário do Flabasquete nas quartas de finais será o Uberlândia se fechar a série que está 2x1 contra o Tijuca, senão, será novamente o Bauru, que fez 3xO na Liga Sorocabana.